Escolher o melhor acessório para a bike faz toda a diferença no desempenho durante a competição, e também faz com que você alcance resultados ainda melhores no esporte. Para o post de hoje, a Entre Trilhas separou algumas dicas para te ajudar a escolher a melhor suspensão para a sua bike. Confira!
Boa parte das bicicletas comercializadas exclusivamente para a prática de mountain bike conta com um excelente sistema de suspensão dianteira, acessório esse que se torna fundamental para garantir a segurança e o conforto na prática do esporte. Vale lembrar que para cada necessidade existe um “garfo” (o mesmo que suspensão) ideal. Por isso, nem sempre o modelo mais caro será a sua melhor opção.
Neste texto falaremos sobre 3 tipos de suspensão:
– Suspensão com Elastômeros;
– Suspensão com Molas;
– Suspensão Hidráulica.
É importante que você avalie qual a finalidade de cada bike, de acordo com o tipo de aventura, para escolher a suspensão ideal. Observe, por exemplo, se o desafio exige muito desempenho do ciclista, ou se o circuito oferece condições que desafiam a resistência da bicicleta. Observe também se o uso será feito na cidade ou em trilhas, o que exige muito mais do equipamento.
Suspensão com Elastômeros
Considerada difícil de encontrar, a suspensão com elastômero é a opção de suspensão barata mais leve disponível no mercado. Ela pode utilizar a combinação de molas e elastômeros, ou apenas os elastômeros, que são tubos maciços de poliuretano (uma espécie de borracha sintética).
Esta opção se combinada com molas oferece grande vantagem sobre o modelo que tem apenas elastômeros, pois as molas fazem a leitura das irregularidades leves do terreno, e quando a bike passa por desníveis e irregularidades maiores, a compressão chega até o elastômero.
Os modelos que utilizam apenas elastômeros podem combinar segmentos de diferentes durezas na mesma suspensão, criando assim níveis de amortecimento de acordo com a exigência.
Suspensão com Molas
Projetadas para oferecer um melhor desempenho, a suspensão com molas possui maior durabilidade e consegue suportar um impacto considerável. Para quem busca investimento baixo e de fácil manutenção, este tipo de suspensão é uma boa opção.
Porém, em muitos casos, a suspensão com molas acaba sendo bem pesada. O equipamento pode ser de ferro ou ter partes em alumínio. Esse tipo possui ainda um recurso que permite o ajuste da força das molas com base no peso do ciclista.
Suspensão Hidráulica
Com modelos que vão dos simples aos sofisticados, a suspensão hidráulica é uma opção que une diversos benefícios. O equipamento requer um investimento um pouco mais elevado. Em compensação, por ser leve, proporciona um melhor desempenho.
Este modelo permite o travamento do sistema de suspensão direto no guidão ou no próprio equipamento. Além disso, possui manuais de ajustes, calibragens e informações sobre quantidade de horas de uso entre cada manutenção.
É possível ainda regular o uso do equipamento de acordo com o peso do ciclista. Vale lembrar que o uso com a suspensão travada facilita a subida em locais íngremes, ideal para praticantes de MTB.
E aí, decidiu qual a melhor suspensão para sua bike?! Agora, se você precisa comprar equipamentos e acessórios para sua bicicleta, acesse nosso site www.entretrilhas.com.br e encontre tudo o que você precisa para sua próxima aventura.
Aproveite e confira nosso último post sobre “Hidratação em esportes outdoor: tudo que você precisa saber”. Até a próxima!