Equipamentos Básicos para Mountain Bike

Se você pratica MTB há algum tempo, sabe que é um esporte intenso. Assim, existem alguns equipamentos básicos para Mountain Bike que vão melhorar a sua prática. Alguns deles, inclusive, são indispensáveis para a sua própria segurança. Vamos ver alguns?

Capacete

Um bom capacete é o item mais básico de um praticante de MTB. Cair e bater a cabeça não é uma experiência nem um pouco desejável, mas usar um capacete pode evitar cortes, contusões e lesões mais graves, como um trauma craniano. Os capacetes de MTB são feitos de um material leve e muito resistente, o poliestireno. Você vai notar que os capacetes de downhill são diferentes do resto, pois cobrem todo o rosto. Isso é por causa do estilo e intensidade do esporte, que conta com muitas descidas.

Óculos

Praticar Mountain Bike significa, no geral, lidar com lama, terra, sujeira e até alguns inconvenientes como insetos. Você não vai querer nenhum desses nos seus olhos, não é? Tenha sempre com você um óculos específico para a sua modalidade de Mountain Bike. Eles podem ser comprados em lojas específicas e não costumam ter lentes escuras, já que trilhas nem sempre contam com tanta luz. Assim, suas lentes são normalmente transparentes ou âmbar.

Luvas

Manter o controle da sua bike exige uma empunhadura firme, e o suor, bem como machucados ou bolhas, podem ter prejudicar nisso. Uma boa luva, específica para a prática de MTB, evita que o suor das palmas de sua mão e de seus punhos atrapalhe no grip com o guidão. Além disso, quando você cair ou passar tempo demais segurando o guidão, vai ter uma proteção extra.

Camisa

A camisa não é um item essencial, mas pode te trazer algumas vantagens. Uma camisa própria para Mountain Bike costuma ser feita de tecidos com alta absorção e transpiração, o que evita convenientemente suor escorrendo pelo seu corpo. Além disso, essas camisas contam com bolsos para pequenos objetos essenciais, como documentos, ferramentas e outros.

Bermuda

Na mesma linha que a camisa, a bermuda não é um item essencial, mas proporciona bem mais benefícios que ela. Também feita de tecidos especiais, como o coolmax, a bermuda de MTB é elástica e fica justa no corpo, evitando acidentes em trechos íngremes, por conta da sua roupa presa ao selim ou coisa do tipo. Além disso, bermudas especiais costumam vir com acolchoamento na região que fica em contato com o assento, prevenindo contra dores.

Sapatilha

Sapatilhas específicas de MTB contam com clips para serem fixadas nos pedais da bike. Existem discussões a respeito dos benefícios que isso proporciona, mas o fato é: esse tipo de sapatilha proporciona maior estabilidade, já que seu pé só se separa do pedal com movimentos específicos. Ou seja, as sapatilhas melhoram o desempenho. Mas também necessitam de maior experiência para serem usadas.

Faróis e refletores

Obrigatórios por lei, os refletores devem ser instalados nas rodas dianteira, traseira e nos pedais. Existem tipos específicos e mais caros, eletrônicos, que piscam e são extremamente úteis para pedaladas noturnas, mas você deve contar no mínimo com refletores tradicionais. Uma boa lanterna/farol, com luminosidade adequada, é essencial para um ciclista que gosta de fazer trilhas à noite.

Além desses equipamentos básicos, existem ainda alguns outros, como:

  • Ciclocomputadores;
  • Bar-ends;
  • Caramanholas ou garrafinhas;
  • Bomba de ar;
  • Kit remendo;
  • Ferramentas;
  • E primeiros-socorros.

E aí, gostou? Acha que está faltando alguma coisa? Comenta aí embaixo que teremos o prazer em te responder!


Confira nosso último post: “Trilhas para Hiking e Trekking: 5 destinos brasileiros de tirar o fôlego”.


Also published on Medium.