Trilha na trilha: ouvir boa música enquanto pedala pode melhorar sua performance

Estudos comprovam que ouvir suas músicas favoritas enquanto pedala pode fazer você andar mais feliz, mais forte e mais rápido. É cientificamente comprovado que a música tem o poder de reduzir o esforço percebido, aumentar seus níveis de energia e aumentar sua resistência em até 15 %.

Para o inglês Costas Karageorghis, PhD, da Escola de Esporte e Educação da Universidade Brunel, em Londres, e uma das maiores autoridades do mundo em estudos envolvendo a combinação de música e exercício, canções funcionam como uma espécie de “droga limpa” capaz de melhorar o desempenho dos atletas durante os treinamentos.

E ele não está só

Muitos psicólogos do esporte acreditam que ouvir as músicas de que gostamos durante um treinamento físico, nos ajuda a aumentar nossa resistência em até 15% e, ao mesmo tempo, diminui nossa percepção de esforço, fazendo com que a mente se sinta menos cansada durante o treino.

Além disso, as músicas também têm um grande poder de estimular pensamentos positivos.

Ciclista escolhe uma música enquanto pedala
Ouvir a música certa pode ser potencialmente benéfico ao pedal. 

Dr. Karageorghis afirma que a música pode ser aplicada no contexto do ciclismo de duas formas:

A música pode ser usada de forma síncrona, que é quando o ciclista conscientemente tenta sincronizar sua pedalada com a música”, disse em artigo publicado no blog CyclingTips.

O PhD continua: “Ela (a música) também pode ser usada de forma não sincronizada, e é quando está em segundo plano, agindo para tornar o ambiente mais prazeroso”.

Pedalar com ou sem sincronia?

Tanto a música quanto o pedal estão relacionados a uma velocidade rítmica. No caso da música, ela pode ser medida através das batidas por minuto (bpm) ou batimentos por minuto, e assim determinar o andamento musical.

Já o treino físico do pedal está ligado à cadência, que pode ser descrita simplesmente como a sua velocidade de pedalada. Ela é medida em rotações por minuto, ou RPM. Este é o número de vezes em que seus pés fazem círculos completos em um espaço de 60 segundos de pedalada.

Ter a noção desses conceitos é fundamental para entender como a música pode ser uma aliada do seu treino. Eles podem ser trabalhados em sincronia ou não.  Veja a seguir como isso funciona.

Homem ouve música enquanto pedala
É fundamental ficar atento a fatores externos enquanto se pedala ouvindo música.

 

Pedalar em sincronia com a música

Pedalar em sincronia com a música significa seguir o ritmo da canção. Nesse caso, é importante saber a cadência desejada. Você quer velocidade ou arranque? Quer treinar sua resistência ou força? O Dr. Karageorghis recomenda medir sua cadência em RPM e duplicar esse valor para ter um tempo ideal de bpm para seguir enquanto pedala.

Podemos considerar até 90 RPM como uma cadência baixa, e acima de 90 RPM como uma cadência elevada.

Por exemplo, se você quer pedalar em uma cadência baixa, a 57 rotações por minuto, você pode usar uma música como The Way You Make Me Feel” do Michael Jackson, que tem 114 batidas por minuto.

Para descobrir o bpm de uma música você deve contar o número das batidas reproduzidas em um minuto, multiplique por 4 e você terá a resposta. Existem também APP’s que fazem esse serviço para você, como o BPM Tap, disponível para download na Google Play.

Pedalando fora de sincronia

Se a música é usada de forma assíncrona, o Dr. Karageorghis recomenda um ponto ideal entre 120 e 140 bpm: “Isso parece gerar ótimos benefícios em termos psicológicos e motivacionais. Se você vai além disso não tem um aumento correspondente nos benefícios avaliados”, afirma.

Esse intervalo de tempo pode ser reduzido ainda mais se você souber o quão pesado você quer pedalar.

Se você pensar em uma baixa intensidade de ciclismo, algo em torno de 60 % da sua frequência cardíaca máxima, então você faria isso com uma música entre 120 a 125 bpm”, diz o pesquisador.

Vamos usar como exemplo outra música de Michael Jackson, “Wanna Be Startin’ Somethin”, que bate em torno de 122 bpm.

Se você estiver pedalando em alta intensidade, você vai precisar de uma música enquanto pedala com ritmo mais acelerado tocando no seu plano de fundo.

Quando você está pedalando em altas intensidades, por exemplo, em torno de 80 a 85 % da sua frequência cardíaca máxima – então você deve procurar uma música em torno de 135 a 140 bpm.

Ouvir música enquanto pedala com segurança

Uma caixa de som acoplada ao quadro de uma bicicleta
Uma caixa de som portátil ajuda a manter as duas orelhas livres.

Dr. Karageorghis é categórico ao afirmar que a música é capaz de melhorar o desempenho dos atletas.

No entanto, ele faz um alerta: se você estiver ouvindo uma música estridente, em um volume alto, não conseguirá ouvir carros se aproximando ou um cachorro latindo e correndo em sua direção. Isso não só pode atrapalhar seu treino como irá colocá-lo em situações de risco.

Sendo assim, veja abaixo como ouvir música em segurança enquanto pedala:

Use apenas um fone de ouvido

A menos que você esteja sendo acompanhado por seu treinador, mantenha uma das orelhas livres do fone (a que está voltada para o tráfego).

Regra 60/60

Música estridente, mesmo em apenas um ouvido, pode ser uma distração e até prejudicar a sua audição. O volume máximo da maioria dos fones de ouvido é de cerca de 105 decibéis. A fala normal é entre 40 e 60 decibéis.

Os especialistas em saúde auditiva recomendam manter o volume do aparelho em até 60 % de sua potência máxima – o nível de alguém falando alto – e limitar o uso a cerca de 60 minutos por dia. Vai treinar por mais tempo? Abaixe o volume!

Caixa de som portátil

Usar um auto falante bluetooth portátil é uma opção para manter ambas as orelhas livres. Eles geralmente podem ser regulados alto o suficiente para que você possa ouvi-los, mas não a ponto de perturbar a paz dos outros, a menos que estejam muito perto.

Existem modelos bem pequenos e leves, que podem ser fixados à bike sem maiores problemas.

E, aproveitando que estamos falando sobre segurança, confira o artigo este artigo sobre marcas de capacetes para ciclismo publicado em nosso blog, onde você encontra muitas informações úteis para seu pedal.

E se estiver em Ouro Preto, venha nos visitar! A Entre Trilhas fica na rua Álvaro Guimarães Bressan, 27. Fone: (31) 3350-3324.