Conheça 3 modelos de suspensão para sua bike

modelos de suspensão

Quer turbinar a sua bike? Investir em uma boa suspensão é uma excelente ideia, especialmente para os praticantes de MTB, que enfrentam terrenos extremamente acidentados. Os modelos de suspensão certos garantem maior estabilidade e conforto e, assim, ajudam a manter o desempenho mesmo naquelas provas mais desafiadoras.

É claro que você não vai comprar qualquer suspensão; tem que ser uma marca de qualidade e um modelo com boas especificações técnicas, que vão apresentar excelente custo-benefício. Não sabe por onde começar? Então, confira os três modelos de suspensão para sua bike que nós selecionamos!

1. RockShox 30 Gold

Da fabricante SRAM vêm os modelos de suspensão RockShox. A SRAM é uma fabricante americana de componentes para bike com mais de 25 anos no mercado, e muito conhecida por seus grupos de componentes, como o SRAM XXI Eagle.

suspensão rockshox 30 gold
Rockshox 30 Gold

Os principais benefícios da suspensão RockShox 30 Gold são a leveza, a facilidade de montar e a qualidade. Na sua produção são usados alumínio e magnésio.

Um ponto interessante da suspensão RockShox 30 Gold é a tecnologia Solo Air. Com ela, as duas câmaras de ar (positiva e negativa) da suspensão são reguladas simultaneamente, por meio de uma única válvula, permanecendo sempre em equilíbrio. Ela também conta com tecnologia de amortecimento exclusiva Motion Control.

2. Proshock Onix

A Proshock é uma fabricante brasileira de suspensão para bikes em atuação desde 1993. Produzem suspensões para a prática de mountain bike nas modalidades maratona e cross country. Todos os modelos desenvolvidos pela Proshock apresentam amortecimento a ar e óleo, chamado de “hidropneumático”.

Suspensão Proshock Onix
Proshock Onix

O modelo Proshock Onix é o primeiro desta fabricante a trazer o sistema Dual-Air, que tem duas câmaras de ar com regulagens de pressão independentes. Uma câmara é positiva e a outra, negativa. Assim, o ciclista pode regular a suspensão com maior precisão, alterando separadamente a pressão em cada uma das câmaras.

A suspensão Proshock Onix é particularmente indicada para MTB cross country. Ela pesa entre 1730g e 1880g, conforme o tamanho escolhido para o aro da sua bike. É produzida com liga de magnésio (no monobloco) e liga de alumínio (nas hastes), o que garante leveza e durabilidade. Conta, ainda, com trava no guidão, para maior segurança.

A suspensão está disponível nas cores branca ou preta. Porém, a versão “Colors” da suspensão pode ser encontrada em várias outras opções de cores, ideal para quem curte customizar a aparência da bike.

3. Sr Suntour Axon

A empresa Sr Suntour desenvolve e produz componentes para bicicletas desde 1988. Além de sua preocupação com a qualidade e a inovação, a empresa também adota políticas engajadas com a questão ambiental.

suspensão Sr Suntour Axon
Sr Suntour Axon

A suspensão Sr Suntour Axon, assim como as demais, é produzida com alumínio e magnésio. A Sr Suntour possui uma técnica diferenciada para manusear o alumínio, chamada Accurad Forging (AC4C), que combina a técnica de fundir com a de forjar metais. O peso da Axon para uma bike aro 29” começa em 1628g.

A Sr Suntour Axon é uma suspensão mais indicada para a prática de Mountain Bike Cross Country (XC).

Como escolher entre os modelos de suspensão?

Conhecer as especificações técnicas é essencial para decidir entre os modelos de suspensão. No entanto, se você quiser escolher o modelo certo, precisa mais do que isso. Nós já publicamos um post completo sobre como escolher a melhor suspensão para sua bike, mas aqui vão algumas dicas gerais.

Considere a modalidade que você vai praticar

Mountain Bike é um esporte com diferentes modalidades e submodalidades. Em cada uma delas, a exigência da suspensão é diferente. Portanto, você deve escolher um modelo de suspensão compatível com a modalidade de MTB que você pratica.

Considere a sua disponibilidade financeira

O preço é outro fator que entra nessa fórmula. A variação pode ser significativa, especialmente entre os modelos de suspensão fabricados no Brasil e aqueles que são importados. Além disso, se o componente precisar de reparos, também pode haver uma diferença de custo para aqueles que são produzidos no exterior. Aliás, fica a dica: tenha certeza de comprar sua suspensão importada em uma loja que ofereça garantia.

Considere os outros componentes da sua bike

Em muitos casos, o fabricante desenvolve a suspensão de maneira que ela vai funcionar melhor combinada com outros componentes que eles produzem – mais ou menos como a Apple faz com seus aparelhos eletrônicos, por exemplo. Portanto, se a sua bike já tem componentes da SRAM, da Sr Suntour ou de outro fabricante de qualidade, pode ser interessante usar a suspensão dessa mesma marca.

Converse com outros ciclistas

Se você tem amigos e conhecidos que praticam ciclismo e, especialmente, que praticam MTB, converse com eles. Descubra quais foram as suspensões que eles já compraram e qual é sua opinião sobre cada uma. Eles poderão indicar pontos positivos e negativos de acordo com suas experiências.

Caso você não tenha amigos no esporte, visite site, blogs e fóruns na internet, que também são uma boa fonte de informações.

Converse com especialistas

Assim como os praticantes de ciclismo, quem trabalha no ramo – por exemplo, fornecendo componentes para bikes – também terá dicas para compartilhar com você. Encontre uma boa loja e converse com a equipe. Eles poderão fazer recomendações mais específicas de modelos de suspensão, de acordo com as suas necessidades.

Se você estiver próximo a Ouro Preto, ou planejar uma viagem para conhecer as melhores trilhas de MTB da região, aproveite para passar na loja da Entre Trilhas! Nossa equipe terá o maior prazer em esclarecer suas dúvidas sobre os vários modelos de suspensão. Na Entre Trilhas também temos uma oficina para a bikes, com mecânicos formados pela Escola Park Tool!

Esse é o nosso endereço:

Rua Álvaro Guimarães Bressan, 27 – Bauxita – Ouro Preto/MG

E agora que você já conhece alguns dos melhores modelos de suspensão para sua bike, que tal aproveitar para conhecer outros componentes? Confira as quatro opções de selim que destacamos!