A corrida, por si só, já é um esporte muito diversificado, que oferece possibilidades para corredores de todos os gostos. Mas, se ainda assim você está cansado de correr no asfalto, uma ótima opção é o trail running.
A seguir, falamos um pouco sobre a atividade e apresentamos três dicas para quem quer começar a praticar o esporte. Confira!
O que é trail running?
Também chamado de Trail Run ou Corrida de Montanha, o trail running é uma modalidade de corrida que faz cada vez mais sucesso entre os atletas brasileiros.
Essa variedade de corrida é ainda mais famosa na Europa e nos EUA. O que a define é que ela é realizada em meio à natureza. Sendo assim, as provas e competições de trail running acontecem em áreas rurais ou litorâneas, onde não há tráfego de veículos motorizados.
Uma característica marcante desse tipo de corrida é que ela é praticada em terrenos irregulares, trilhas, costões, subidas, descidas e estradas de terra batida. Muitas vezes, a trilha pode ter subidas e descidas muito íngremes, e uma altitude acumulada muito grande.
Além disso, o que diferencia o trail running da corrida de rua é por ele ser ainda mais intenso e exigir muito mais do corpo e da mente do atleta.
Mais do que apenas enfrentar um nível maior de dificuldade em um caminho ainda mais desafiador, o praticante cria uma consciência ecológica enquanto corre, além de presenciar paisagens naturais de tirar o fôlego.
Modalidades do Trail Running
Normalmente, o trail running é realizado por meio de provas longas, chegando a ter de 10 km a mais de 300 km de trilha.
As competições de trail running são divididas em dois módulos: autossuficiência e semi-suficiência.
Na primeira modalidade, o participante leva consigo uma mochila equipada, com alimentação, roupas apropriadas, água, entre outros objetos necessários para realizar o percurso, conforme a distância total da prova e a previsão para concluí-la.
Já as provas de semi-suficiência são mais comuns, em que o competidor leva o mínimo de itens possível. Isso porque, durante o trajeto, é possível encontrar postos para repor a alimentação e água para se hidratar.
Requisitos para participar do Trail Running
Para praticar o trail running, você precisa estar apto para corridas e exercícios de alta intensidade.
Se precisar, faça um treinamento específico para te ajudar a progredir gradualmente o seu condicionamento físico, até estar preparado para enfrentar os desafios de uma corrida de montanha.
Além de o trail running proporcionar adrenalina e diversão, durante a prática você trabalha e fortalece os músculos das pernas e dos membros superiores.
Dicas para começar a praticar o trail running
Se você adora correr, confira as principais dicas para os atletas que desejam começar a praticar o trail running e, assim, enfrentar as montanhas e sentir a energia da natureza.
1. Equipamentos
Como em todo esporte radical, é indispensável o uso de equipamentos para a prática do trail run.
Além de ser um treino diferente da corrida tradicional, os itens que o corredor usa nesse tipo de prova também é mais específico.
Equipamentos como tênis, meias e roupas adequadas para a prática são fundamentais para se ter um bom desempenho na corrida.
2. Transição gradual
Se você está acostumado a correr em estradas planas, saiba que um percurso de trail run oferece desafios diferentes.
O terreno, geralmente, é bastante irregular, podendo conter obstáculos como galhos e troncos de árvores pelo caminho. Por isso, a transição do terreno de asfalto para a trilha deve ser feita com cautela e de maneira gradual.
Durante o processo de adaptação ao esporte, não se preocupe em fazer a mesma quilometragem que na rua. Assim, à medida que seu corpo se acostumar, você pode começar a aumentar a distância.
Com o tempo, você também poderá diversificar o seu percurso, adicionando subidas e descidas na sua trilha de corrida.
3. Exercícios para o equilíbrio
Como a estrada de asfalto é regular, quem está começando no trail run pode ter dificuldade ao enfrentar obstáculos como raízes de árvores, galhos e vários trechos irregulares, com pedras e amontoados de terra. Assim, o risco de lesionar os tornozelos ou pés é maior.
Por isso, é importante preparar o corpo para aumentar o equilíbrio e a estabilidade, por exemplo, com as meias bolas chamadas bosu.
Outra dica é fazer alguns exercícios descalço, pois isso ajuda a trabalhar a estabilidade dos pés e tornozelos.
Se você se interessou pela prática do trail running, que é a corrida em meio à natureza, você também vai gostar de saber sobre as caminhadas ao ar livre. Confira nosso outro artigo: Hiking e Trekking: qual a diferença entre eles?