Então você já tem algum tempo de currículo no Mountain Bike e sente que é hora de alçar novos vôos, enfrentar novos desafios… Ou talvez você apenas queira conhecer lugares diferentes e sair da rotina. É por isso que estamos aqui hoje: a Entre Trilhas preparou para você uma curadoria com algumas trilhas para Mountain Bike Brasil afora. Tem trilhas para todos os gostos e níveis: entre, fique à vontade, explore e sirva-se!
COSTA DO DESCOBRIMENTO – BA
- Nível de dificuldade: Alto;
- Percurso: 120 km, de Prado à Arraial d’Ajuda, pontos históricos, belezas naturais;
- Modalidade: Mountain Bike;
Nessa trilha de mais de 100 km, passa-se por pontos históricos, onde as embarcações portuguesas chegaram, há mais de 500 anos. Há trechos de areia, terra firme e travessia de rios, além de elevações perigosas. Ao longo do percurso, é possível observar dois pontos históricos: o Monte Pascoal e a foz do rio Cauí.
- Nível de dificuldade: Variado;
- Percurso: 32 km;
- Modalidade: Variada;
- Apoio: Sinalização de segurança conforme padrões internacionais;
Como o próprio nome diz, trata-se de um verdadeiro parque de Mountain Bike nas redondezas de Campos de Jordão, localizado na Fazenda Riacho Santo Antônio, no interior paulista. Conta com diversos tipos de trilhas de dificuldades variadas, para várias modalidades. Todo Mountain Biker é bem-vindo aqui, iniciante ou expert.
- Nível de dificuldade: Moderado;
- Percurso: 20 km;
- Modalidade: Mountain Bike;
Apesar do ponto de partida, que é no Pipa Praia Shopping, essa trilha passa pelo maior santuário ecológico do Rio Grande do Norte. Ao longo do seu percurso, é possível observar a fauna marinha da região. Há trechos de falésias e areia fofa, o que dificulta o percurso. Mas como ele é curto, um iniciante também consegue desbravá-lo.
TRILHA BORBOLIGHT – MG
- Nível de dificuldade: Moderada;
- Percurso: 38 km;
- Modalidade: Mountain Bike;
Essa trilha não é tão famosa, mas é bem classificada no Wikiloc, onde os próprios usuários rankeiam e descrevem as trilhas de Mountain Bike e outras modalidades. Passa por cachoeiras e pela Serra da Gandarela. Há vários single tracks e o percurso é ideal para quem prefere estar somente na companhia da natureza.
- Nível de dificuldade: Moderado;
- Percurso: 250 km, 8 trechos de 15~60km;
- Modalidade: Cicloturismo;
- Apoio: Sinalização;
Criado especialmente para o cicloturismo, esse circuito conta com 250 km de estradas, passando por inúmeras paisagens, grandes concentrações de araucárias e atrações naturais, como a Rota das Cachoeiras.
ESTRADA SALESÓPOLIS – SP
- Nível de dificuldade: Variado;
- Percurso: 75 km, estrada de terra, subidas íngremes;
- Modalidade: Mountain Bike;
Essa estrada, também conhecida como Estrada da Petrobrás, por ligar o porto de São Sebastião a diferentes refinarias, oferece várias subidas íngremes. A vegetação é abundante e o percurso é desafiador para os iniciantes.
ESTRADA REAL – MG/RJ
- Nível de dificuldade: Variado;
- Percurso: +1000 km, cidades históricas;
- Modalidade: Variada;
- Apoio: roteiros planilhados oferecidos pelo Instituto Estrada Real;
Com mais de 1000 km, a Estrada Real atravessa Minas Gerais e Rio de Janeiro. São dezenas e dezenas de cidades, com muitos pontos turísticos e trechos para variadas modalidades e dificuldades. Há uma rota entre Mariana e Ouro Preto, de 11 km, que pode ser feita por qualquer ciclista.
CHAPADA DIAMANTINA – BA
- Nível de dificuldade: Alto;
- Percurso: 270 km;
- Modalidade: Mountain Bike;
- Apoio: Pousadas e hotéis ao longo do percurso;
O Parque Nacional da Chapada Diamantina é um famoso ponto turístico brasileiro e possui algumas das paisagens mais incríveis do nosso país. Começa na cidade baiana de Lençóis, a 400 km de Salvador. O percurso inclui cachoeiras, grutas, morros, rios e várias outras atrações belíssimas.
- Nível de dificuldade: Moderada;
- Percurso: 56 km;
- Modalidade: Mountain Bike;
- Apoio: Pousadas e hotéis com comida típica ao longo do percurso;
A Chapada dos Veadeiros foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Pelo caminho, há cachoeiras, piscinas naturais e formações rochosas, tais como o Vale da Lua. As paisagens são espetaculares.
CIRCUITO LAGAMAR – SP/PR
- Nível de dificuldade: Baixo;
- Percurso: 180 km;
- Modalidade: Cicloturismo;
- Apoio: Monitoramento da trilha, restaurantes e etc.;
Esse percurso passa por diversos pontos turísticos e belezas naturais, através do local que é considerado o maior trecho contínuo de Mata Atlântica ainda intocada do país. A fauna e a flora são extremamente abundantes, bem como a cultura local. É um prato cheio para todos os gostos!
VALE EUROPEU – SC
- Nível de dificuldade: Moderada;
- Percurso: 300 km, 8 municípios, cachoeiras, arquitetura típica e belezas naturais;
- Modalidade: cicloturismo;
- Apoio: mapa, orientações e certificado de conclusão do circuito;
Contando com excelente infra-estrutura, esse trecho percorre em torno de 300km nos arredores do interior de Santa Catarina. É um circuito fechado que começa e termina na cidade de Timbó, a apenas 30km de Blumenau. É considerado um dos maiores destinos de cicloturismo do país, passando por 8 municípios catarinenses, através de paisagens naturais e construções de época. Há, inclusive, um certificado de conclusão do circuito.
E aí… O que você achou? Tem ou não tem pra todo gosto? Acha que faltou alguma trilha? Deixe sua opinião nos comentários que nós responderemos com o maior prazer!
Um abraço!
Confira nosso último post: “Ancoragem: a medida de segurança essencial”.
Also published on Medium.