5 Dicas para quem quer se tornar um atleta profissional de MTB

Muitos ciclistas sonham em se tornar um atleta profissional de MTB. E, como em qualquer outro esporte o caminho até lá pode ser longo.

Pensando na modalidade mais popular de MTB, o Cross-Country, temos provas do circuito mundial de até 100km de distância. Trajeto, muitas vezes, percorrido em terreno árduo, como trilhas e estradas de terra.

Competidores aptos a disputar essas etapas se preparam por anos e mantém uma rotina intensa de treinos. Temos, ainda, questões que extrapolam os pedais, como a necessidade de conseguir patrocinadores para financiar equipamentos, viagens, e tudo mais que um atleta profissional precisa para competir em nível profissional.

Neste artigo, vamos abordar todos esses pontos a partir de 5 dicas para quem quer se tornar atleta profissional de MTB.

1. Mantenha uma alimentação equilibrada

Vamos iniciar nossas dicas por um ponto elementar: ter uma boa alimentação. Afinal, vida de atleta é sinônimo de comer bem.

E, para que você tenha uma ideia do nível de exigência em relação a esse quesito, especialistas em nutrição esportiva sugerem que o percentual de gordura de um ciclista profissional varie entre 6 e 14%.

Quem já vem se preparando sabe o quão desafiador pode ser alcançar essa “meta”. Logo, é mais que necessário evitar alimentos gordurosos, entre outros vilões, como o açúcar. E, para além disso, seguir uma dieta rica em carboidratos e proteínas para ganhar massa muscular.

Em dias de provas, uma dica interessante é evitar alimentos ricos em fibra, como feijão, arroz integral, e cereais, pois eles dificultam o processo de digestão e podem causar certo desconforto durante o pedal.

No mais, basta ter uma conduta de bom senso ao se alimentar. Dê preferência a alimentos naturais, como verduras, frutas e hortaliças. E, claro, ninguém deve viver em um mundo de restrições. Fugir da dieta, de forma pontual, faz parte do processo.

2.  Crie uma rotina de treinos à altura de um atleta profissional de MTB

Nem só de pedal é feita a preparação de um atleta profissional de MTB. A rotina de treinos desses ciclistas contempla atividades para fortalecimentos de todos os músculos possíveis, além de exercícios que trabalham o equilíbrio.

Um programa de treinos completo inclui musculação, treino funcional, pilates, natação, entre outras atividades. Toda essa preparação é fundamental para evitar lesões e alcançar a constituição física ideal.

E, para pedalar efetivamente, é preciso trabalhar séries específicas de resistência, força, intensidade, entre outras variações. Especialistas recomendam que as principais séries de um programa sejam repetidas, pelo menos, três vezes por semana.

Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado com exageros. Quanto a isso, o técnico da seleção brasileira de MTB, Cadu Polazzo, traz algumas recomendações em entrevista veiculada no blog VO2 Bike:

  • se você está treinando pesado e o rendimento está diminuindo, treine leve, por um período de dois a seis dias, para o organismo se recuperar;
  • no dia seguinte a um treino pesado, faça treinos de recuperação ativa com baixa intensidade;
  • depois de atingir o pico da forma, descanse realizando treinos leves e praticando outras modalidades por um período de 7 a 30 dias, dependendo do seu calendário e nível de cansaço;
  • conte sempre com a orientação de um treinador experiente, para obter bons resultados e evitar lesões em sua preparação.

3. Viva para o esporte

A grande diferença de um atleta profissional para um atleta amador é, que um vive para o esporte, e outro não. Henrique Avancini, por exemplo, campeão mundial na modalidade Mountain Bike Maratona, em entrevista ao Globo Esporte, revela que, nas 15 semanas que antecedem uma competição, sua carga de treinos chega a 10h diárias, sem descanso nos fins de semana.

Sem entrar no mérito das dificuldades enfrentadas por quem ainda está dando início a uma trajetória de atleta profissional, devemos destacar que a chamada “dedicação exclusiva” é um ponto inegociável. Além da rotina extenuante de treinos, o competidor necessita de muitas horas de descanso, acompanhamento médico/nutricional regular, além de cuidar de aspectos administrativos de sua própria carreira – atividades que tomam bastante tempo.

4. Estipule metas para si

Estipule metas para si para chegar mais longe
Estipule metas para si para chegar mais longe

Até se tornar um atleta profissional de MTB, um ciclista precisa vencer muitas etapas, seja em termos de desempenho, ou de preparação. Sem dúvida alguma, esse é um processo cheio de incertezas e dificuldades.

Para quem deseja obter mais chances de sucesso nessa empreitada, é muito importante estipular metas. Isso deve fazer parte, inclusive, de seu planejamento de carreira.

Há muitas formas de fazer isso. Frente ao calendário de provas e baseado em seu desempenho de momento, trace o objetivo de vencer uma etapa regional, por exemplo. Ou, ainda, conseguir uma classificação para uma etapa nacional.

À medida que você conquistar esses objetivos “menores” frente ao objetivo principal de se tornar um atleta profissional de MTB, certamente haverá um ganho em termos de estímulo para seguir sua trajetória.

5. Busque seus primeiros patrocínios

No tópico anterior, citamos a necessidade de estipular metas para si e traçar um planejamento de carreira. Esse conjunto de esforços deve estar aliado à busca por parceiros que te proporcionem condições de continuar perseguindo seus objetivos. Estamos falando de conseguir patrocinadores.

Para isso, é muito importante, desde o início de sua trajetória como ciclista profissional, buscar meios para se promover. Nas redes sociais, por exemplo, você pode divulgar as competições que participa, sua rotina de treinos, e ainda compartilhar conteúdos sobre o universo do ciclismo. 

Divulgue sua participação nas em competições nas redes sociais
Divulgue sua participação em competições nas redes sociais

Também é interessante contar com um portfólio digital, com informações sobre você e suas conquistas, que pode ser utilizado como uma espécie de cartão de visitas na hora de contatar algum potencial parceiro.

E, no momento de abordar alguma empresa ou instituição, a proposta deve destacar os possíveis ganhos que a marca terá se te patrocinar. Você pode, por exemplo, apresentar seu calendário de provas, informando o número de espectadores das provas e a audiência que os organizadores movimentam na internet. Vale, ainda, destacar as perspectivas para sua carreira, deixando claro seu potencial para chegar no circuito profissional.

Aproveitando que falamos sobre como se preparar para se tornar um atleta profissional de MTB, confira esta entrevista que fizemos com Bernardo Cruz, 5 vezes campeão brasileiro de Downhill, uma das modalidades do mountain bike.