Hiking e Trekking: qual a diferença entre eles?

Então quer dizer que você é chegado a se embrenhar no meio do mato? Quer praticar hiking e trekking? Bem-vindo ao clube! Acho que o nome Entre Trilhas já diz muito a nosso respeito para você. Aqui a gente gosta de frio na espinha, do medo do desconhecido, do desafio, da intimidade e da solidão com a natureza… Mas sabe do que a gente gosta mais? De enfrentar e superar tudo isso.

Mas, meu amigo, se você veio aqui achando que ia sair seguro a respeito do que é hiking e do que é trekking, eu quero te dizer uma coisa: não há consenso. Aqui vamos apenas te apresentar a nossa visão.

ALGUMAS DEFINIÇÕES

Se queremos saber o significado de algo, nada melhor que usarmos um dicionário, correto? Talvez não. Confira abaixo a tradução livre ou via Google Translator das definições de alguns termos, de acordo com o Dicionário de Cambridge.

WALKING | CAMINHADA

The sport of walking fast over long distances | O esporte de caminhar depressa sobre longas distâncias

HIKING | CAMINHADA

The activity of going for long walks in the countryside | A atividade de partir para longas caminhadas no campo

TREKKING | CAMINHADA

The activity of walking long distances on foot for pleasure | A atividade de caminhar longas distâncias à pé por prazer

BACKPACKING | MOCHILÃO

The activity of travelling or going camping while carrying your clothes and other things that you need in a backpack | A atividade de viajar ou ir acampar carregando suas roupas e outras coisas que precise em uma mochila

BUSHWALKING | CAMINHADA NOS ARBUSTOS

The activity of walking through the bush (= a wild area of land) |  A atividade de caminhar através dos arbustos (= uma área selvagem do território)

As definições não ajudaram muito, não é mesmo? Isso porque eu nem incluí o termo montanhismo, que descrevemos brevemente em uma série sobre o universo vertical. Mas é possível reparar que, com exceção de backpacking, todas elas têm algo em comum: a atividade de caminhar.

Fato é que provavelmente não existe um consenso definitivo sobre o que é hiking e o que é trekking. Se você pesquisar pela internet, vai encontrar as mais diversas opiniões, inclusive aquela que diz que é tudo a mesma coisa.

Mas como não estamos aqui para te confundir, e sim para te orientar, precisamos ser objetivos e nos posicionarmos. Que fique claro que não estamos batendo nenhum martelo, apenas te oferecendo a nossa visão. Então, para começo de conversa, vamos definir brevemente o que é cada coisa:

  • Hiking
    Caminhada através de um percurso com maior conforto;
  • Trekking
    Caminhada através de um percurso com maior liberdade.

Pronto? Ótimo! Mas se você não concorda… Uma coisa não podemos negar: independente do que sejam, ambos envolvem caminhada.

A ORIGEM DOS TERMOS HIKING E TREKKING

Uma coisa que vai te ajudar a se posicionar é entender a origem dos termos hiking e trekking na história.

OS VOORTREKKERS

Hiking e Trekking: Os voortrekkers
Imagem: Wikimedia Commons

Durante o período neocolonialista, em meados do século XIX, na África do Sul, os colonizadores holandeses eram chamados voortrekkers. Já que não dispunham de outros meios de transporte além dos próprios pés, esses sujeitos tinham que caminhar muito, e chamavam suas longas e árduas expedições de trekking. A esse verbo era atrelado um forte significado de desgaste físico.

E O HIKING?

A origem dessa palavra é difícil determinar. Numa tradução livre, ela pode significar “andar por aí”. Mas é provável que ela tenha se espalhado no começo do século XX, junto com a urbanização e a crescente necessidade das pessoas em estarem em contato com a natureza.

Resgatando um pouco da história, nos parece que o trekking já era tido como uma expedição, enquanto o hiking como uma caminhada não muito específica.

AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE HIKING E TREKKING?

Você quer mesmo nos colocar na berlinda, não quer? Então vamos lá.

O QUE É O HIKING

Hiking e Trekking: Caminho de Santiago da Compostela
Imagem: Guy Veloso

Vamos assumir que hiking seja a prática de caminhada por uma trilha com maior conforto. O que isso significa?

Significa que, ao longo dessa trilha, você provavelmente não terá que acampar. Que, caso precise passar mais de um dia nela, haverá hotéis e apoio à sua disposição. Que você provavelmente pode levar uma mochila menor, já que não precisa de equipamento para pernoite nem para cozinhar.

As trilhas podem já estar marcadas e talvez até serem guiadas. Isso não significa que o caminho será fácil ou pouco exigente fisicamente: ele pode ser curto, longo, ser um circuito, acabar no mesmo dia ou não… Mas, seguindo essa linha de raciocínio, significa que você poderá contar com algum tipo de infra-estrutura para a sua aventura, sem ter que se preocupar tanto com se virar sozinho.

Assim, o Caminho de Santiago de Compostela, que tem 800 km, se encaixa bem como uma trilha de hiking, já que há pousadas e abrigos ao longo do percurso. Retomando alguns pontos, hiking:

  • Conta com alguma infra-estrutura ao longo do caminho (pousadas, abrigos, trilhas guiadas e etc.);
  • Não envolve pernoite no campo;
  • Necessita de uma quantidade menor de equipamento.

O QUE É TREKKING

Hiking e Trekking: Travessia Petrópolis x Teresópolis - Portais de Hércules
Imagem: Wikimedia Commons

Assumamos também que trekking é uma caminhada através de um percurso no qual você disponha de mais liberdade.

Você vai, deliberadamente, dormir no campo. Isso significa carregar uma mochila maior, com mais equipamento: barraca, saco e etc. (veja esse checklist completo para acampar). A autonomia é maior, e a responsabilidade também. O risco de acidentes é maior, e por isso o preparo mais necessário. Resumidamente, o trekking significa caminhar e acampar no meio do mato.

Nessa linha de pensamento, a Travessia Petrópolis x Teresópolis, que tem 30 km, é um trekking, porque o terreno te impõe um ritmo de progressão menor, exigindo que você se prepare para pernoitar ao longo do caminho e carregar o equipamento adequado, que geralmente é em maior quantidade. Assim, trekking:

  • Envolve pernoite em barraca;
  • Necessita de equipamentos que te permitam maior autonomia;
  • Torna desejável conhecimentos de sobrevivência, orientação e primeiros socorros.

CONCLUSÃO

Talvez você não concorde com a maneira como definimos hiking e trekking, mas mais importante do que definir e separarmos as categorias é difundirmos as melhores práticas.

E quando falamos em esportes outdoor, é evidente a importância de uma palavra: segurança. Então, diferenças à parte, o mais importante aqui é que você se prepare adequadamente para a sua caminhada. Independentemente se ela vai ser um hiking ou um trekking. Assim, é importante que você, na medida em que for necessário:

  • Estude o trajeto;
  • Informe-se sobre sua infra-estrutura;
  • Pesquise sobre a fauna e a flora da região;
  • Planeje a duração da sua expedição;
  • Leve o equipamento adequado;
  • E tome todas as outras providências cabíveis!

Gostou? Esse foi o primeiro post de uma série sobre hiking e trekking, e nos próximos nos aprofundaremos um pouco mais sobre os tópicos que acabamos de abordar. Deixe sua opinião, divergente ou não, nos comentários que teremos prazer em te responder.

Um abraço!


Confira nosso último post: “Trilhas para Mountain Bike: 11 opções para você explorar”.