5 Gadgets incríveis para sua bike

Seja você é um ciclista casual ou aquele fissurado que aproveita todo o tempo livre para se jogar em uma nova aventura com sua bike, ter o equipamento certo para curtir aquele momento da melhor maneira vai fazer uma enorme diferença.

Projetados para satisfazer as mais variadas necessidades através da tecnologia e também da criatividade, esses inovadores gadgets (que significa dispositivo em português) chegaram para tornar a sua experiência com o pedal ainda mais incrível.

Pensando nisso, vamos listar 5 gadgets para bike incríveis

Haiku

Haiku

Não há dúvida de que os smartphones mudaram completamente a maneira como navegamos, tanto em nossos carros, quanto a pé e, obviamente, de bike!

Hoje em dia, é um assunto simples digitar o nome ou o endereço de um lugar para onde você quer ir e receber instantaneamente instruções sobre como chegar lá. Porém, os celulares não tiveram o mesmo impacto na navegação durante o pedal, em grande parte porque as telas sensíveis ao toque podem ser difíceis para operar enquanto se pedala, fora a questão da chuva, adaptação a suportes, trepidações, entre outros pequenos entraves.

Mas um novo dispositivo chamado Haiku está mudando completamente essa experiência, permitindo que os passageiros interajam com uma variedade de recursos baseados em smartphones simplesmente usando gestos da mão.

Projetado para ser acoplado ao guidão da sua bicicleta, o Haiku funciona como navegador, computador de bordo e dispositivo de comunicação.

Este pequeno gadget se conecta ao seu smartphone via Bluetooth e usa os dados de seu celular para fornecer acesso instantâneo a notificações, mensagens, telefonemas e – o que mais interessa – sinais de navegação. Todos exibidos em sua tela em um display de visual clean e de fácil leitura.

Por enquanto ele ainda não é comercializado no Brasil, mas pode ser comprado por 129 Euros diretamente no site do fabricante (frete e taxas de importação não inclusas).

Sony FDR-X3000R

As ‘Action Cams’ da Sony são atualmente as maiores concorrentes da Go Pro. Essa disputa pelo topo do mercado tem rendido câmeras de ação cada vez mais inovadoras.

No caso da FDR-X3000R, a Sony desenvolveu um equipamento para agradar em cheio aqueles que buscam uma tecnologia sofisticada, de alto rendimento, design compacto e inovador.

A Sony FDR-X3000R tem dimensões realmente compactas: 24.2 mm x 47 mm x 83 mm, e pesa apenas 63g. Tal leveza permite você acoplar o equipamento ao capacete ou ao guidão sem perceber o peso durante longas pedaladas.

Com essa câmera 4 K é possível registrar imagens nas resoluções Full HD 1080 / 60p e HD 720 / 120p; além do modo de super câmera lenta, estabilizador eletrônico, GPS; e suporta Wi-Fi com a possibilidade de streaming (transmissão) ao vivo.

A “cereja do bolo” da FDR-X3000R é seu controle remoto com uma pequena tela LCD, que permite acionar os comandos remotamente, e que funciona muito bem quando acoplada ao guidão da bike, permitindo acompanhar e dirigir as imagens em tempo real, seja qual for a parte de seu corpo (ou da bike) em que a câmera esteja acoplada.

Toda essa inovação, porém, tem um preço, e ele é salgado… A Sony FDR-X3000R pode ser encontrada em lojas online por um valor médio de R$ 3.600,00.

SussMyBike

https://vimeo.com/142854793

Suspeitando que as configurações da suspensão de sua MTB nunca estavam funcionando como poderiam, o norte-americano Alan Mason desenvolveu um pequeno registrador de dados capaz de medir com precisão como a suspensão de sua bike estava trabalhando ao longo de suas trilhas.

Analisando os dados, ele descobriu como sua forma de pedalar e o terreno da trilha impactavam na configuração da bike. Com essas informações, ele finalmente conseguiu configurar sua bike perfeitamente e de acordo com o terreno a ser percorrido.

Mais do que isso, ele viu que tinha em mãos um produto extremamente útil e resolveu lançá-lo no mercado.

Através de uma bem sucedida campanha de crowdfunding Mason levantou a verba necessária para desenvolver e lançar o Sussmybike, um pequeno dispositivo eletrônico que se ajusta ao seu garfo / amortecedor e mede o que está acontecendo quando você anda na bike.

As informações coletadas pelo SussMyBike são descarregadas em um app para smartphone (Apple / Android) que analisa o movimento da suspensão e fornece ao ciclista dados precisos sobre a movimentação em determinado terreno. Literalmente uma mão na roda para alinhar a suspensão de sua bike dentro da configuração ideal para você.

Visite o site oficial da SussMyBike para saber mais sobre essa belezinha.

Strava

O Strava é um app criado com o objetivo oferecer uma plataforma onde é possível criar um perfil e planejar seus passeios, além de verificar seu próprio desempenho e conhecer pessoas que treinam em sua região.

Você registra a sua atividade usando o seu smartphone (Apple / Android) ou algum dispositivo GPS (Garmin, Suunto, etc.) e após o treino faz o upload da atividade.

Uma vez registrada, a atividade permite analisar os dados do treino e comparar seu desempenho com o de outras pessoas conectadas ao Strava.

Ele também permite que se cadastre sua bike em seu perfil. Dessa forma, o aplicativo registra e contabiliza a quilometragem rodada. Informação muito útil para programar e controlar revisões e as trocas de componentes da relação como coroa, cassete e correntes.

Para quem está mais forte na pegada do treino, é possível adquirir uma versão paga do Strava, chamada Summit, que pode ser comprado em três pacotes separados (treino, análise ou segurança) ou na versão completa, que oferece as três opções.

Hammerhead

Em forma de um T e perfeitamente dimensionado para o seu guidão, Hammerhead é um dispositivo para navegação criado para simplificar as informações sobre direções a serem seguidas ajudando você a manter os olhos na estrada.

O dispositivo usa uma iluminação LED RGB brilhante que pode ser vista sob qualquer condição de iluminação. Com o aplicativo para smartphones conectado ao Hammerhead, o ciclista programa as informações de rota e navegação.

O GPS é enviado para o aparelho através de Bluetooth durante a pedalada, enquanto as informações são transmitidas através de uma combinação de luzes. A matriz de luz do centro, por exemplo, mostra a distância para curvas, colinas ou outros pontos de referência, ao passo que as luzes laterais piscam para indicar curvas que precisam ser feitas.

O Hammerhead também possui um painel frontal que funciona como lanterna durante a noite. Os fabricantes do Hammerhead, no entanto, anunciaram que o equipamento passará por uma reformulação e uma nova versão em breve será comercializada. Por enquanto, só nos EUA e Europa.

E para ficar por dentro de dicas e novidades sobre o universo das bikes, acesse sempre o Blog da Entre Trilhas!