Aro de bicicleta: quais são as diferenças?

A escolha do aro de bicicleta é muito importante para o ciclista, seja ele amador ou profissional. Esse é apenas um dos componentes da bike que variam conforme o estilo de ciclismo que se deseja praticar. Esse acessório faz parte da tração e, com os pneus e as câmaras de ar, formam as rodas da sua bicicleta.

Se você não conhece as principais informações sobre aro de bicicleta, vem com a gente!

O que você precisa saber sobre aro de bicicleta

Materiais

Aro de bicicleta visto de perto

O aro de bicicleta pode ser produzido com diversos materiais, e cada um deles apresenta características e vantagens próprias. Os principais materiais utilizados nos aros de bike são:

  • Fibra de carbono;
  • Alumínio;
  • Aço.

O aço carbono é encontrado em bikes de entrada. Possui mais peso do que outros materiais e está presente na maior parte das bicicletas de aro 26 de baixo custo. Indicado para passeios em rotas urbanas, também consegue encarar uma trilha leve de terra batida. 

Sua maior vantagem é o baixo custo. Por outro lado, é o material mais frágil quando falamos de impactos e peso do ciclista. Vale destacar sua predisposição para se tornar um foco de ferrugem. 

Já o alumínio é um material de ótimo custo-benefício. Leve, resistente e de valor acessível, é possível encontrar um bom aro de bicicleta feito de alumínio em bicicletas de entrada em diversas medidas (26”, 27.5”, 29” e 700c). 

No entanto, é um aro que atende também a modelos intermediários e tops de linha. Por isso, é indicado para a maioria das modalidades, desde passeios longos, trilhas de diversas intensidades e cicloviagens.

O material garante segurança em pedais fortes na cidade e em trilhas com terrenos irregulares. O aro de alumínio em formato aero possui base larga e perfil fino, sendo ótimo para road bikes, BMX ou bike trial, pois proporciona maior velocidade. 

Por fim, o aro de bicicleta fabricado em fibra de carbono é ideal para quem busca o menor peso possível. Por isso, está presente nas bikes de topo de linha. Vale destacar que é mais resistente que o alumínio. Esse conjunto de qualidades faz com que esse aro tenha um preço mais alto.

Seu uso é indicado para trilhas moderadas de alto nível e em competições de mountain bike.

Relação entre o aro e o pneu

Outra informação interessante sobre o aro de bicicleta é sua relação com o pneu. Existem três variações de aros de bike para tipos de pneus diferentes:

  • Com câmara (Clincher): mais conhecido e padrão mundial para entusiastas, possui bordas retas que seguram o pneu com arame ao encher a câmara.
  • Sem câmara (Tubeless): o aro possui bordas para “agarrar” o pneu quando ele está cheio de ar. Em geral, utiliza-se selante para vedar e proteger o pneu. Os pneus para este tipo de aro são específicos para esse sistema.
  • Tubular: aros próprios para pneus tubulares, que parecem uma mangueira e são colados no aro da roda. Usado em bikes de road, pista (velódromo) e triatlo. 

Modalidades e tamanhos

Aro de bicicleta em estrada de terra

Deixando de lado o aro de bicicleta para crianças (vão de 12 polegadas a 20 polegadas), existem 4 principais tamanhos para adultos:

  • Aro 26’’: é o mais comum, oferece agilidade e peso reduzido. Indicado para quem quer uma bike ágil e leve, mas não é tão bom para quem precisa de mais tração e estabilidade. É muito utilizado em modalidades MTB cross country (XC), downhill, enduro/all mountain, dirt jump, urbana e fatbike.
  • Aro 27,5’’: é o meio termo entre 26’’ e 29’’. Apresenta maior área de contato com o solo (mais tração e estabilidade), o que facilita as curvas e as altas velocidades na terra. Mesmo sendo um pouco maior, é ágil para trilhas e curvas fechadas. Boa escolha para bikes de MTB XC, downhill, enduro/all mountain e alguns modelos urbanos.
  • Aro 29’’: aro maior, com arrancadas lentas, mas com ótima manutenção da velocidade. A maior área de contato com o chão gera estabilidade e aderência ao terreno. Não sofre com buracos e traciona bem em subidas difíceis. Porém, quem precisa de agilidade em curvas fechadas e manobras não gostará. 
  • Aro 700C: comum em bikes de estrada, é igual ao aro 29”, mas com largura interna mais estreita. Por isso, apresenta pneus finos, leveza, mas também fragilidade, pois o foco é velocidade. É um aro bom para treinos no asfalto, mas há também modelos para passeio na cidade. 

Conhecer as informações sobre aro de bicicleta é a melhor forma de escolher o mais adequado ao seu perfil. Qual o uso da sua bike? Quanto você pode gastar? Qual modalidade de ciclismo deseja praticar? É só pensar nisso antes de começar a pesquisar!

Aproveite e confira nosso artigo que fala de um componente relacionado ao aro: os pneus. Veja como escolher pneus para MTB!