10 Ideias para guardar a bike no apartamento (ou em uma casa sem espaço)

Andar de bicicleta é um ótimo exercício e uma ótima maneira de se locomover sem poluir o meio ambiente. O dilema surge quando você precisa descobrir onde guardar sua bike quando não tem muito espaço disponível onde mora.

Pensando nisso, separamos dez dicas para ajudar você a encontrar uma maneira de armazenar sua bicicleta dentro de seu apartamento ou casa.

Pendurá-la no teto

Bicicleta pendurada no teto do apartamento.
O teto é a melhor opção quando há falta de espaço.

A solução mais simples é instalar ganchos no teto para pendurar sua bicicleta. Se você tem uma varanda ou garagem pequena, este é o lugar perfeito para colocar seus ganchos de bicicleta. No entanto, se há realmente pouco espaço disponível, pendurar sua bicicleta no teto da sala ou do quarto provavelmente vai resolver seu problema.

Usar a parede

A sua bicicleta também pode ser acomodada na parede através da instalação de ganchos. Escolha um canto da parede onde há pouca circulação e pense nela como uma obra de arte em 3D. Além dos ganchos, pense também em suportes de apoio, que irão garantir mais estabilidade e segurança à sua bike.

Suporte para bike

Bicicleta sustentada na parede por suportes em formato de ganchos
As paredes são uma opção de decoração, inclusive. 

Essa é uma solução mais cara, mas é bastante elegante. Um suporte próprio para bicicleta é pensado em harmonizar o ambiente como um todo. Há uma preocupação com o design da peça e, por isso, espere pagar um pouco a mais por essa solução que pode dar um toque bem legal ao seu espaço.

Prateleiras

Não é a solução ideal, pois dificilmente você terá em sua casa uma prateleira tão grande a ponto de comportar uma bike. Por outro lado, mandar fazer uma desenhada para acomodar uma bicicleta poderá sair bem caro. Enfim, essa é uma sugestão que pode servir de estímulo à sua imaginação. Outra opção de prateleira é aquela que pode ser montada em cubos separados. Nesse caso, é possível montar uma configuração que acomode sua bike.

Esconder a bike atrás de um móvel

Talvez a solução mais simples de todas! Acomode sua bicicleta atrás de uma grande peça de mobiliário, como um sofá com encosto alto ou uma estante de livros. Você precisa calcular uma folga suficiente que lhe permita retirar e colocar a bicicleta ali e, claro, um móvel grande o suficiente para fazer isso!

Rack de bicicleta

Sem precisar pensar muito, a solução mais óbvia (e segura) são os racks para bicicleta. Alguns suportam duas bicicletas facilmente e ocupam pouco espaço. Embora eles não ocultem sua bike, podem ser instalados em um canto discreto ou, ainda, podem se tornar uma peça central de sua sala de estar! Alguns racks vêm integrados com lâmpadas, entre outros itens, tornando-se multifuncionais.

Aproveite as escadas

Bicicletas guardadas embaixo da escada
Normalmente o vão embaixo de escadas é perfeito para guardas sua bike.

Se você tiver uma escada em seu apartamento ou em sua pequena casa, a parte de baixo oferece excelente armazenamento que muitas vezes é esquecido. Claro que você pode simplesmente colocar sua bicicleta embaixo da escada. Mas também é possível instalar ganchos e pendurar bicicletas naquele espaço. Você também pode criar um armário ou cubículo embaixo da escada para acomodar suas bicicletas.

Instale postes fixos…

Esta é outra boa solução para falta de espaço. Postes fixos no chão e no teto, com apoios laterais, comportam até duas bikes e dão um ar mais industrial a seu espaço, além de ajudarem você a manter as paredes limpas!

… Ou pense em postes móveis

Tão resistentes quanto os postes fixos e com as mesmas características, a grande vantagem aqui está no fato de que eles podem ser movimentados, dando assim a opção de experimentar diferentes ambientes de seu espaço.

Reaproveite peças ou estruturas

Bicicleta é guardada na parede com um estrato de cama
Com um pouco de imaginação é possível criar peças incríveis para guardar sua bike

Por fim, você pode usar a imaginação para compor um espaço criativo e que combine com seu estilo para armazenar sua bike. Por exemplo, usar um estrado de cama com alças para acomodar sua bicicleta ou fixar uma grade aramada na parede, junto a ganchos, pode criar um visual interessante e inovador.

Outro ponto muito importante para quem vai guardar a bike dentro de casa é mantê-la sempre limpa. Em nosso artigo “10 dicas para limpar a própria bike” você certamente irá encontrar muita informação de qualidade!