Os praticantes de rapel, como em todas as atividades radicais, devem ter uma atenção especial não só com a prática em si, mas também com os equipamentos de segurança, que são extremamente importantes. Um dos equipamentos indispensáveis, sem dúvida, é o capacete para rapel.
O principal objetivo do capacete para rapel é proteger a cabeça dos praticantes contra impactos externos.
Por mais que seja negligenciado por algumas pessoas, o seu uso, para muitos, é considerado obrigatório. Isso porque uma pequena pedra, objeto ou até mesmo equipamento pode cair e causar um corte ou machucado. Em casos mais extremos, o capacete pode salvar sua vida.
Se você pratica ou se interessa por aventuras verticais, continue a leitura e entenda a importância do capacete para rapel e as características que ele precisa ter para oferecer a proteção ideal durante a atividade.
Por que usar o capacete para rapel?
Existem diversos relatos de praticantes de rapel que escaparam de acidentes graves graças ao uso do capacete.
Um tipo de incidente muito comum na escalada e no rapel é quando uma pessoa escorrega e sofre uma rasteira da corda, fazendo com que sua cabeça bata na rocha em que está subindo ou descendo.
Esse tipo de situação pode causar graves danos na ausência de uma proteção. E isso é mais comum do que se imagina, podendo ocorrer tanto em vias fáceis quanto nas mais desafiadoras.
Outras possibilidades reais são os casos em que ocorrem quedas inesperadas do praticante ou de algum colega; objetos; galhos, rochas e equipamentos que se soltam e podem atingir alguém.
Nos esportes radicais, sempre há riscos: qualquer coisa pode acontecer, em qualquer lugar, a qualquer hora e sem avisos.
Estudiosos atestam que o uso de capacete para rapel diminui consideravelmente o número de acidentes. Também reduz o nível de gravidade dos mesmos, já que uma pessoa consegue se recuperar muito mais facilmente de uma lesão em qualquer outra parte do corpo, do que de um ferimento grave na cabeça.
Qualquer impacto, por menor que seja, requerem atenção, pois podem causar concussões cerebrais. Por isso, sem exceções, é imprescindível o uso do capacete!
Como usar o capacete
Ao contrário do que muitos podem pensar, um capacete para rapel de qualidade oferece um grande conforto para o usuário.
Para intensificar a proteção, é importante que o equipamento seja usado da forma correta, considerando suas suas especificidades.
Para usá-lo da forma correta, o capacete deve ser posicionado de maneira que cubra, ao mesmo tempo, a testa e a parte posterior da cabeça, com a alça firmemente presa ao queixo.
Existem diversos tipos de capacetes para rapel. Portanto, você deve escolher um que seja adequado ao formato de sua cabeça e no tamanho correto. Se o seu equipamento estiver incomodando, atrapalhando seu equilíbrio, ou parecendo pesado demais, pode ser que ele não esteja no tamanho ideal ou, até mesmo, não seja adequado para o rapel.
O capacete para rapel deve proporcionar conforto, leveza, resistência e ventilação, além de possuir fitas de ajuste na nuca, alça para fixação no queixo e certificação UIAA/CEN, que garantem que o equipamento foi projetado com os padrões de qualidade e segurança necessários.
Ainda que os acidentes não aconteçam com muita frequência, é importante estar sempre preparado. A maioria dos ferimentos graves no rapel envolvem lesões na cabeça, o que significa que, com o uso do capacete, em muitos casos, eles poderiam ser minimizados ou, até mesmo, evitados.
Colocar esse equipamento a mais na mochila não será tão incômodo em comparação aos benefícios de seu uso.
Agora você já sabe da importância de se usar um capacete para rapel, não se esqueça de levar o equipamento em suas aventuras e colocar a sua segurança sempre em primeiro lugar.
Se você é iniciante no rapel, confira este outro artigo de nosso blog e entenda como essa técnica pode te ajudar a desenvolver autoconfiança e disciplina.