Esse é o segundo post da série que está te ajudando com um detalhe muito importante na sua jornada de iniciante no ciclismo: a compra da primeira bike. Para realizar essa difícil tarefa, sempre se bate na tecla de uma pergunta muito importante: qual o meu objetivo? Assim, cada tipo de bike será explicado de uma maneira bem didática, para que você possa entender qual é o ideal para você.
E se quiser complementar a sua escolha entendendo um pouco mais sobre as diversas modalidades, você deve saber que há algumas distinções entre o Mountain Bike e o Ciclismo de Estrada. Vamos às explicações sobre os tipos de bike:
Não tenho grandes ambições no ciclismo, quero apenas passear/me divertir
Voltados para lazer e recreação, existem muitos modelos de bike desse tipo no mercado, e com menos de R$1000,00 você consegue encontrar um que se encaixe em suas necessidades. Entre essas bikes, estão inclusas Comfort Bikes, Beach Bikes e até algumas MTB não muito sofisticadas.
Elas devem ser confortáveis, portanto escolha uma com o selim mais largo e macio. Elas serão uma mão na roda para quem quer passear no parque, na orla da praia e até para pequenos deslocamentos intra-urbanos, mas te deixarão na mão se você pretende se enfiar no mato.
Não! Quero praticidade, e não tenho um lugar seguro pra guardar minha bike quando vou pro trabalho…
Então a bicicleta perfeita para você é uma Dobrável. Vamos considerá-la uma variação das do primeiro tópico, já que seu objetivo de uso não chega a divergir muito. Ela pode ser encontrada na mesma faixa de preço. Cabe no cantinho de casa, ao lado da mesa no escritório ou até mesmo debaixo do braço, se você precisar pegar um ônibus. Seu uso é bastante limitado e deve ser restrito a pequenas distâncias.
O problema é que eu não gosto de suar e não tenho onde tomar banho quando chego no trabalho!
A solução para você pode ser uma E-Bike, ou Bike Elétrica. Elas se parecem com uma bicicleta normal, com exceção de algumas peças extras. Mas, por conta da tecnologia agregada em sua composição, seu preço costuma ser bem mais elevado — isso aumenta a necessidade de ter onde guardar sua bike entre os deslocamentos.
Esse modelo ainda te dá uma força na hora de subir ladeiras, se fazendo ideal para quem está um pouco fora de forma. Um ponto negativo é que precisa de recargas frequentes.
Quero viajar muito com minha bike!
Ok, compre uma Bike Touring! Elas são confortáveis, apropriadas para viagens de longa distância nas estradas, robustas, velozes e possuem suportes para carregar bagagem. Mas não se iluda: você não vai poder participar de uma competição com uma bike dessas.
As coisas estão começando a esquentar…
Então você decidiu que quer algo mais sério, mas ainda não sabe em qual modalidade se aventurar. Não tem problema: a Bike Híbrida é a bike certa para você. Entre a MTB e a Speed, a Híbrida te proporciona uma experiência agradável e segura tanto nos deslocamentos urbanos quanto na estrada ou em uma trilha. Te permite, ainda, carregar mochila, fazendo o papel de uma boa companheira para ir com você ao trabalho.
O único problema é que, obviamente, ela não vai render tão bem quanto uma MTB ou Speed em uma trilha ou estrada, respectivamente. Além disso, seu preço costuma ser maior que os tipos citados acima.
Eu amo velocidade e quero ter a sensação de superar longas distâncias
Speed/Road, nem mais, nem menos. A composição desse tipo de bike, normalmente, é de alumínio, mas, variando junto com o preço, pode ser de fibra de carbono ou titânio. Elas são feitas para serem especialmente leves e alcançarem altas velocidades sem grande esforço, com pneus estreitos e ágeis.
Seu ambiente ideal é no asfalto de uma estrada com pavimento de qualidade e seu selim costuma ser mais alto que o guidão, obrigando o ciclista a assumir posturas que podem ser bem desconfortáveis para um iniciante. Se você pretende usar essa bike em deslocamentos intra-urbanos, tome cuidado! Os buracos podem acabar com ela.
O que eu quero é me enfiar no meio do mato!
Você já sabe qual o seu tipo de bike: a MTB. Mais robustas e pesadas, as Mountain Bikes são feitas para aguentarem o tranco: seus pneus são mais largos e possuem cravos, para dar mais tração em contato com o solo; seus quadros são mais resistentes e a suspensão mais eficiente, para que o ciclista e a bicicleta não sofram tanto com o terreno acidentado e seus freios mais responsivos, por causa das descidas e obstáculos.
Não dá pra negar: a natureza da prática para a qual essa bike é feita cobra uma manutenção frequente e cara — a menos que você não se incomode de reduzir drasticamente sua vida útil.
Agora que você sabe dos diversos tipos de bike, ficou mais fácil de escolher a sua, certo? Curta, comente e compartilhe o post se realmente te ajudou no processo de compra da sua primeira bike.
Confira nosso último post “Barata ou cara: qual bike comprar para começar?”.