Esportes outdoor: conheça algumas modalidades e descubra seus benefícios para a saúde

Não é segredo que praticar esportes traz benefícios inigualáveis para a nossa saúde. Em se tratando de atividade física, os esportes outdoor são os favoritos daqueles que preferem se exercitar ao ar livre.

O contato com a natureza, a liberdade, e o bem-estar físico e mental fazem parte do grupo de benefícios dessa modalidade esportiva. Por isso, em suas diversas modalidades, eles têm conquistado cada vez mais esportistas.

No caso dos esportes outdoor, a prática se torna ainda mais agradável e acessível. Pois ela pode ser incluída no seu dia a dia ou em alguma viagem que você for fazer. Além disso, são tantas opções de modalidades, que agradam desde os mais aventureiros e praticantes assíduos, até aqueles que praticam esportes apenas como hobby.

Para você que se interessa pelos esportes outdoor, preparamos um post especial. Trouxemos algumas modalidades e os benefícios que elas trazem à saúde, que vão além do melhor condicionamento físico, para que você comece quanto antes a se exercitar!

Conheça alguns esportes outdoor

Existem diversos tipos de esportes outdoor. Separamos alguns deles para você escolher o que melhor se encaixa ao seu perfil. Acompanhe!

Escalada ao ar livre

Primeiramente, falaremos sobre a escalada. Esse é um dos esportes outdoor que trabalha vários músculos do corpo: braços, pernas e abdômen. Por isso, é considerado um esporte completo. 

Com o objetivo de subir uma montanha, uma rocha ou um muro, a escalada trabalha técnicas e movimentos específicos, bem como a força, a coordenação motora e a flexibilidade. 

A atividade pode ser praticada em diversos ambientes, como blocos, rochas e até mesmo na neve, que é o caso do alpinismo, por exemplo. Você ainda desfruta de um cenário incrível da natureza e se desafia, colocando à prova o seu espírito aventureiro.

Ciclismo

Com a possibilidade de pedalar por prazer, ou mesmo para participar de competições, o ciclismo é atualmente um dos esportes mais populares no Brasil. 

É um dos esportes outdoor que possui mais variedades, podendo ser praticado de maneira individual ou em grupo; em estradas, rampas ou montanhas; em percursos longos ou curtos e ainda mais desafiadores, sempre respeitando o tipo de bike projetada para cada finalidade. Vale ressaltar que é extremamente necessário utilizar os equipamentos de segurança e as roupas adequadas, para melhorar o seu desempenho e te proteger em caso de quedas e acidentes.

Hiking

O hiking é uma caminhada ao ar livre de curta duração. Portanto, não envolve nenhum tipo de acampamento ou pernoite. Basicamente, o praticante caminha por algumas horas e retorna ao ponto de partida. E os percursos geralmente são mais curtos e leves. 

Por não precisar passar a noite na trilha, os equipamentos necessários para essa atividade são mais leves e práticos. É ideal para quem deseja conhecer novos lugares e contemplar as belas paisagens.

Trekking

tres pessoas praticam esportes outdoor

O trekking envolve fazer uma caminhada, assim como o hiking, porém, com duração de mais de um dia, já que, nessa prática, a pessoa irá pernoitar no caminho, seja em um acampamento, abrigo ou hostel. Por isso, os equipamentos necessários possuem uma carga maior. A modalidade pode ser praticada por qualquer pessoa saudável que deseja explorar trilhas e lindas paisagens, seja por lazer ou para participar de competições.

Os benefícios dos esportes outdoor

Como já mencionamos, os benefícios da prática de esportes outdoor são inúmeros. 

Especialistas relacionam o contato com a natureza ao fazer exercícios físicos com uma boa saúde mental: auxilia no combate à depressão e ansiedade, eleva a autoestima, melhora o humor, diminui os estresses e as tensões do dia a dia, estimula as atividades cognitivas, etc. 

mulher pratica esportes outdoor

Quanto ao bem-estar físico, podemos destacar que há a melhora do condicionamento físico e das capacidades pulmonar e cardiovascular, o aumento do colesterol bom e diminuição do colesterol ruim, o controle da pressão arterial, entre outros. 

Além disso, outro ponto positivo é que, durante as atividades, você tem a oportunidade de se relacionar com outros praticantes de esportes outdoor, para trocar experiências ou como companhia para os exercícios.

Com tantas opções disponíveis, fica difícil escolher apenas um esporte, ou até mais de um. Independentemente disso, é muito importante sempre dedicar um tempo do seu dia, ou da semana, para se exercitar, de forma responsável e segura, com bons equipamentos. Praticar um esporte outdoor regularmente irá te proporcionar benefícios pelo resto da vida.

Agora que você conhece algumas ótimas opções de esportes outdoor, recomendamos a leitura de outro conteúdo de nosso blog, em que mostramos tudo que você precisa saber para se manter hidratado durante a prática desses esportes.