O curso de amortecimento é o espaço que a suspensão tem para flexionar quando aplicada uma pressão sobre a mesma. É a haste que fica entre o crown e o chassi da suspa.
Serve para promover o deslize do sistema para cima e para baixo, e assim ler e amortecer as imperfeições do terreno.
ESCOLHENDO O CURSO DE AMORTECIMENTO: DEFINA A MODALIDADE
Primeiro devemos definir qual modalidade de MTB praticamos ou pretendemos praticar!
Para XC (Cross Country), o curso varia de 80 a 100mm podendo, em alguns casos, chegar a 120mm. Este último, por sua vez, é mais usado em All Mountain. Isso pelos trechos de descida mais íngremes, que exigem mais da suspensão do que no XC, e bem menos que no Down Hill. Cursos superiores a 160mm são usados para D.H.
SAIBA O MÍNIMO E O MÁXIMO
De qualquer forma, o mais importante é saber o curso mínimo e máximo que o quadro da bike aceita. Quadros de qualidade são projetados seguindo padrões rígidos de engenharia e construção, e suas geometrias são testadas até a exaustão.
ATENÇÃO ÀS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE
Usar uma suspensão com curso de amortecimento não recomendado pelo fabricante desvia o centro de gravidade da bike, podendo sobrecarregar o seat tube ou chain stay — caso o curso seja maior que o recomendado — , ou o head tube — quando o curso é menor que o determinado pelo fabricante.
Esse desvio de centro de gravidade pode não apenas provocar quebras e torções indesejadas no quadro, como também tornar o uso bem incômodo para o ciclista.
Portanto, antes de montar uma bike ou trocar peças da bike atual, procure o fabricante do quadro para que a bike fique sempre em condições ideais para a prática do seu esporte favorito!
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E se curtiu esse texto, confira aqui nosso último post sobre “Suspensão para bike: com ou sem trava?”.
Um abraço e até a próxima!
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