É impressionante o quanto pode ser gratificante a possibilidade de sair da sua zona de conforto na cidade para se aventurar por alguns dias na natureza. Mas alguns cuidados precisam ser tomados para que o camping seja, de fato, uma atividade boa e revigorante. E um dos itens cruciais para a sua prática deve ser sempre a prioridade com a segurança.
Em toda trilha e em cada novo caminho pelos quais você for passar, a primeira coisa a se pensar é o que fazer para obter o máximo de segurança durante a viagem.
CHECKLIST DE SEGURANÇA: FAÇA ESSAS PERGUNTAS ANTES DE SAIR DE CASA
Saber se programar previamente, aprender sobre as rotas e se conduzir pelos caminhos da maneira ideal é um ponto fundamental da aventura. Muitas pessoas querem ser os “grandes sobreviventes” ou os “heróis da resistência”. Mas elas se esquecem que a sobrevivência começa antes mesmo aventura. Ela se inicia com o planejamento adequado:
- Estamos levando o suficiente para todos?
- Como vamos chegar lá?
- E se alguém se machucar?
- Alguém lembrou de levar material de primeiros socorros?
- E remédios para alergia, asma, indigestão, diarréia, dentre outros problemas que podem atrapalhar a viagem?
- Onde fica o hospital mais próximo?
Todas estas perguntas precisam estar respondidas antes de sair de viagem.
INVISTA EM BONS EQUIPAMENTOS
Também é importante que o viajante invista em bons equipamentos. Independentemente de qual/como seja a viagem, invista em materiais e itens de qualidade. Não adianta pagar barato para “economizar”. O camping, mais cedo ou mais tarde, testará suas habilidades de sobrevivência, e o barato pode sair bem caro. Então invista em equipamentos bons, que não irão te deixar na mão, ainda que precise gastar um pouco a mais por eles.
PENSE NOS POSSÍVEIS IMPREVISTOS
É claro que uma das delícias de acampar é que o ambiente é improvável e sempre pode surgir uma situação onde você terá que colocar seus conhecimentos e instintos de “caçador(a)” em prática. Mas é melhor já ter tudo isso já premeditado (ou pelo menos parte) para não passar apuros extras e tornar a aventura um programa de índio. Sabemos que a natureza não brinca em serviço e pode transformar aquele passeio agradável em um terrível pesadelo.
APROVEITE!
Ei! Também somos aventureiros e não estamos defendendo a total prisão da viagem a planejamentos e planilhas, afinal o melhor de todo e qualquer esporte radical/de aventura é a liberdade, a adrenalina e a espontaneidade.
Apenas ressaltamos aqui algumas preocupações técnicas com o mínimo necessário para que a viagem seja sucesso para os aventureiros. Uma vez que estes questionamentos básicos forem feitos com antecedência, a viagem como um todo sairá melhor que o esperado!
E então, anotou as dicas? Agora mergulhe na aventura!
Confira aqui nosso último post: “Saiba como usar as marchas da bike e ganhe rendimento”.
Also published on Medium.