Magnésio: um bom coadjuvante na escalada

Magnésio: escalador renovando a camada
blog.kufstein.com

A escalada é um esporte que exige bastante do corpo e da mente. Por ser um esporte que trabalha todas as partes do corpo, é normal que os praticantes adotem práticas e produtos para melhorar sua performance e eficiência na prática do esporte.

Dentre os seus praticantes, é muito comum o uso do pó de carbonato de magnésio. Para muitos, o seu uso é fundamental para secar o suor das mãos e garantir maior aderência na hora de pegar nas rochas.

MAGNÉSIO: COMO SURGIU E PARA QUE SERVE

O magnésio começou a ser usado pelos escaladores na década de 50 e rapidamente ganhou fama entre os esportistas de várias modalidades, como ginástica, levantamento de pesos e alpinismo. Quase todos os praticantes de alpinismo carregam o inseparável “saquinho” com pó de magnésio em suas aventuras. Praticamente não saem para suas viagens sem eles.

Mas porque ele é tão importante para os praticantes de escalada? Bom, primeiramente porque ele comprovadamente aumenta o coeficiente de atrito entre as mãos e as rochas. E, segundo, porque ele enxuga as mãos e absorve o suor, evitando mãos molhadas, que podem ser perigosamente escorregadias.

Magnésio: escalador na pedra
Google Images

ORIENTAÇÕES PARA USO DO MAGNÉSIO

A regra de uso varia conforme o clima e a temperatura do ambiente. Quanto mais quente o lugar onde se pratica, mais rápido e com mais intensidade o praticante vai suar, e mais será preciso usar o pó para evitar que as mãos escorreguem. Por outro lado, com um clima mais frio, menos será necessário, já que as mãos permanecerão secas por mais tempo. O pó deve ser usado antes de subir para evitar que a transpiração atrapalhe a pegada. Quando o suor tiver consumido o magnésio, pegue mais um pouquinho e esfregue nas mãos novamente.

É importante ressaltar que, se utilizado excessivamente, pode causar o efeito oposto, fazendo com que as mãos não agarrem direito às pedras de tanto pó.

APRESENTAÇÕES DO MAGNÉSIO

O produto também é produzido em diversas quantidades, sendo as de 100g, 150g e 225g as mais comuns. Para saber quanto levar, é preciso saber a sua frequência de uso do produto, e também o tamanho do percurso a ser enfrentado. Para percursos maiores , claro, leve mais magnésio.

Existem pacotes de diversos tamanhos e marcas. Preste atenção às marcas mais conhecidas, usadas e recomendadas, como Camp, Rock Empire, Sister Outdoors, 4 Climb, dentre outras. A forma mais comum é o pó. Mas hoje em dia também se encontra nas formas sólida e líquida. Todos têm a mesma função.

CONCLUSÃO

O magnésio pode ajudar muito, desde que você o tenha como coadjuvante das suas escaladas, e não como elemento principal. Portanto, nada de exagero. O uso do pó de magnésio precisa ser contido, regrado, e apenas para secar o suor das mãos. Desta forma você vai aproveitar melhor o magnésio, economizá-lo, e ainda garantir maior precisão na pegada, aumentando rendimento, eficiência, desempenho, e toda a sua performance na subida.

Até a próxima!


Confira aqui nosso último post: “Vai acampar? Atenção à segurança!”