Se você acompanha o blog, sabe que foi publicado recentemente um post bem completo com diversas dicas para iniciantes, que, inclusive, pincela sobre um assunto polêmico: a compra da primeira bike. Está nesse dilema? Segue adiante que esse é o primeiro de uma série de 3 posts que falarão sobre:
- A escolha entre uma bike barata ou cara na hora da sua primeira compra;
- Os tipos de bike;
- As peças da bike;
Como já foi citado anteriormente, o Guia Essencial para o Aspirante a Biker levanta algumas questões que você deve observar antes de comprar sua primeira bicicleta. São elas:
- Defina seus objetivos e necessidades — a bike será para passeio? Competição? Estrada? Trilhas? Um pouco de tudo? (Esse será o assunto do próximo post!)
- Existe um período de adaptação de 6 meses, após o qual, provavelmente, você continuará no esporte ou não;
- Certifique-se também de que a bike tenha as medidas certas para você — considere fazer um bike fit;
Ok, dito isso, você está pronto para os próximos assuntos.
Limites: o barato compensa só até um certo ponto
Então você está pronto para comprar a sua primeira bike! Mas acha que qualquer bike baratinha que dê pra pular um meio fio está ótima. Tudo ok ter um orçamento limitado para efetuar sua compra — você nem decidiu se vai permanecer no esporte ainda! Mas tenha em mente que um custo maior normalmente reflete qualidade equivalente.
Com até R$1.000,00 já dá para comprar uma bike razoável para começar. Fique atento à qualidade do quadro — medidas, material, peso e etc. É a peça mais importante da bike, e se ela for boa, sua bike pode ser melhorada no futuro com a aquisição de novos componentes, e você certamente vai querer isso.
Saiba que uma bike barata pode até ter marcas renomadas estampadas nas peças mais ostensivas, mas que, componentes mais discretos, como os freios ou pedivelas, serão de qualidade questionável e muito possivelmente precisarão de uma troca ou manutenção logo. Aliás, falando em manutenção, em uma bike barata, o que você ganha nas peças, perde na frequência de ter que trocá-las.
bike barata ou cara? economize comprando online
Comprar a bike online pode ser (e provavelmente será) mais barato. Comprar as peças separadamente e montá-las pode ser ainda mais barato e, convenhamos, muito melhor em relação ao custo-benefício, pois será uma bicicleta completamente customizada para você — e tudo que é preciso para fazer isso é disposição e um pouco de tempo. Mas isso será assunto para o terceiro post da série.
cuidado com bikes usadas
Comprar uma bicicleta usada é, sim, uma alternativa — e muito mais viável em alguns casos! Mas, se for fazer isso, tenha certeza de que está em ótimo estado de conservação. Comprar de um competidor normalmente não é uma boa ideia. Obviamente ele usa muito sua bicicleta. Procure comprar de quem se empolgou, mas acabou largando sua magrela na garagem.
O investimento pode compensar
Leve em consideração que, assim como acontece com um carro, o preço da bike passa a desvalorizar no momento em que você a leva embora da loja, e que revender bikes nacionais não é uma tarefa tão fácil assim.
Entretanto, a partir de R$2.000, começa um novo patamar em termos de qualidade de bike. As trocas de peça são mais caras, mas a robustez delas fará com que isso não precise ser feito tão frequentemente. Logo, a manutenção é um ponto que você deve considerar. Aproveitando a deixa, vale a reflexão: uma bike mais barata começa a ficar melhor com um investimento que totaliza mais ou menos esse valor.
bike cara: não exagere!
Mesmo que você tenha em mãos a disponibilidade para um orçamento maior, não compre uma bike de dezenas de milhares de reais só porque você conhece alguém que fez isso, especialmente se você planeja usá-la uma vez ou outra. Bicicletas gritantemente caras são mais apropriadas para competidores. Não corra o risco de comprar uma assim e deixá-la jogada em um canto qualquer da sua casa.
É natural que, depois de algum tempo de prática, um iniciante queira comprar uma bike melhor, então pensar em uma faixa de preço entre R$2.000,00 e R$5.000,00 pode compensar a longo prazo. Obviamente, bicicletas mais caras terão maior durabilidade e oferecerão mais conforto, além de trazerem mais recursos, como um peso total mais leve e maior resistência.
Isso não é uma regra, porque custos não são a mesma coisa que benefícios. Mas é uma tendência que acompanha os diferentes tipos de bike. É por isso que você deve acompanhar os próximos posts, para aprender mais sobre as partes de uma bicicleta e como avaliar sua qualidade. 😉
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