O inverno se aproxima e com ele o frio vai se tornando mais intenso. Momentos em que as manhãs são mais escuras, os dias mais curtos e os ventos mais gelados. Pedalar no frio nem sempre é agradável. Sem contar com os dias em que chove e a umidade parece tocar nossos ossos!
No frio nossa vontade parece ser colocada à prova. Mas, na verdade, não precisa ser assim. Com as roupas apropriadas e a técnica correta, pedalar sob baixas temperaturas pode ser uma experiência bem tranquila e divertida!
Com as dicas abaixo, você pode realmente manter-se motivado e evoluir como nunca. Vem com a gente!
1 – Invista em vestimentas de qualidade
A evolução das vestimentas para ciclistas é impressionante. Hoje existem produtos realmente sensacionais à venda produzidos com materiais leves, finos e confortáveis que oferecem mais isolamento e eficiência do que nunca.
Quando for se vestir para um pedal de manhã cedo, considere esta dica: use três camadas de roupa: a base, a intermediária, e a cobertura. Normalmente, a base é feita com tecido respirável e é bem justa no corpo. Para a camada intermediária use uma camiseta normal de bicicleta, e para a cobertura uma jaqueta ou colete corta-vento.
Cuidado para não exagerar na proteção. Leve em conta que após 10 a 15 minutos de pedalada sua temperatura vai aumentar e é preferível começar a pedalar sentindo um friozinho do que passar o resto do treino suando muito. Ficar com o corpo molhado em baixas temperaturas pode ser prejudicial à saúde.
Lembre-se de suas extremidades: cabeça, mãos e pés. Luvas de qualidade e meias térmicas são uma obrigação.
Para a cabeça, uma bandana sob o capacete provavelmente irá resolver o problema. Ao mesmo tempo que uma capa térmica de sapatilha irá resolver o problema de quem sente muito frio nos pés.
Lembre-se também de usar um bom protetor de lábios!
2 – Faça um bom aquecimento
O aquecimento é primordial nos dias mais frios e deverá ser mais longo do que em dias de temperaturas amenas. Comece pedalando com uma cadência elevada usando uma marcha mais leve de cinco a dez minutos.
Ao final, evite parar de pedalar bruscamente e reduza o ritmo por cerca de cinco minutos antes de parar.
Ao fim do pedal, um alongamento sem forçar, apenas para soltar a musculatura do corpo, também faz maravilhas nessas ocasiões.
3 – Mantenha-se motivado
Como sugerido acima, uma das coisas mais difíceis nos dias frios é manter o entusiasmo.
Sendo assim, organize passeios regulares com amigos, faça pactos firmes com seus parceiros mais próximos.
Defina lembretes por meio de APPs para treinos e cumpra as horas de treinamento mínimas a cada semana.
4 – Organize bem seu pedal
Uma vez que você já estará pedalando com camadas de roupas, quanto menos coisas presas a seu corpo, melhor. Portanto, vale a pena liberar espaço no bolso da camisa de ciclismo e investir em uma bolsa de selim ou um porta-ferramentas que se encaixe no quadro.
É possível armazenar também alguns alimentos e reservar espaço para guardar uma peça de roupa.
5 – Alimente-se corretamente
Quando nos exercitamos no frio há um gasto natural maior de calorias, pois nosso corpo está trabalhando mais para nos manter aquecidos.
Por isso, é essencial comer corretamente para impedir a falta de energia, o que, além de prejudicar seu treino, pode acarretar em uma baixa em seu sistema imunológico.
Recomenda-se ingerir algum alimento rico em gordura boa a cada meia hora de atividade, se o pedal for longo e com intensidade elevada. Todavia, recomendamos que você procure um especialista para desenvolver um plano alimentar de acordo com o seu estilo de vida, uma vez que cada pessoa tem suas próprias necessidades.
6 – Invista em um bom para-lamas
E, por fim, uma dica na qual poucos se atentam, mas que pode fazer uma grande diferença: instalar um bom para-lamas para os dias frios e chuvosos seguramente vai lhe ajudar a manter-se mais seco.
Tem alguma dica para pedalar no frio? Compartilhe com a gente. Nós adoraríamos saber! Dê sua opinião nos comentários abaixo.
E quando passar por Ouro Preto, venha nos fazer uma visita. A Entre Trilhas fica localizada na Rua Álvaro Guimarães Bressan, 27, Bauxita.