Escalada: 5 Dicas para começar

Se você gosta de aventuras, de desafiar seus próprios limites e sentir a adrenalina fluindo em suas veias, a escalada é uma excelente opção de esporte radical. Para quem deseja sair da rotina e, ao mesmo tempo, praticar um exercício físico, escalar é uma ótima atividade. 

Por isso, esse esporte tem conquistado cada vez mais adeptos, tanto na modalidade indoor quanto ao ar livre.

Sobre a prática da escalada

Derivada do montanhismo e do alpinismo, a prática da escalada consiste em atingir o topo de alguma superfície, seja ela natural, como o caso das rochas ou montanhas, ou artificial, como a chamada Estrutura Artificial de Escalada (EAE).

Como a escalada tem muitas peculiaridades e suas técnicas são distintas para cada terreno no qual é praticada, é necessário que o escalador tenha mais instruções sobre o grau de dificuldade do local de prática e o nível de experiência exigido.

A prática da escalada é um exercício radical, que proporciona muitos benefícios para a saúde. Entretanto, ela exige muita disciplina física e mental de seus praticantes, tanto as modalidades indoor quanto as praticadas ao ar livre.

Nesse esporte, a técnica e o potencial físico são essenciais e andam sempre juntos. 

De tempos em tempos, podemos ver alguém escalando com uma velocidade incrível e mostrando ter muita elasticidade nos movimentos. Mas, na escalada, não existem truques. 

Para escalar com mais rapidez é preciso ter uma boa condição física, técnica apurada e, o mais importante, visão de escalada. Para melhorar a visão da escalada não tem uma fórmula certa, pois a chave para se adquirir é apenas a partir da experiência e prática do esporte.

Por ser um esporte radical que exige muito do corpo e da mente, é necessário que a escalada seja praticada de forma segura, o que mostra a importância de um preparo correto por parte do esportista.

Como se preparar para começar a praticar a escalada

É necessário tomar alguns cuidados ao começar a praticar escalada

A escalada é um esporte que melhora a coordenação motora, o condicionamento físico e a capacidade respiratória do praticante. 

Além de todos os benefícios para a saúde física e mental, ela também exercita e fortalece os músculos e, até mesmo, contribui para a autoestima e para a sensação de realização pessoal. Mas, para adquirir todas essas vantagens, é preciso tomar alguns cuidados.

Como parte de seu preparo, além do treinamento físico, o esportista precisará prever algumas situações, e se adequar ao ambiente e ao momento, além de se preocupar com proteção, com o clima e com a alimentação.

A seguir, continue a leitura e confira as dicas de como você pode se preparar para começar a praticar a escalada.

1. Frequentar aulas preparatórias

O primeiro passo para quem deseja iniciar a prática de escalada é fazer um curso preparatório para iniciantes. 

Isso porque a escalada é um esporte radical que oferece riscos. Portanto, é essencial conhecer detalhadamente cada equipamento de proteção necessário, as técnicas que são utilizadas para subir e para descer, e os cuidados básicos para minimizar os riscos e aumentar a sua segurança. 

Além disso, se possível, pratique o esporte acompanhado de praticantes mais experientes ou certificados. Dessa forma, você não estará sozinho em caso de contratempos ou acidentes.

As aulas preparatórias farão toda a diferença no seu desenvolvimento, já que aprender a escalar é um longo processo, e o domínio das técnicas depende de muita prática e persistência.

2. Fazer um planejamento pessoal

Para praticar a escalada de forma regular, é importante planejar muito bem as sessões.

Separe um tempo para o alongamento antes e depois do exercício, mas respeite um intervalo de pelo menos 1 dia por semana para possibilitar a recuperação do organismo. 

Até mesmo para os escaladores experientes, esse período de descanso é essencial para o controle das dores musculares e a prevenção de lesões e estiramentos dos músculos.

Para você que é iniciante, um cuidado ainda mais importante é aumentar gradualmente os níveis de dificuldade das práticas, para que os músculos se adéquem progressivamente ao esforço exigido.

Lembre-se disso no planejamento prévio da sua próxima escalada.

3. Se alimentar adequadamente

A escalada é uma atividade que exige muito esforço físico. Por isso, para praticar o esporte você precisa ter uma dieta rica em carboidratos, proteínas e gorduras. Portanto, é importante ter uma alimentação balanceada, mas sem exagerar em nenhum desses três componentes.

Oleaginosas como amêndoa, avelã, nozes, castanhas e, também, frutas secas são uma ótima fonte energética, porém não devem ser ingeridas em grandes quantidades, pois esses alimentos dão sede e, para que o intestino funcione bem, você precisará ingerir muita água.

Uma boa pedida são os alimentos liofilizados. Eles são excelentes para a escalada, pois não necessitam de refrigeração e só precisam ser hidratadas para o consumo.

Dê prioridade aos liofilizados e não aos desidratados, pois os alimentos perdem muitos nutrientes no processo de desidratação.

4. Preparar bem o corpo para a atividade

Mesmo sendo um exercício muito prazeroso, a escalada demanda um preparo físico adequado para suportar o esforço dos músculos, das articulações e dos sistemas respiratório e cardiovascular.

Por isso, fique atento ao seu condicionamento físico. Exercícios aeróbicos como corrida e natação são ótimas opções para preparar o corpo para a escalada.

E, como já mencionamos, não se esqueça de fazer os alongamentos corretos antes e depois da prática. Eles são imprescindíveis até mesmo para os escaladores mais experientes.

Além disso, prepare-se mentalmente para os desafios que serão enfrentados no exercício. 

5. Ficar sempre atento à sua segurança

Ao praticar a escalada, não se esqueça de conferir seus equipamentos de segurança

Durante a escalada, a dica mais importante é jamais se descuidar da sua segurança.

Aplicar as técnicas aprendidas e manter a vigilância constante são os princípios básicos para evitar acidentes e problemas durante o percurso. 

Uma das principais responsabilidades do escalador é checar o estado de conservação dos equipamentos de segurança, são eles: cordas, cadeirinha, capacete, mosquetões, freios, estribos e cliffs. Além disso, escolha roupas e acessórios (como sapatilhas e meias) adequados para o clima e o ambiente.

Conheça o local onde será feita a escalada (seja ela indoor ou ao ar livre) e busque identificar os pontos de atenção e possíveis obstáculos. Esse também é uma forma de se preparar para a atividade. 

Não ultrapasse os limites do seu corpo, principalmente para quem está iniciando! Lembre-se: a segurança deve vir sempre em primeiro lugar!

Agora que você sabe como se preparar para começar a escalar, reforçamos que é extremamente importante utilizar equipamentos de segurança. Para saber mais sobre eles, confira nosso artigo: “Equipamentos de escalada: um guia básico”.