Barraca de Camping

4 Dicas para Escolher uma Barraca de Camping

Gosta de se meter no meio do mato? A gente também! E é por isso que estamos aqui para falar do item mais importante para quem curte encher o cadarço da bota de carrapicho (entendedores entenderão). De qual equipamento estamos falando? Da barraca, claro! E aqui vamos te dar algumas dicas para escolher melhor uma barraca para camping.

1. Observe a categoria da barraca

Existem dois tipos básicos:

  • Três estações: são barracas leves e compactas, ideais para a maioria dos tipos de clima encontrados no Brasil, com certa resistência a ventos e chuvas.
  • Quatro estações: são barracas mais rústicas (e também mais pesadas), ideais para condições climáticas mais intensas. Elas são mais caras e podem ser encontradas em lojas especializadas.

Além desses dois tipos básicos, de acordo com as estações do ano, existem ainda opções mais específicas, como barracas para montanhas – ideais para você que planeja enfrentar até mesmo a neve, e barracas de verão, que são leves e ventiladas, mas não indicadas para dias chuvosos.

Por isso, antes de comprar sua barraca de camping, pense em qual categoria o uso que você pretende fazer dela se enquadra.

2. Escolha o peso ideal

Ao escolher uma barraca, existem dois pontos importantes: quantas pessoas serão abrigadas nela e quais as distâncias que serão percorridas. Se ainda não ficou óbvio o porquê você deveria refletir sobre isso, sinta-se convidado a fazer algumas trilhas de alguns dias com uma mochila de algumas dezenas de quilos nas suas costas. Você logo vai querer eliminar os quilos desnecessários.

Dito isso, existem três tipos de barraca de camping, quanto ao peso:

  • Pequenas (uma ou duas pessoas), de 0,5 a 1,5kg;
  • Médias (duas a três pessoas), de 2 a 4kg;
  • E grandes (mais de três pessoas), acima de 5kg.

Detalhe importante: os fabricantes não levam em consideração o equipamento que você vai guardar dentro da barraca. Por isso, pense bem quantas pessoas e quais equipamentos ficarão dentro da barraca antes de escolher a sua.

3. Verifique se a costura é selada

Sabe aqueles pontos do tecido em que é feito a costura, os furinhos? Algumas barracas de camping não são seladas naqueles pontos, e isso permite a desagradável entrada de água. Se você comprou ou pretende comprar uma assim, não é o fim do mundo: existe no mercado um selador líquido de silicone, que serve não só para tapar esses buraquinhos da barraca, como também para reforçar a costura da sua mochila. Dois coelhos numa cajadada só! Afinal, você também não quer uma mochila mais pesada porque ela molhou, certo?

4. Escolha a cor da barraca de camping

Tá pensando que a escolha da cor da barraca é uma simples questão de estética? Não, não é! Pense numa barraca verde, marrom ou acinzentada em um ambiente de vegetação densa. Se perdeu? Pense no que aconteceria em uma situação de salvamento.

Prefira cores vivas: elas são ideais para serem identificadas de longe. Assim você não precisa se preocupar em se perder da sua barraca. De quebra, essas cores favorecem a entrada da luz diurna.

E aí, gostou? Com essas quatro dicas, você certamente está melhor preparado para escolher sua barraca de camping. Se você tem mais alguma, compartilhe com a gente nos comentários. Quem está começando agradece!

Um abraço!


Confira nosso último post: “6 dicas para andar em um pelotão de Mountain Bike”.