Não é novidade que uma bike possui diversos componentes. Entre esses componentes, os freios para bicicleta são parte fundamental. Ele foi desenvolvido tanto para a segurança do ciclista quanto para o seu desempenho no pedal, pois é essencial nas manobras radicais, na prevenção de acidentes e no ciclismo em geral.
Por isso, é muito importante que o ciclista entenda, pelo menos um pouco, sobre os componentes da bike, seja para escolher a peça ideal para a sua necessidade, ou, até mesmo, para uma eventual manutenção que for necessária.
Mas quais são os sistemas de freios para bicicleta que existem atualmente? E, com alguns tipos diferentes de freios disponíveis no mercado, como escolher o melhor? Principalmente para os ciclistas iniciantes, essas podem ser dúvidas muito frequentes e relevantes.
Para você ficar por dentro do assunto, continue a leitura e conheça os diferentes tipos de freios para bicicleta, como eles funcionam e para quais modalidades eles são indicados. Vamos lá?
Os diferentes tipos de freios para bicicleta e suas diferenças
Os principais tipos de freios para bicicleta são o V-Brake, o Cantilever, o tipo Ferradura e os freios a disco (mecânico e hidráulico). A seguir, mostramos as diferenças entre eles, quais são suas utilidades, como eles funcionam e para quais modalidades do ciclismo eles são mais indicados.
Freio do tipo ferradura
De modo geral, esse modelo de freio possui o formato de um “U” invertido. Mas alguns modelos mais antigos podem apresentar variações, como um pivô central em volta das hastes, que se aproximam quando puxadas pelo cabo. Já os mais modernos possuem dois pivôs, garantindo uma potência muito maior.
Com uma potência de frenagem muito alta, os freios para bicicleta do tipo ferradura são encontrados em bikes mais antigas, mas também são comumente utilizados nas bicicletas speed/road, já que são leves, bons de manusear e muito potentes, ideais para as estradas, onde se alcançam velocidades mais altas.
A desvantagem é que eles não funcionam muito bem em dias chuvosos, pois o freio pode perder a aderência se o aro estiver molhado.
Cantilever
Esse tipo de freios para bicicleta também são muito antigos. Mesmo sendo para todas as modalidades, especialmente o Mountain Bike, atualmente, eles estão extintos, pois não se fabricam mais bikes com esse tipo de frenagem.
Seu sistema conta com manetes, cabos, hastes de acionamento e sapatas. Mas, apesar de serem muito úteis, por serem de difícil manuseio e seu sistema ser bastante rígido, o modelo acabou caindo em desuso.
Por isso, se você ainda utiliza esse freio, é recomendado providenciar uma troca para um modelo mais atual e prático.
V-Brake
Os V-Brakes são os freios para bicicleta que são nada mais nada menos que uma evolução dos Cantilevers.
Esse modelo é muito popular no mercado, pois possui excelente custo-benefício e fácil manutenção. O sistema de frenagem é ativado da seguinte forma: acontece um acionamento dos manetes, e então, os cabos realizam a frenagem puxando a lateral das sapatas que entram em contato com o aro.
Esse tipo de frenagem facilita bastante o desempenho do ciclista, já que não necessita de muito esforço para ser acionado.
Freio a disco (mecânico)
É um modelo bem semelhante ao V-Brake. Esse tipo de freio é bastante utilizado no biketrial, pois são muito eficientes. Porém, eles possuem um preço mais elevado devido à alta qualidade.
Mas a vantagem é que, por não possuírem os chamados conduítes ou manetes hidráulicos, eles requerem manutenções mais espaçadas.
Seu STI integra o freio e a marcha, mas eles não possuem a força e modulação necessária que é compatível com os freios hidráulicos. Por isso, não são os mais desejados pelos ciclistas de estrada.
Freio a disco (hidráulico)
Esse tipo de frenagem é o preferido dos ciclistas, especialmente os de MTB. Seu sistema permite que você diminua a sua velocidade com apenas um dedo, se precisar.
Com ele, até mesmo nas mais altas velocidades, as rodas não travam e, por isso, esse tipo de freio para bicicletas é o favorito. Ele garante suavidade, força e precisão durante as pedaladas.
Seu funcionamento acontece da seguinte maneira: a manete possui um reservatório de óleo e ele passa por um conduíte hidráulico e é levado para acionar as pastilhas.
Agora que você conhece os tipos de freios para bikes, lembramos que você deve manter o seu sistema de frenagem sempre em ótimo estado de conservação e limpo para que ele funcione da maneira correta, independentemente de qual tipo você escolher.
Além dos freios, um outro componente estratégico para o ciclismo é o guidão. Com o modelo certo, você garante maior velocidade e uma melhora na sua performance no pedal. Para saber mais sobre eles, conheça os diferentes modelos neste artigo: Tipos de guidão: como escolher o melhor para sua bike.