Este é o segundo capítulo do tema ‘pedal com clip’. E aqui vamos falar um pouco sobre algumas vantagens de andar ‘clipado’. No post anterior falei rapidamente sobre isso, e agora exploro um pouco mais o tema.
VANTAGENS DO PEDAL COM CLIP
Algumas das vantagens de andar “clipado” são:
- Maior controle da bike, conseguindo saltar objetos, guias de meio fio, obstáculos de trilhas e etc.
- Melhora o controle da traseira da bike, em situações de quase parar a bike, ou mesmo sobrepor obstáculos.
- Estabilidade em alta velocidade, por estar ”preso” a bike, sabendo que o pé não vai escapar do pedal, o que nos permite pedalar com mais velocidade e segurança.
- Se bem regulado, faz com que o ciclista fique corretamente alinhado à bike e, com isso, não sofre com dores no joelho e bacia.
- E, por fim, a última vantagem que descrevo é a que os ciclistas mais pensam quando decidem usar o clip…melhorar o rendimento! Não entrarei na discussão se o rendimento aumenta ou não ao empurrar e puxar o pedal (enquanto empurra com uma perna para baixo, puxa com a outra). Eterna discussão… alguns estudos dizem não mudar nada, enquanto outros estudos dizem que melhora o rendimento sim… sinta-se à vontade para pedalar da sua maneira. Mas que o ritmo melhora com o clip, não há discussão!
DESVANTAGENS DO PEDAL COM CLIP
Partindo agora para as maiores desvantagens do clip:
- O custo dos pedais, que têm valores bem maiores que os pedais de plataforma
- A necessidade de sapatilha compatível com o clip, pois os modelos mais comuns de sapatilhas — misto de chuteiras de futebol com sapato de sapateado — não ajudam no uso diário (confira aqui as alternativas que já foram lançadas!)
- A manutenção que este tipo de sistema demanda: com os tacos, molas e mecanismos do pedal e sapatilha (mas que são facilmente esquecidos quando as vantagens são percebidas)
- O risco de se machucar em tombos ou, principalmente, por não regular o pedal corretamente.
REGULAGEM DO PEDAL COM CLIP E SAPATILHA
Ainda sobre regulagem, você sabe como fazer a correta regulagem do seu pedal e sapatilha? A regulagem correta evita lesões e maximiza o desempenho do ciclista.
As lesões mais comuns são nos joelhos e na bacia pois, se desregulado, o pedal pode provocar dores e lesões sérias nos membros e articulações inferiores e na bacia.
EXEMPLO
O vídeo feito pelos colegas do pedaleria.com.br explica de forma simples e didática como fazer a regulagem correta do seu pedal! Confira:
Tem alguma sugestão, crítica? Esquecemos de algo? Deixe aqui sua mensagem! 😉
Se curtiu esse texto, confira nosso último post sobre “Pedal com clip: usar ou não?”.
Um abraço e até o próximo tópico!
Also published on Medium.