Botas para Hiking e Trekking: aprenda a escolher as suas

Então estamos de volta para continuar a nossa série sobre caminhada no meio do mato. E agora, vamos falar sobre um equipamento indispensável: um bom par de botas para hiking e trekking. O objetivo desse post não é te dizer qual bota escolher. O que queremos é que você saia daqui sabendo quais critérios avaliar para ter certeza de que você fará uma boa escolha para suas aventuras.

As botas são suas melhores amigas nas trilhas. Elas vão proteger os seus pés de todos os perigos que estiverem no caminho. Vão dá-los o suporte necessário para carregar o resto do peso do corpo e do equipamento. Confira alguns benefícios proporcionados por uma boa bota:

  • Proteção contra objetos cortantes;
  • Proteção contra torções no tornozelo;
  • Pés secos;
  • Pés quentes;
  • Tração para transpor obstáculos, e muito mais!

Se você quer uma lista de equipamentos completa, dê uma olhada no nosso checklist completo para acampar. Temos também posts falando sobre como você pode cuidar da sua segurança, além de dicas essenciais para suas aventuras outdoor.

Ainda assim, isso não esgota todos os cuidados que você deve ter para se preparar para uma expedição mais complexa. Quanto mais específica sua necessidade, mais você deve pesquisar. Porque ir para um camping é diferente de fazer um trekking, embora os dois envolvam acampar. E se você pretende fazer a Appalachian Trail, suas necessidades são bem diferentes de quem está se planejando para a Travessia Petrópolis x Teresópolis.

Vamos às botas?

BOTAS

Equipamentos para Hiking e Trekking: botas
Bota Impermeável HAWK – VENTO/NÔMADE, disponível na loja

A bota que você escolher deve ser adequada para o que você vai fazer. Nem mais, nem menos. É comum o hábito de comprar uma bota com características além daquelas que você precisa, desnecessariamente rígida, resistente ou pesada, por exemplo. Pensando  em adquirir a bota apropriada para a situação mais difícil possível, mas… Qual a necessidade disso, se tudo o que você pretende fazer com sua bota é atravessar uma trilha de nível médio de 20 km?

Para que você entenda melhor, existem três principais cenários que você vai enfrentar:

  • Trilhas por caminhos regulares ou pouco acidentados;
  • Trilhas de curta duração através de caminhos irregulares;
  • Expedições de vários dias por trilhas irregulares;

Em cada uma dessas situações, o clima, o tipo do terreno e a duração da sua aventura influencia muito no calçado que você deve usar. Por exemplo: se você pretende fazer uma trilha por uma praia quente, por apenas algumas horas, com a certeza de que não vai molhar os pés… Não vale a pena calçar uma bota com o solado rígido. Talvez até um tênis de corrida já resolvesse seu problema. Assim, quando for escolher uma bota, atente-se para as seguintes características:

IMPERMEABILIDADE E RESPIRABILIDADE

Existem três tipos de botas, segundo esse quesito:

  • Sem impermeabilidade;
  • Completamente impermeáveis;
  • Impermeáveis, mas com respirabilidade;

O terceiro tipo tem uma tecnologia que impede a entrada de água, mas permite a transpiração do pé. Isso é bom e ideal para a maioria das situações, pois mantém o pé seco. Pés úmidos são uma grande armadilha em ambiente frio e em longas caminhadas. O primeiro causa risco de hipotermia – seu corpo se aquece sozinho, mas suas extremidades, uma vez frias, drenam o calor do seu corpo, e isso é muito difícil de reverter. A segunda aumenta a incidência de bolhas.

Para garantir que seus pés estejam sempre secos, uma boa opção é usar meias apropriadas para trekking, que podem ser encontradas em lojas especializadas, e polainas. A bota e esses itens irão impedir que qualquer chuva, poça ou neve molhem seus pés, além de permitir que seu suor seja corretamente eliminado.

Entretanto, não importa o quão impermeável seu equipamento seja, se você tiver que atravessar um rio e submergir os pés totalmente na água, eles vão se molhar…

PROTEÇÃO E FLEXIBILIDADE

Quanto mais acidentado e íngreme for o terreno, e quanto mais peso você estiver carregando em sua mochila, mais rígido o solado da sua bota deve ser. Isso porque, quando estiver transpondo os obstáculos, se o seu solado for flexível demais, seu pé tem que se ajustar ao terreno o tempo todo, o que pode ser extremamente doloroso e cansativo.

Para tanto, existem modelos de botas com solados rígidos ou flexíveis, e ainda com a altura do cano abaixo ou acima do tornozelo, e às vezes até um pouco mais alto. A flexibilidade da bota te permite uma liberdade de movimento maior, e geralmente implica em uma bota mais leve, o que é bom em terrenos menos acidentados. Como a situação da praia que descrevemos anteriormente.

Mas solados rígidos e canos altos são ideais para te proteger de terrenos irregulares, subidas e descidas íngremes, e de uma possível torção no tornozelo, provocada por esse tipo de terreno. Pense na terceira situação descrita lá em cima: “expedições de vários dias por trilhas irregulares”. Quanto mais próximo dessa descrição o terreno estiver, mais rígida e mais alto o cano da sua bota devem ser.

Um detalhe importante é que o atributo “Proteção e Flexibilidade” influencia no peso da bota. Por isso, não vale a pena comprar uma bota mais rígida ou com o cano mais alto do que você realmente precisa para enfrentar o tipo de terreno que planeja. Caso contrário, você vai se cansar mais rápido desnecessariamente.

ADERÊNCIA

Outro ponto importante no solado é sua aderência. Você vai precisar, quando estiver andando em terreno molhado ou íngreme. A sola da bota deve ser suficientemente grossa e resistente à abrasão para garantir a sua eficiência e durabilidade.

Atente-se às ranhuras e cravos do solado. Quanto mais deles houver, mais aderência. E o contrário é válido: quanto mais liso o solado, menos aderência a bota vai te oferecer.

TAMANHO

Por último, quando for escolher sua bota, fique atento ao tamanho ideal. A bota não pode ser grande demais, sob risco de ficar sambando no pé, o que provoca um grande atrito e causa bolhas, nem apertada demais, o que pode machucar seu pé em pouco tempo de caminhada e impedir que continue. Outro problema horrível, causado pelo tamanho de bota errado, é a compressão das pontas dos dedos no bico, na hora de descer um terreno, o que pode acabar com suas unhas.

Marcas e modelos possuem numerações com tamanhos diferentes. Além disso, as meias que você vai usar com as botas podem ser mais grossas que suas meias normais. Por isso, se puder, quando for comprar suas botas para hiking e trekking, leve as meias que pretende usar junto com elas e experimente pelo menos um tamanho menor e um tamanho maior que o que você costuma usar.

Outra dica? A bota deve ficar confortável no seu pé, claro. E esse tipo de calçado costuma ser bem rígido. Portanto, antes de usá-lo na sua aventura, dê uma amaciada no dia a dia.

E aí, gostou? O que você achou do nosso post sobre botas? Deixe sua opinião nos comentários que teremos um imenso prazer em te responder!

Aquele abraço! 😉


Confira nosso último post: “Hiking e Trekking: qual a diferença entre eles?”.