5 táticas para encarar as subidas no Mountain Bike

Subidas no mountain bike: single line
Imagem: Pixabay

Se você é um mountain biker, sabe que as subidas são uma parte desafiadora da sua rotina de treinos. Se atravessar pedras, raízes, lama e outros obstáculos — no plano ou numa descida — pode ser difícil, era de se esperar que numa subida fosse mais ainda. Mas não precisa ser assim! Tecnicamente, existem estratégias que você pode adotar para transpor mais facilmente essa etapa das trilhas.

Mantenha a postura correta

Você estará lutando contra a gravidade, então se levantar para facilitar a pedalada vai parecer algo óbvio a se fazer. Porém, há alguns problemas em usar esta tática:

  • Má distribuição de peso entre as rodas;
  • Pouca tração na roda traseira (exatamente o oposto do que você precisa nesse momento);
  • Risco de queda — caso a parte de trás da sua mountain bike levante;
  • Pouco controle sobre a bike.

Levantar é uma boa tática para enfrentar pequenas subidas, quando é necessário atacar, mas uma péssima ideia quando se trata das longas — que, aliás, são muito frequentes.

O correto a se fazer, nessas situações, é se manter sentado sobre a parte frontal do selim. Isso vai facilitar a projeção do seu corpo em direção ao guidão, ao mesmo tempo em que te ajuda a distribuir o seu peso corporal entre as rodas dianteira e traseira, sem que esta última perca a tração tão necessária com o solo. Observe os profissionais, pois é isso o que eles fazem.

Cadência adequada

Antes de encarar uma subida, uma boa ideia é trocar para uma marcha mais leve. Você perde em velocidade e deslocamento, mas ganha em não ter que desperdiçar tanta energia para subir. Seria uma tarefa praticamente impossível ter que encarar uma subida longa com uma marcha mais pesada.

A questão é que, com a marcha leve, a pedalada fica mais fácil. E por isso a cadência é tão importante. Mantenha a cadência no maior nível que puder, mas sem exagerar. Tenha consistência. Isso vai exigir muito da sua capacidade cardiorrespiratória, então esteja preparado fisicamente. A questão é que seu coração e pulmões estão muito mais preparados para lidar com longos períodos de esforço físico do que suas pernas. Lembre-se de respirar corretamente!

Controle sua potência

Por causa dos variados obstáculos que você tem que enfrentar como mountain biker, é bem provável que os picos irregulares de potência na pedalada façam com que sua bike perca a tração. Por isso, mantenha a consistência na potência da sua pedalada também. Isso significa pedalar com um ritmo mais suave e constante, evitando que você perca o controle.

Desenvolva estratégias mentais

A menos que você pratique modalidades de MTB que só incluam descidas, e use uma caminhonete pra se deslocar, as subidas farão parte da sua rotina. Aceite este fato! Então manter a cabeça no lugar é muito importante na hora de uma subida. O fator psicológico pode influenciar decisivamente no resultado, seja para melhor ou pior.

As subidas são uma oportunidade de superar a si mesmo. Uma das maneiras de fazer disso um mindset é dividindo a subida em várias etapas menores. Use obstáculos específicos ou distâncias percorridas, e toda vez que você superar uma etapa, comemore! Para se ajudar, você pode:

  • Contar quantas etapas você JÁ superou;
  • Contar quantas SÓ faltam;
  • Contar os segundos em vários ciclos de um minuto;
  • Lidar mentalmente com uma etapa de cada vez.

Isso é algo muito pessoal. Crie e adote a estratégia que for melhor pra você.

Escolha a melhor roda e calibre o pneu corretamente

A física diz que quanto maior a superfície de contato, maior o atrito, o que significa que quanto mais partes da roda na lama, mais tração — e é dela que você precisa. Mas isso não significa necessariamente que uma roda maior vai ser melhor para você.

O tipo de bike e o tamanho do aro que você usa tem a ver com muitas outras características particulares suas. Um aro maior significa uma roda maior e, por isso, mais contato com o solo, mas um aro menor significa mais leveza e agilidade na subida.

A mesma coisa com a calibragem dos pneus. Um pneu duro pode facilitar a pedalada, mas diminui a superfície de contato com o solo. Um pneu com pressão mais baixa está menos sujeito às derrapagens, mas se for baixa demais, fura mais fácil nas pancadas. Por isso, teste bastante até descobrir a melhor calibragem para você.

As subidas são tão certas quanto a gravidade, mas seguir estas dicas te fará encará-las com muito mais segurança. E então, bora testar?


Confira nosso último post “4 dicas para se preparar melhor para uma competição de MTB”.

Um abraço e até a próxima!


Also published on Medium.