5 Exercícios de aquecimento antes de pedalar

O aquecimento antes de pedalar ajuda a deixar o corpo preparado para o exercício. Além disso, é uma importante etapa para o ciclista evitar lesões e aumentar ainda mais o seu potencial.

A seguir, vamos mostrar os principais tipos de exercícios para aquecimento antes de pedalar. Acompanhe a leitura!

A importância de se aquecer a musculatura antes de pedalar

Com as pessoas cada vez mais preocupadas com a própria saúde, a busca por diferentes esportes, seja como um hobby ou de forma competitiva, aumentou muito. Pois, as atividades físicas, aliadas à alimentação balanceada, ajudam a manter a boa forma e a garantir a saúde mental e diversão do praticante.

Mas, para aproveitar ao máximo o seu potencial nos exercícios físicos, é preciso fazer um aquecimento antes de pedalar para preparar os seus músculos para a atividade. 

Isso ocorre porque, se você forçar muito o seu corpo nos primeiros minutos do treino sem antes se aquecer, seu corpo não estará preparado para o exercício, o que pode afetar o seu desempenho.

Além disso, o ato de pedalar exige muito esforço físico do ciclista. Por isso, é ideal que sejam feitos outros exercícios para fortalecer a musculatura e aumentar ainda mais o seu desempenho em cima da bike. Assim, seu corpo atingirá o pico da performance durante o treino e não entrará em exaustão.

As modalidades do ciclismo são conhecidas por ajudar o praticante a atingir um corpo atlético. 

Entretanto, muitas vezes pode ocorrer a fadiga de um músculo ou alguma lesão específica depois do treino. Isso pode significar falta de alongamento ou de fortalecimento da musculatura. E tudo isso pode ser evitado por meio do aquecimento antes de pedalar.

Por que o aquecimento antes de pedalar previne lesões?

Quando o corpo está em repouso, a frequência cardíaca permanece normal e há menos fluxo sanguíneo pelo corpo, inclusive nos músculos, articulações e tendões.

Assim, eles estão rígidos e com movimentos limitados. Então, qualquer movimento mais intenso pode causar uma lesão. 

Por isso, se sairmos do repouso direto para o exercício, sem um aquecimento antes de pedalar, os riscos são ainda maiores.

Portanto, a função do aquecimento antes de pedalar é estimular o coração e a circulação sanguínea, dilatar os vasos e favorecer a oxigenação de todo o organismo. Dessa forma, o corpo ganha mais amplitude de movimento, força e disposição para a prática.

5 exercícios para aquecimento antes de pedalar

Confira os principais exercícios de aquecimento antes de pedalar que irão fortalecer a sua musculatura. 

Lembre-se de praticar esses exercícios com regularidade, mas sempre respeitando seus limites físicos. Um aquecimento antes de pedalar, quando realizado de modo incorreto, pode trazer mais prejuízos do que benefícios.

1. Agachamentos

Agachamento é um dos exercícios para aquecimento antes de pedalar

Os agachamentos são exercícios direcionados ao fortalecimento dos músculos inferiores, ou seja, das pernas, principalmente da panturrilha.

Esse aquecimento é simples de fazer. No movimento, você deve usar o peso do próprio corpo para aumentar a sua resistência.

É ideal para quando você for encarar subidas íngremes e longas ou sprints, sem que você se sinta mais cansado em pouco tempo.

Para fazer, é simples. Separe as pernas na largura do quadril, com a coluna ereta e, com as mãos na cabeça ou a frente do seu corpo, agache e levante diversas vezes. Faça duas ou mais séries de dez agachamentos.

E não se esqueça de se concentrar em sua respiração! Ela é crucial na realização de exercícios físicos.

2. Abdominais

Ao contrário do que muitos podem pensar, o abdômen é um dos músculos mais trabalhados no ciclismo. Por isso, o aquecimento dessa região é essencial para uma melhora na sua performance no pedal e para evitar distensões.

Para realizá-lo, deite-se em um tapete ou colchonete específico para atividades físicas, flexione as pernas e mantenha-as levemente afastadas, na direção do quadril.

Com as duas mãos atrás da cabeça, levante o seu tronco até que seu queixo esteja quase encostando nos joelhos.

Lembre-se de sempre manter as pernas encostadas no chão. Se for possível, peça a algum amigo para segurá-las firmemente, para que você não escorregue durante o exercício.

Faça, pelo menos, duas séries de dez.

3. Barra fixa

Os bíceps e os tríceps também são importantes na sua performance em cima da bike, pois a força que esses músculos fazem pode dar um gás nos seus percursos com muitas subidas e descidas íngremes.

Além de exigir muita força, o pedal também precisa de muita resistência para conseguir ficar muitas horas segurando o guidão.

Por isso, é importante adicionar exercícios para o músculo dos braços ao seu aquecimento antes de pedalar. A barra fixa é uma ótima opção.

Seja em casa, ou em algum parque que contenha esse equipamento, erga-se na barra, com as palmas das mãos voltadas para você. Suspenda-se até aproximar o queixo da barra e, depois, desça devagar.

Por ser uma prática que exige muita força, comece com apenas cinco subidas. À medida que for ganhando resistência, aumente esse número de vezes.

4. Prancha

A prancha é um exercício para fortalecer os músculos como aquecimento antes de pedalar

A prancha é um exercício que serve para fortalecer o abdômen, que, como falamos, é um músculo muito usado no ciclismo.

A posição parece simples de fazer, mas exige muito esforço do indivíduo. Para fazê-la, utilize um colchonete para exercícios ou faça, até mesmo, no chão.

Basta ficar parado, com o corpo ereto, de barriga para baixo, e apoiar as mãos ou os antebraços no chão, erguendo o corpo para cima.

Fique o mais reto possível até não conseguir mais. Comece fazendo três repetições.

5. Flexões

Para aumentar a sua força muscular, é preciso praticar a flexão de braço. 

Fique em posição parecida com a da prancha, afaste os braços de forma simétrica e faça as flexões das articulações dos braços.

Seu corpo também deve ficar reto, para trabalhar abdômen e antebraços sem forçar a coluna. Faça duas ou três séries de dez flexões para iniciar.

As flexões são um ótimo exercício para aumentar a força muscular e para o aquecimento antes de pedalar

Não se esqueça de aumentar as repetições e a intensidade de cada um dos exercícios conforme você for evoluindo.

Além disso, é muito importante também fazer alongamentos antes de começar a se aquecer, bem como após o seu treino. 

Desse modo, o seu desempenho no pedal tende a aumentar cada vez mais, com muita saúde para o seu organismo e sem lesões.

Para melhorar ainda mais a sua performance no ciclismo, confira: 4 Treinos para aumentar força e resistência sobre a bike.