Ancoragem: a medida de segurança essencial

AVISO DE SEGURANÇA:

Atenção! Quaisquer modalidades de escalada e esportes verticais são práticas que envolvem risco de vida. Nós, da Entre Trilhas, sugerimos que os praticantes desses esportes nunca contrariem as normas de segurança ou façam mau uso dos equipamentos de escalada, nós e amarrações e ancoragem. Por isso, se você não tem experiência, procure um serviço especializado antes de praticar esse tipo de esporte. Seja esse profissional um instrutor, supervisor ou cursos na área.

Ancoragem artificial
Imagem: Pixabay

O QUE É ANCORAGEM

Ancoragem é um termo que está presente nos mais diversos campos do saber, que deriva da palavra âncora. E o que é uma âncora? Uma âncora, tradicionalmente, é um objeto metálico pesadíssimo, ligado a um navio através de uma corrente. É usado para a segurança da embarcação, na medida em que permite que fique parada, não importa o que aconteça.

Na escalada e no universo da verticalidade é a mesma coisa. A ancoragem é a sua medida de segurança essencial. Esse termo é mais específico do rapel, quando o atleta fixa a corda a um ponto de ancoragem (PA). Esse PA deve ser seguro o suficiente para que forças muito maiores que seu peso incidam ali. Mas o procedimento para assegurar um escalador é idêntico. Um parceiro de escalada faz um nó de alça no freio estático/cadeirinha do outro.

TIPOS DE ANCORAGEM

O tipo de ancoragem a ser feita depende da modalidade que está sendo praticada e influencia diretamente nos equipamentos necessários. No final do post, haverá alguns tutoriais, então você entenderá melhor do que estamos falando. Por enquanto, vamos entender melhor este tópico. Vale ressaltar que estamos falando de escalada e esportes verticais com fins recreativos. Então, não vamos tratar de assuntos que têm a ver com alpinismo industrial.

  • Ancoragens naturais
    São basicamente rochas e árvores grandes e maciças, sem sinais de danos, ambas localizadas em solo firme e estável;
  • Ancoragens artificiais
    Quaisquer objetos não naturais, destinados especificamente a esse fim. Exemplo: chapeletas, parabolts e etc. Devem ser instalados através de técnicas de equalização, para equilibrar o peso entre as ancoragens.

    Ancoragem: chapeleta
    Imagens: Alpen Pass

    Ancoragem: Parabolt

 

Sempre verifique a integridade do seu PA! No caso de uma árvore, por exemplo, seu interior pode estar podre ou oco. Empurre o objeto, tracione a corda depois de ancorada, mas garanta que está tudo o mais seguro possível.

BACKUP DA ANCORAGEM

Lembrando que é sempre uma boa ideia ter um backup. Mas o que é um backup? O backup é aquele ponto em que você executa uma ancoragem adicional com a sobra da sua corda/via. Ele serve para prevenir-se de um acidente caso a ancoragem principal falhe. Muita gente ignora esse detalhe, mas não vale a pena correr o risco. Por que desperdiçar um backup se você tem corda sobrando?

O backup dá redundância à via. Representa uma segunda chance (ou mais) de descer em segurança o seu rapel. Isso na improvável situação da primeira ancoragem falhar. Improvável porque, se você está preocupado com a segurança de todos, certamente escolherá um PA totalmente confiável.

TÉCNICAS DE EQUALIZAÇÃO

A equalização é uma técnica de ancoragem destinada a dividir as cargas entre os PA’s. Para realizar uma boa equalização, o ângulo entre a corda e os PA’s deve formar um triângulo isósceles (2 lados iguais). Se não for assim, um dos PA’s estará sobrecarregado. Outro detalhe importante é que o ângulo formado pela equalização deve ser o menor possível. Mas cuidado, respeite o limite mínimo de 8º. Nele, as forças entre cada PA estarão igualmente distribuídas, ou seja, 50/50%.

Ancoragem: Técnicas de Equalização
Imagem: Liga Rapel

Para evitar uma má distribuição de forças entre os PA’s, você pode realizar uma ancoragem auto-equalizada. Nela, a divisão das cargas se ajusta automaticamente. Mas não se preocupe, você vai aprender tudo isso nos tutoriais abaixo.

TÉCNICAS DE ANCORAGEM

Por fim, trouxemos para você algumas técnicas de ancoragem demonstradas pelo canal Liga Rapel, um portal de conhecimento do mundo vertical que tem mais de 11 mil inscritos. Aprenda:

Esses foram alguns tipos de ancoragem. Com eles, você desenrola boa parte dos PA’s. Mas vale ressaltar que existem muitos outros tipos. Você não só pode, como deve trocar informação com outros amantes do universo vertical. Nunca se sabe quando alguém conhece um sistema melhor e mais seguro que o seu.

Gostou? Chegamos ao fim dessa série que foi um guia básico sobre escalada e esportes verticais. O que você está esperando para começar a se aventurar? Procure alguém que possa te ajudar a dar os primeiros passos e se joga!!!


Confira nosso último post: “Nós e amarrações: a meia dúzia que você precisa”.


Also published on Medium.