4 dicas para se preparar melhor para uma competição de MTB

Competição de mtb: single line
Imagem: Pixabay

Pensar em esporte implica, muitas vezes, pensar em competição. Mesmo que você seja um amador e pratique o mountain bike por puro prazer, pode ser que chegue um momento em que deseje testar seus limites. Para isso, nada melhor que uma prova de fogo!

Independentemente do resultado final, o importante mesmo é sair com a certeza de que você deu o seu máximo. É com isso que você vai garantir sua emoção de ser um vencedor. O primeiro passo é superar a si mesmo, e a melhor maneira de fazer isso é se preparar. Aí vão algumas dicas para te ajudar a fazer isso:

Planeje-se bem

A primeira etapa para se preparar para uma competição e prever os possíveis problemas é se planejar — e seguir o seu plano. O tempo que você vai gastar fazendo isso depende de uma série de fatores, como experiência e recursos, mas o ideal é que comece o quanto antes. De três a seis meses de antecedência, pelo menos, para conseguir um bom resultado.

Estude criteriosamente o trajeto que você irá percorrer, reunindo o máximo de informações que puder: distância, clima, etapas do percurso, subidas, inclinação, obstáculos, altimetria, se haverá trechos noturnos e etc.

Se precisar, faça isso entrando em contato com a organização do evento. Mas não pense somente no percurso. Planeje-se também quanto a si mesmo, sua bike e todos os outros aspectos a seguir.

Treine duro

Agora que você já tem toda a informação necessária, vai ficar mais fácil estabelecer sua rotina de treinos. Sabendo do percurso, dos obstáculos, das subidas e etc, você vai poder treinar baseado nos seus pontos fortes e fracos. Se você ainda não é muito bom em subidas longas e sabe que vai enfrentar isso na competição, pode treinar para melhorar.

Também é uma ótima ideia simular a competição durante o seu período de treino. Faça isso nas condições mais semelhantes possíveis à prova: com o mesmo equipamento e carregando os mesmos acessórios que pretende usar no dia, com condições climáticas similares, com a mesma bike, com trajetos parecidos e tudo o mais.

Se tiver possibilidade, simule no próprio percurso da competição. Faça um reconhecimento da pista nos dias da véspera, ou, pelo menos, dos pontos mais importantes. Na última semana que antecede o evento, não treine pesado demais a ponto de se colocar em risco de ter uma lesão no dia, nem fique sem treinar para não perder condicionamento.

Cuide da sua alimentação, hidratação e descanso

Você estabeleceu um método de alimentação e hidratação junto com seu planejamento. Não introduza alimentos e hábitos estranhos durante o período que antecede a competição, especialmente quando ela estiver próxima. Seu corpo pode reagir mal.

A melhor opção é sempre procurar um nutricionista, mas na falta de um, experimente diferentes planos de alimentação até descobrir o que melhor se adequa a você e se mantenha nele. Não ingira grandes quantidades de açúcar, evite alimentos industrializados e não cometa excessos. Prefira alimentos naturais. Hidrate-se bem com água e líquidos que tenham sais minerais.

Enquanto dormimos, nossas fibras musculares se recuperam melhor. Entenda a quantidade de horas que você precisa dormir para estar descansado no dia seguinte, e crie as condições necessárias para que você possa fazer isso todas as noites.

Leve tudo que vai precisar e pense nos imprevistos

Aqui não cabe só o que você vai comer e beber durante o percurso. Aliás, você deve se acostumar a ingerir nutrientes periodicamente, principalmente durante as provas muito longas, mesmo que não sinta fome ou sede. Algumas coisas que você deve levar:

  • Alimento e líquido, água, isotônico, carboidrato em gel e barras de cereais;
  • Material para reparos básicos, como uma câmara de ar sobressalente e jogo de chaves — e saiba fazer pequenos reparos;
  • Bike em perfeitas condições, porque além de levar a bike certa, você não vai querer problemas técnicos no meio do percurso.

Com essas dicas, você vai se preparar muito melhor para as suas competições de MTB. A última dica é aproveitar: vai lá e descubra do que você é capaz!


Confira nosso último post “Sistema Tubeless de pneus: ótima idéia ou “grande furada”?”.

Um abraço e até a próxima!


Also published on Medium.