Pelotão de Mountain Bike

6 Dicas para andar em um pelotão de Mountain Bike

Se você é praticante, admirador ou entusiasta do Speed, com certeza você tem ou já passou pela sensação de ficar intrigado quando diante de um pelotão de Mountain Bike. Andar com um pelotão pela primeira vez causa um sentimento de conquista, mas tem ciclista que tem medo de fazer isso – e é normal! Fica tranquilo(a).

É por isso que estamos aqui hoje: para te dar algumas dicas para andar em um pelotão de Mountain Bike, assim você vai estar melhor preparado para a sua primeira vez.

Comece no final da fila

Se você é iniciante e vai dar sua primeira pedalada, seja prudente: que tal começar no final do pelotão? Observe os ciclistas mais experientes, analise como eles se movimentam e vá internalizando essas manhas. Com o tempo, você vai ter muito mais segurança para se embrenhar lá no meio.

Fique atento: de olho na frente

Assim como pilotar um carro no trânsito, pedalar em um pelotão de Mountain Bike requer muita atenção. A maioria dos acidentes ocorre por causa de um ciclista que se embolou na frente e levou vários outros com ele.

Por isso, esteja sempre atento. Fique de olhos bem abertos ao que está acontecendo com os ciclistas na sua frente e na testa do pelotão, bem como possíveis obstáculos dos quais você e o resto do pelotão estejam se aproximando. Isso vai garantir que você tenha tempo o suficiente para sinalizar quem estiver atrás de você, se for necessário.

Olhe para trás antes de manobrar

Na mesma linha da dica anterior, se você tem que prestar atenção à sua frente para minimizar os riscos pelas imprudências de terceiros, por que não ser um terceiro prudente?

Olhe para trás antes de manobrar. Sinalize, avise. Faça movimentos suaves. Com essas pequenas medidas, você pode evitar um desastroso efeito dominó no meio do pedal.

Mantenha distância

Não sobreponha sua roda à do ciclista da frente! Para que fazer isso? A gente sabe que pegar o vácuo é uma estratégia inteligente para poupar energia, mas grudar no ciclista da sua frente não vai aumentar seu desempenho, além de só aumentar o risco de um verdadeiro acidente generalizado.

Até um metro e meio de distância, o vácuo ainda atua perfeitamente aumentando o desempenho do seu pedal. Mantenha a distância adequada para ter uma margem de manobra suficiente em um caso de necessidade.

Não ande no clip

Andar no clip significa menor controle da bike, além de maior distância dos freios. Isso significa que você tem a sua margem de manobra diminuída, já que suas mãos têm que se deslocar para fazer alguma coisa. E isso é perigoso, porque no pelotão de Mountain Bike a proximidade entre os ciclistas já reduz a margem de manobra.

Use os freios com consciência

Na mesma linha das dicas anteriores, você precisa ter uma experiência maior para andar em um pelotão, bem como uma grande consciência de como controlar a sua bike. O freio está incluso no conjunto. Uma frenagem brusca pode causar acidentes. Por isso, saiba bem como funciona o freio da sua bike e prefira frenagens suaves. Prefira, se possível, nem frear, mas controlar a velocidade com a mudança de ritmo da pedalada.

E aí, o que você achou? Está se sentindo mais seguro para fazer seu primeiro pedal em um pelotão de Mountain Bike? Conte pra gente nos comentários!


Confira nosso último post: “Equipamentos Básicos para Mountain Bike”.