Este é o primeiro de 5 tópicos que vamos falar sobre suspensão dianteira para bicicletas. Abordaremos desde a escolha do sistema de amortecimento, até como funciona cada parte. Vamos nessa?
ANTES DE QUALQUER COISA, ESCOLHA O SISTEMA DE AMORTECIMENTO
Sabe qual é uma das dúvidas mais comuns no momento da compra da suspensão? Decidir entre uma suspensão com trava ou sem trava. Mas antes disso é importante escolher o sistema de amortecimento da suspensão. Por quê?
Amortecedores com elastômeros flexionam pouco, são menos eficientes e não possuem regulagem. Os amortecedores com sistema de mola:
- Flexionam mais;
- São um pouco mais eficientes;
- Normalmente apresentam ajuste de preload (para deixar mais mole ou mais rígido).
Já os sistemas a ar e óleo são totalmente ajustáveis e muito eficientes. Possuem ajuste pneumático e de retorno com inúmeras possibilidades. Só depende da tocada e do peso do ciclista.
IMPORTANTE!
Sistemas mais sofisticados são mais eficientes na leitura do terreno. Eles fazem com que o ciclista perca menos energia cinética para o efeito mola. Falo do famoso “sobe e desce” da suspensão em momentos indesejados.
CUSTO X BENEFÍCIO
Na avaliação de custos, considerando a modalidade XC (Cross Country), os amortecedores com sistema de mola e elastômeros são mais em conta do que os sistemas a óleo e mola, que são mais baratos do que os sistemas a ar e óleo.
Agora que você conhece os sistemas de amortecimento da suspensão, é importante refletir sobre as formas de uso da bike. Afinal, escolher o produto que realmente nos atende pode significar grande satisfação no uso e centenas de reais a mais — ou de economia — no bolso. Principalmente em se tratando de peças de bike.
Caso o seu uso seja recreativo, com trajetos irregulares, mas com poucos obstáculos que exijam muito da suspensão, um sistema sem trava o atenderá. Se acabou de iniciar no MTB mas tem a intenção de, no curto prazo, “desbravar caminhos tortuosos”, com dificuldade e exigência maiores, sua escolha deverá tender para sistemas com trava.
PARA QUE SERVE A TRAVA DA SUSPENSÃO
Depois de aprender sobre os sistemas de amortecimento e de definir sua real necessidade na prática de MTB, chegou a hora de entender para que serve a trava da suspensão. A trava é um dispositivo que bloqueia o amortecimento da suspensão. Isso seria como transformar o garfo de suspensão em um garfo rígido.
COMO FUNCIONA E COMO USAR A TRAVA DA SUSPENSÃO
Em uma suspensão hidráulica, seja ela com mola ou a ar, a trava da suspensão fica no lado da bengala em que se encontra a câmara de óleo e, quando é acionada, bloqueia o fluxo de óleo, impedindo a flexão do amortecedor.
O uso da trava traz benefício ao cessar o efeito mola, que nos move para cima e para baixo, ao invés de nos mover para frente. O principal uso da trava é em subidas, quando pedalamos em pé ou mesmo sentados, retas longas e trechos sem obstáculos. O uso da trava em trechos acidentados, mesmo em subidas e em pé, não é indicado, pois os impactos com o amortecedor travado fatalmente danificarão o sistema de trava.
Cabe lembrar que estamos nos referindo aos sistemas mecânicos de trava, pois existem fabricantes que já desenvolveram travas “inteligentes” que travam e destravam a suspensão conforme a leitura do terreno.
No final das contas, com ou sem suspensão, com ou sem trava, o que NÃO vale é inventar desculpa para não levar magrela para dar um passeio!
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Um abraço e até a próxima!
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