5 Dicas para Conservar sua Barraca de Camping

Ultimamente temos feito algumas séries de diferentes práticas esportivas aqui no blog da Entre Trilhas, e dessa vez o assunto é camping. No nosso último post, te demos algumas dicas para escolher melhor a sua barraca de camping. Agora que você já comprou a sua, que tal algumas dicas para conservá-la por mais tempo?

1. Faça uma montagem de teste

“Mas eu sei montar uma barraca”. Sim, mas se sua barraca de camping vier com um defeito de fábrica ou faltar alguma peça, como um espeque, no meio da montanha, você vai ter problemas sérios, certo? Então que tal investir alguns minutos a mais antes da aventura para fazer uma montagem de teste?

Faça dentro de casa mesmo, na garagem, na sala… Onde houver espaço. Siga as instruções de montagem do fabricante, faça um checklist dos equipamentos, verifique sua integridade… Com essas pequenas atitudes, você vai se prevenir contra grandes e desconfortáveis eventualidades.

2. Limpe e seque sua barraca toda vez que usá-la

Usou a barraca? Legal! Sujou? Limpe! A sujeira, a água e também a exposição ao sol danificam as fibras de nylon da sua barraca. A umidade pode causar mofo. E isso, além de deteriorar o seu equipamento mais precioso, vai deixar um baita de um cheiro ruim.

Quer uma dica? Enquanto dobra a barraca, passe um pano nas partes que estavam em contato com o solo. Seque as partes úmidas, pelo menos o sobreteto e o piso. Elimine as sujeiras que ficaram por dentro do quarto da barraca.

Não use produtos químicos nem ferramentas agressivas. Use panos como perfex, e deixe sua barraca de camping secar na sombra. Você pode fazer isso com ela montada mesmo. Se não puder deixá-la secar por completo durante o camping, monte-a e deixe secar na sombra em casa.

3. Use uma lona debaixo do piso

Quer evitar furos no piso da sua barraca? Limpe o solo sobre o qual você vai montá-la. Remova pedrinhas, gravetos ou qualquer coisa que possa danificá-la. Depois disso, estenda uma lona (daquelas de construção, das que se compram em supermercado ou outras de materiais mais grossos) sobre o local de montagem. Isso vai te proporcionar pelo menos três benefícios:

  • Mais segurança para o piso da barraca;
  • Menos umidade;
  • Maior conservação do calor.

As barracas de camping importadas costumam já vir com um footprint, que é essa lona para se usar debaixo da barraca, mas nos outros casos… Você vai ter que improvisar.

4. Escolha um bom lugar para montar sua barraca

Essa vale para a dica anterior também: você não quer um solo acidentado. Você não quer montar a sua barraca perto de um córrego que corre o risco de transbordar em caso de chuva. Nem debaixo de um pé de jaca. Não faça isso!

Procure montá-la debaixo de sombra também. Nós já falamos, o sol em excesso prejudica as fibras do nylon.

5. Sempre leve silver tape na mochila

Conhece uma coisa que faz milagre? É esse bendito do silver tape. Com ele dá pra remendar com segurança todo tipo de coisa que você imaginar, pois é uma fita resistente com alta vedação. Não é atoa que ela é usada para tapar buracos em pranchas de surf.

Gostou? Encerramos nossa série com dicas de camping. Agora você está craque em barraca de camping. Deixe nos comentários se você conhece mais alguma dica para conservar melhor a sua barraca, os iniciantes agradecem.

Um abraço!


Confira nosso último post: “4 dicas para escolher uma barraca de camping”.