5 Coisas que você precisa saber antes de acampar

Acampar é uma excelente forma de estar em contato com a natureza, conhecer novos lugares, e reunir amigos. Mesmo em viagens de fim de semana ou feriados, isto é, em poucos dias fora da rotina, já é possível descansar bastante e retornar com as energias recarregadas. 

E, como em qualquer viagem, o acampamento também demanda certa preparação, sobretudo se pensarmos que é preciso planejar uma logística de alimentação, preparação dos equipamentos, entre muitos outros fatores. Inclusive, não dar a atenção necessária para essa fase de planejamento pode levar você a ter uma experiência muito ruim e nunca mais desejar acampar novamente. 

Pensando nisso, trouxemos no post de hoje 5 coisas que você precisa saber antes de acampar. Confira!

1. Atenção à previsão do tempo

Acampar com chuva está longe de ser ideal. Ainda que algumas medidas possam ser tomadas para proteger a sua barraca, ficar confinado nela por várias horas já será um grande inconveniente. Por isso, atenção à previsão do tempo para a data de sua viagem. 

Ainda que as previsões não acertem em 100% as condições do tempo, optar por uma semana com baixa possibilidade de chuva já é uma forma de se resguardar.

2. Escolha um camping com boa infraestrutura

A escolha do camping é um ponto fundamental para a qualidade de sua experiência em um acampamento. Tenha em vista que, um local com infraestrutura de banheiro, equipamentos básicos de cozinha, e controle de acessos para proporcionar maior segurança, permitirá que você desfrute de uma viagem com todo o conforto e tranquilidade.

3. Prepare e teste todos os equipamentos antes de viajar

Teste todos os seus equipamentos antes de viajar

Chegamos a um ponto crítico para quem nunca acampou ou tem pouco experiência com as demandas logísticas de um acampamento: a preparação dos equipamentos. O principal deles, certamente, é a barraca. 

E, na hora de escolher a sua, é muito importante ficar atento a pelo menos três aspectos:

  • impermeabilidade: em caso de chuva, uma barraca impermeável protegerá você e seus pertences. Atenção: as barracas de modelo mais simples, encontradas geralmente em supermercados, não são impermeáveis;
  • tamanho da barraca: as especificações de tamanho da barraca são bastante precisas. Por isso, nada de acomodar três pessoas em uma barraca para apenas duas. Observação: as indicações de tamanho não levam em conta as mochilas. Logo, uma barraca indicada para duas pessoas não comporta também as bagagens;
  • clima: para locais de clima quente, o ideal é contar com barracas com maior ventilação, que permitam a circulação de ar. 

Vejamos, agora, um pequeno checklist para os demais equipamentos:

  • forro ou isolante térmico, tanto para proteger a barraca de eventuais chuvas, quanto para forrar o chão e proteger os ocupantes do frio;
  • toldo para sombrear a barraca e também proteger da chuva;
  • colchão inflável e bomba de ar, ou colchonete;
  • saco de dormir para locais mais frios;
  • travesseiros ou almofadas e
  • cobertores.

4. Leve água e comida em proporções suficientes

Leve água e comida em proporções suficientes

De maneira geral, nos acampamentos, as pessoas preparam suas próprias refeições, embora em algumas localidades seja possível comer fora. Independentemente de qual seja o seu caso, sempre leve comida e água em proporções suficientes para os dias de acampamento. 

E, além dos alimentos, não se esqueça dos utensílios para preparar a comida, como fogareiro, panela, caneco, talheres, e tudo mais que for necessário para cozinhar. E, claro, nada de poluir o local enquanto cozinha.

5. Siga recomendações de segurança

É muito importante seguir as recomendações de segurança para a localidade onde for acampar. À noite, por exemplo, pode ser necessário acender uma fogueira para evitar a presença de animais, sempre, com muito cuidado, para evitar incêndios.  

Em caminhadas por trilhas, não se arrisque em locais de difícil acesso e esteja sempre em companhia de outra pessoa. Ademais, busque conhecer quais são as recomendações dos administradores do parque ou camping, e tenha sempre com você um kit de primeiros socorros.

E, aproveitando que estamos falando sobre acampar, que tal conferir o checklist completo com tudo o que não pode faltar em seu acampamento?