Dicas de hidratação para esportes outdoor

Tudo que você precisa saber sobre hidratação em esportes outdoor

Dicas de hidratação para esportes outdoor
Freepik

A prática de esportes outdoor proporciona não só adrenalina e novas experiências, como também memórias inesquecíveis em cada expedição. Mas você sabia que a hidratação é um fator essencial para garantir um bom rendimento? Confira algumas dicas que a Entre Trilhas separou para quem quer se aventurar sem deixar a saúde de lado.

Como já falamos no nosso post “alimentação pré prova: 6 dicas que você precisa saber”, além da nutrição, a hidratação do corpo é primordial para quem busca aproveitar o melhor de cada aventura. Por isso, fique de olho nas dicas e aventure-se!

– Somos feitos de água

Todos nós somos dependentes de um bem que faz toda a diferença no nosso corpo: a água. Ela representa aproximadamente 60% da composição corporal humana e 75% dos músculos, ou seja, é um aliado essencial para manter a saúde em dia. Para quem pratica esportes outdoor, esse bem precisa ser monitorado ainda mais. Em muitos casos, são esportes que exigem maior desempenho e esforço físico e com isso consomem mais água, necessitando de reposição além do normal.

– Os perigos da desidratação

Para entender a importância de manter o corpo hidratado, principalmente quando se pratica esportes que exigem maior esforço físico, é preciso observar os prejuízos causados por um corpo desidratado. As consequências desse descaso podem chegar a rendimentos ruins durante as provas, aceleração do ritmo cardíaco, distúrbios como tonturas, dificuldades de concentração e até mesmo problemas renais. Por isso, não descuide do seu corpo, se hidrate.

– Hidratação no dia a dia

O recomendado é que o consumo de água diária gire em torno de 2 litros por pessoa. Segundo especialistas, essa é uma boa quantidade para manter em excelente estado todo o funcionamento do nosso corpo. Em dias mais quentes, esse número pode aumentar para até 3 litros. Entretanto, o essencial é não beber menos do que o recomendado e também não exagerar no consumo. Sucos naturais podem ser fortes aliados na hidratação do corpo.

– Comece antes

Para quem pratica ou quer se aventurar em esportes outdoor, as dicas são bem específicas. No caso de esportes de aventura, o recomendado é consumir entre 400 e 600 ml de líquidos duas horas antes do início da atividade. Neste caso a dica é consumir água, chá, isotônicos, água de coco ou sucos naturais. Nesse último caso, evitando frutas muito ácidas.

– Hidrate-se durante

Ao longo da atividade física, seja ela treino ou competição, é necessário manter o corpo hidratado. Por isso, o indicado é consumir entre 150 a 300 ml de líquidos a cada intervalo de 20 minutos para repor as perdas de suor. Um ponto importante é se hidratar mesmo sem sentir sede, já que em alguns casos o alerta já pode ser sinal de desidratação. Estipule horários para beber água e mantenha seu corpo sempre hidratado.

– Hidrate-se depois

Assim como é importante cuidar do corpo antes de cada aventura, o pós-treino pede cuidados especiais. Realizada a atividade, é hora de focar em hábitos que normalizem a quantidade de água no corpo. Por isso, invista no consumo regular de água nas primeiras horas após a atividade ser concluída.

De modo geral, é importante manter o corpo sempre hidratado. Isso não só vai ajudar a obter melhores resultados na prática de esportes outdoor, mas para manter a saúde em dia. Lembre-se que o consumo de líquidos deve ser monitorado para não causar o efeito contrário, o que em alguns casos pode comprometer o desempenho, provocar mal-estar, além de induzir a queda dos níveis de sódio no organismo, podendo provocar fortes dores de cabeça, náuseas e vômitos.

Se você é fã de aventura, vai se amarrar no nosso último post: “Conheça 4 das melhores trilhas de mountain bike no brasil”. São paisagens de tirar o fôlego que proporcionam lembranças inesquecíveis! Se precisar de equipamentos e acessórios de aventura, visite nossa loja online em www.entretrilhas.com.br.