Escalada indoor e outdoor: entenda as diferenças

A escalada indoor e outdoor é ideal para quem adora um desafio e aquela sensação de frio na barriga, com muita adrenalina e aventuras. Por isso, é um esporte que está cada vez mais popular no Brasil. 

Além de ter um estilo mais aventureiro, é uma atividade que pode ser realizada nos mais diversos ambientes, tanto ao ar livre quanto em lugares fechados e específicos para a prática.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre a escalada indoor e outdoor e quais são os principais benefícios do esporte. Confira!

O que é a escalada indoor e outdoor?

A escalada é um esporte praticado individualmente ou em grupo, que utiliza as técnicas e os movimentos do montanhismo. Seu principal objetivo é chegar até o topo de algum local, seja ele artificial ou natural.

O esporte se divide em duas categorias: a escalada indoor e outdoor.

A modalidade de escalada indoor é praticada nas Olimpíadas, ou seja, é realizada em muros artificiais, em locais fechados, que são destinados a essa prática. Já a escalada outdoor é praticada em ambientes naturais e abertos, como pedras, rochas ou montanhas.

Principais benefícios da escalada indoor e outdoor

A escalada vem crescendo muito nos últimos anos, e isso se deve à evolução das técnicas, que ampliaram sua acessibilidade e segurança. Além disso, seus benefícios mentais e físicos são muitos.

Dentre os principais benefícios que a escalada proporciona, podemos citar uma melhora na potência muscular, já que ela ajuda a tonificar os músculos e trabalha tanto os membros superiores como os inferiores. 

Outra vantagem é que, como a superação de obstáculos e a realização de desafios são constantes, a sua autoestima também será trabalhada e você poderá perceber a sua evolução ao longo do tempo. Ou seja, o esporte também contribuirá para a melhora de sua saúde mental.

Além de todos esses, um dos principais benefícios é, também, o alto gasto calórico que a escalada indoor e outdoor proporcionam. O exercício ajuda a queimar até 900 calorias por hora de prática.

Outro ponto positivo é que você precisará de concentração e raciocínio lógico para a prática desse esporte, ou seja, ele te fará, também, trabalhar suas habilidades cerebrais.

Você também vai perceber uma melhora na sua resistência física, na sua força e, até mesmo, na flexibilidade. Afinal, alguns movimentos vão exigir um esforço maior do seu corpo.

Modalidades de escalada indoor

O local de prática é a principal diferença entre escalada indoor e outdoor

A escalada indoor, que se tornou um esporte olímpico e terá sua estreia nas olimpíadas de 2020, é dividida em três modalidades.

Dificuldade (lead)

Nessa modalidade, o objetivo dos atletas é atingir o ponto mais alto possível de uma parede de até 25 metros de altura, dentro de um certo período de tempo.

As vias, ou seja, a sequência de agarras, são artificiais e sempre inéditas. Cada agarra alcançada conta pontos e o tempo normalmente é apenas um critério de desempate.

Velocidade

Aqui, dois atletas competem entre si simultaneamente em duas paredes de escalada de quinze metros de altura, paralelas, com agarras idênticas. Nessa modalidade, vence quem apertar primeiro o botão eletrônico localizado no topo da via.

Na escalada de velocidade, o competidor possui apenas uma tentativa. Caso ele caia, ele não recebe pontos.

Boulder

Essa modalidade é praticada em paredes de até quatro metros de altura, com a segurança feita por colchões no chão.

Os atletas devem escalar vários boulders, como são chamadas as vias nessa modalidade, e a dificuldade é por serem poucos movimentos, com agarras com pega ruim ou distantes entre si.

Cada competidor tem quatro minutos para tentar cada boulder e o critério de desempate é o número de tentativas.

Modalidades de escalada outdoor

A escalada livre é uma das modalidades de escalada outdoor

Na escalada ao ar livre, as reentrâncias das rochas são usadas como agarras. Também existem três modalidades.

Solo

Nessa modalidade, paredões rochosos são escalados sem que o escalador use nenhum equipamento de segurança, nem mesmo cordas. Por isso, essa prática é considerada de alto risco.

O objetivo é chegar ao topo da rocha ou montanha. 

Livre

Na escalada livre, o praticante só usa as reentrâncias da rocha para subir, mas, ao contrário da escalada solo, ele está protegido por equipamentos, como cordas de segurança. 

Esses equipamentos não podem ser usados para o escalador se erguer ou se apoiar.

Artificial

Nessa modalidade de escalada, há diversas peças para o esportista encaixar nas fissuras das rochas, como pitons. Ou seja, ele usa as reentrâncias do caminho, mas também crava acessórios na pedra para ajudar a se erguer.

Por fim, agora que você conheceu as modalidades de escalada indoor e outdoor, lembre-se de sempre praticar o esporte com muita responsabilidade. Para saber quais equipamentos usar, confira nosso artigo: Escalada: segurança e aventura garantidas com a Entre Trilhas.