Quando vale a pena fazer um upgrade na bike? Bônus: e quais mudanças realmente fazem diferença!

A chegada do outono traz temperaturas mais amenas e luzes incríveis. Para quem pedala, esta é uma das melhores épocas do ano para curtir esse esporte. E se você está pronto para curtir essa estação do ano sobre duas rodas, certamente está se perguntando se vale a pena fazer um upgrade na bike ou se é o caso de partir para uma nova bike.

Bem, nesse artigo vamos falar sobre upgrade e, além disso, quais as mudanças que realmente fazem a diferença!

O que realmente importa?

Antes de começarmos, é preciso esclarecer que cada ciclista tem as suas necessidades peculiares, por isso, a intenção aqui não é ser categórico, mas sugerir mudanças pautadas numa relação custo x benefício para exemplificar o que a maioria dos especialistas aconselha.

Um upgrade na bike deve ser pautado dentro de quatro fatores:

  • Performance
  • Conforto
  • Preço
  • Desgaste

A combinação entre esses quatro fatores deve guiar a sua escolha por quais peças optar na hora de realizar um upgrade na bike.

Obviamente não estamos considerando aqui casos emergenciais, como no caso da quebra de algum componente. Desse modo, mesmo que a bike continue operacional, recomendamos “pular a fila” e fazer a troca por questões de segurança.

Há ainda mais um erro cometido na hora de fazer um upgrade, que é pensar na troca de peças como uma forma de valorizar sua bike pensando em uma possível revenda. Nesse sentido, muitos fazem a troca de peças pensando mais no que vai deixa-la mais “vendável” do que de fato atendendo às necessidades do pedal.

Na prática, as peças que você coloca têm pouco ou nenhuma influência na hora da venda. Portanto, pense no que você precisa!

Upgrade na bike: quais mudanças realmente fazem diferença?

Pneus

Inegavelmente trata-se de um upgrade mais caro. No entanto, os pneus têm uma enorme influência no seu pedal, porque transmitem toda a energia da pedalada no solo, proporcionando velocidade e estabilidade.

Estamos falando de segurança e performance, portanto, reflita se não vale a pena o investimento.

Na hora de escolher os pneus devemos levar em consideração que a estabilidade e a performance estão diretamente relacionadas à largura. Ou seja, quanto mais fino, mais veloz, porém, menos estável. E no caso das bicicletas de estrada, optar por um pneu muito fino pode resultar em furos se a pista de treinos não estiver em boas condições de conservação, como, infelizmente, encontram-se boa parte das rodovias brasileiras.

Rodas

Chegamos ao ponto em que vale a pena fazer as contas e refletir se realmente vale a pena fazer o upgrade ou investir em uma nova bike. Esta não é uma atualização barata, mas decidimos colocar a substituição de rodas em nossa lista de upgrades porque a melhoria proporcionada com esta troca é enorme.

Só que, para valer a pena, as rodas precisam ser leves, aerodinâmicas e rígidas. Para pedaladas mais curtas e velozes, aros leves são mais indicados. Porém, rodas mais robustas funcionam melhor para distâncias maiores.

Selim

Hoje em dia há uma enorme gama de bancos no mercado, produzidos em diferentes formas e tamanhos. E, em meio a tantas opções, é importante escolher aquela que irá lhe proporcionar a melhor postura e o máximo conforto.

Cuidado na hora da escolha. Com a compra de um assento mais caro, feito com materiais leves e modernos, você pode reduzir o peso, mas isso não significa, necessariamente, mais conforto.

Cabos

Pedalar em condições adversas como chuva, poeira, lama e estradas ruins, certamente reduzirá o tempo de vida útil dos cabos da engrenagem e do freio, o que comprometerá a qualidade de sua pedalada. É só lembrar das vezes em que a marcha emperra ou o freio não responde como deveria.

Considere fazer a troca dos cabos pelo menos uma vez por ano, e fique atento ao acabamento e qualidade dos materiais, pois isso aumentará ainda mais sua durabilidade, bem como o poder de frenagem e a troca de marchas.

Pedais

Dez entre dez ciclistas que optam pela troca do modelo de pedal plataforma pelo de encaixe, ou ‘clipness’, afirmam que este é um caminho sem volta!

A sensação de insegurança por ter os pés “presos” ao pedal logo é substituída pela alegria gerada pelo notório aumento de performance que este modelo proporciona, ao mesmo tempo em que a confiança vai sendo restabelecida.

Além de tudo, por ser menor, diminui um pouco do peso da bike.

Guidão

A largura de seu guidão é extremamente importante para a configuração de sua bicicleta e há uma tendência na produção e venda de guidões mais largos, que em geral, lhe darão mais controle de direção, mas também tornarão sua bike mais pesada.

Optar por um guidão mais largo e serrar um ou dois centímetros, de acordo com a largura de seus ombros, pode ser uma opção. Porém, jamais corte o guidão na largura inferior a de seus ombros!

A escolha por um guidão feito a partir de um material mais leve, como a fibra de carbono, também pode ajudar a reduzir o peso da sua bike.

A troca do guidão é um dos melhores upgrades que existem em termo de custo x benefício, já que eles realmente podem mudar a maneira como a sua bicicleta responde, além de aumentarem bastante o conforto da pedalada.

Kit de limpeza

A primeira coisa que todo ciclista deve levar em consideração é a limpeza da bicicleta. Portanto, mantê-la limpa e bem conservada é fundamental.

Assim sendo, vale a pena investir em um kit de limpeza que deve incluir escovas próprias, desengraxantes e produtos para limpeza em si. Inclua neste kit um bom lubrificante à base de cera que irá aumentar a durabilidade da relação.

Uma bike limpa roda no seu melhor desempenho, reduz o desgaste de componentes e funciona perfeitamente.

Consideração final: Faça um check-up

Levar a sua bike para fazer um check-up rotineiramente também é muito importante para manter a magrela rodando com o melhor desempenho.

A manutenção rotineira previne a ação de problemas antes da bike começar a apresentar possíveis falhas, o que, em outras palavras significa economia!

Na Entre Trilhas você conta com um time de mecânicos especializados, formados pela Escola Park Tool, referência nacional no concerto e manutenção de bicicletas.

Venha nos fazer uma visita e aproveita para fazer um check-up de sua bike com nossos especialistas. A Entre Trilhas fica na Rua Álvaro Guimarães Bressan, 27 – Loja, Ouro Preto (MG). Telefone: (31) 3350-3324.