6 dicas que você precisa saber antes de comprar a sua 1ª mountain bike

Mountain Bike na estrada de chão
pixabay.com

Se você decidiu que finalmente está na hora de comprar a sua primeira mountain bike, é bom saber que não basta entrar na loja e escolher qualquer modelo. Esse tipo de bicicleta tem seus segredos, e vale a pena se preparar um pouco antes de se comprometer com uma bike que possivelmente vai durar bastante tempo e ser sua companheira em inúmeras trilhas.

Por isso, nós preparamos uma lista com seis dicas importantes, que você precisa saber antes de comprar sua primeira mountain bike. Confira e descubra como escolher o modelo ideal!

1. Atenção ao tamanho

O aspecto principal na hora de escolher e comprar sua mountain bike é o tamanho. E você precisa ficar atento, porque não existe uma referência padronizada. Assim como duas roupas tamanho G podem ter formas muito diferentes e servir de maneiras diferentes no corpo da mesma pessoa, duas bikes que supostamente têm o mesmo tamanho também podem se adaptar de formas diferentes na hora em que você sentar atrás do guidão.

Vale a pena lembrar que, com uma mountain bike, você pode (e deve) procurar medidas mais longas do que em uma bicicleta para as ruas. Um triângulo dianteiro mais longo permite que você apoie seu peso, e previne que seja arremessado para a frente quando ocorre algum impacto.

Portanto, como esse é um fator determinante para o seu conforto e segurança nas manobras, nada de ser pouco exigente! Você precisa procurar uma mountain bike que tenha o tamanho ideal, levando em consideração sua altura.

2. Considere o aro

Em primeiro lugar, o tamanho do aro não pode ser justificado pelo tamanho do ciclista. Além disso, existe uma “eterna discussão” sobre qual aro é melhor para qual tipo de situação ou modalidade de ciclismo; então, nem vamos entrar nesse debate. Resumindo, o aro é uma parte da bicicleta que gera polêmica; mas ele ainda precisa ser levado em consideração na hora de comprar sua bike.

O aro 26″ caiu em desuso, e já migraram para o aro 27,5″. Porém, se você reparar nas competições, são poucos os atletas que usam esse tamanho de aro. Além disso, muitos distribuidores criticam o aro 27,5″. Assim, muitos praticantes iniciantes acreditam que isso significa que o aro 29″ é sempre melhor. Cuidado! Não é bem assim.

Uma mountain bike com aro 29″ tem bom desempenho em subidas e em trilhas fechadas, e perde apenas 4% de desempenho nas trilhas abertas, se comparada com uma MTB de aro 29″. Ou seja, esse tamanho de aro é muito útil.

3. Pense na suspensão

Existem dois modelos principais de mountain bike, no que diz respeito à suspensão: você pode escolher uma full suspension ou uma hardtail.

O diferencial da full-sus é que ela tem suspensão no quadro, normalmente no tubo do selim, com o amortecedor ligado à balança traseira (chain stay). Por esse motivo, bikes full-suspension oferecem mais estabilidade e conforto, principalmente nas descidas. Por outro lado, as bikes hardtail são mais leves e exigem menos manutenção. 

Não existe uma regra para escolher entre elas. Por exemplo, apesar das full-suspension serem mais pesadas, muitos atletas conseguem bons resultados com elas, até mesmo em percursos de subida. O importante é que você esteja consciente das diferenças — inclusive no preço, já que uma full-sus tende a sair mais caro na hora da compra e das manutenções.

4. Verifique as marchas

Quando você vai comprar sua primeira mountain bike e se depara com um modelo de 21 marchas e outro de 27 marchas, pode ficar um pouco confuso. Será que essa característica realmente tem impacto na escolha? Qual delas é melhor? Vale a pena investir naquela que tem mais marchas?

Em primeiro lugar, é importante destacar que esse é um tema polêmico. Se, por um lado, você consegue encontrar câmbios eletrônicos e automáticos, e até modelos de 30 marchas, por outros há fabricantes lançando mountain bikes fixed gear (que não têm marcha nenhuma). Isso mostra que não existe uma relação direta, do tipo “mais é melhor”.

Em segundo lugar, você precisa saber como as marchas funcionam. Em resumo, quanto mais alta a marcha utilizada, maior a resistência na pedalada. Se você usar uma marcha mais alta do que o necessário, vai perceber que precisa fazer mais força, e isso prejudica seu ritmo. Por outro lado, se você usar uma marcha mais baixa do que o trecho pede, não vai conseguir aproveitar toda a força da pedalada.

Em terceiro lugar, tenha em mente que o uso inadequado das marchas pode até levar a lesões e distensões, especialmente nas articulações de joelho e quadril. Isso não acontece apenas com ciclistas amadores, mas também com os atletas profissionais.

Resumindo, cuidado para não se empolgar demais com as marchas e acabar tomando uma decisão ruim. Você pode pagar caro — não apenas financeiramente, mas fisicamente. Se quiser investir em um modelo com muitas marchas, tenha certeza de que sabe utilizar bem esse recurso.

5. Não se esqueça do valor

Você certamente já sabe que uma mountain bike tende a custar mais caro do que uma bicicleta comum, porque seu design é específico para ser usada em certos tipos de terreno. No entanto, mesmo dentro da categoria “mountain bike”, é possível encontrar inúmeras faixas de preço. A sua escolha do modelo ideal precisa levar esse fato em consideração. Em outras palavras: não adianta escolher sua bike pelas especificações técnicas, sem pensar no quanto ela vai custar e no quanto você pode pagar.

Uma boa dica é não gastar todo o seu orçamento na mountain bike em si, porque além dela você provavelmente também vai precisar de alguns acessórios. Estamos falando de capacete, óculos, garrafa de água (afinal, ficar hidratado é muito importante!) e até mesmo mochila ou roupas adequadas para o esporte. Não vai adiantar investir alto na melhor mountain bike disponível, se você não tiver condições de usá-la com segurança e conforto depois.

6. Considere fazer um seguro

Se você leu todas as dicas anteriores e chegou a uma boa opção para comprar sua primeira mountain bike, considere a possibilidade de fazer um seguro. Sim, um seguro para a sua bicicleta! E essa é uma boa ideia, principalmente, se você está pensando em utilizá-la como mais do que um hobby para o fim de semana.

Acima de tudo está a segurança do ciclista; mas, além disso, você também não vai querer perder todo o seu investimento na bike e equipamentos por causa de um acidente. E não se trata apenas de acidentes, mas também de roubos ou furtos.  Dessa maneira, é recomendável fazer um seguro que compense eventuais danos.

A dica, nesse caso, é simples e objetiva: quanto maior for o seu investimento na mountain bike, mais importante será fazer um seguro.

Essas foram nossas seis dicas essenciais para quem vai adquirir sua primeira mountain bike. Seguindo essas recomendações, sua chance de acertar na escolha e de fazer uma compra inteligente será bem mais alta. Daí para a frente, é só curtir a bike e o esporte!

Já escolheu a bicicleta, e quer ideias para começar a usá-la? Aproveite para conferir 4 das melhores trilhas de Mountain Bike do país!