Nós e amarrações: a meia dúzia que você deve saber

AVISO DE SEGURANÇA:

Atenção! Quaisquer modalidades de escalada e esportes verticais são práticas que envolvem risco de vida. Nós, da Entre Trilhas, sugerimos que os praticantes desses esportes nunca contrariem as normas de segurança ou façam mau uso dos equipamentos de escalada, nós e amarrações e ancoragem. Por isso, se você não tem experiência, procure um serviço especializado antes de praticar esse tipo de esporte. Seja esse profissional um instrutor, supervisor ou cursos na área.

Nós e amarrações
Imagem: Pixabay

O QUE SÃO NÓS E AMARRAÇÕES

Ultimamente temos falado o básico sobre escalada e esportes verticais. E quando abordamos esse assunto, estamos automaticamente falando de cordas – o mais essencial dentre os equipamentos de escalada – e, por consequência, de nós e amarrações. Se você pretende progredir nesse tipo de esporte, saber executar trabalhos com cordas é uma habilidade fundamental.

Nós e amarrações são os diversos tipos de resultados do entrelaçamento e manuseio (trabalho com corda) de uma ou mais cordas, cabos, cordões e etc. Cada um deles possui diversas metodologias para serem executadas, mas todos possuem um formato ideal. E, cá pra nós: existe uma infinidade de nós. Mas não se preocupe, conhecendo uma meia dúzia deles já vai te ajudar bastante. Vamos falar de alguns.

PRÉ-REQUISITOS DOS NÓS E AMARRAÇÕES IDEAIS

Antes de mostrarmos os nós, existem algumas coisas que você precisa saber. O correto aprendizado e uso de um nó depende de uma boa memória fotográfica e prática intensiva. Todo nó bem dado possui alguns pré-requisitos:

  • Domínio: quem confecciona o nó deve ser capaz de fazê-lo conscientemente, com perfeição, em todas as condições possíveis (fadigado, com visão precária e restrição de uso das mãos, etc.) e com grande versatilidade, de várias maneiras diferentes;
  • Simplicidade: o nó confeccionado deve ser sempre não só o mais simples possível, como também o mais adequado à situação;
  • Praticidade: deve ser fácil e rápido de confeccionar e desatar;
  • Segurança: cada nó deve ser feito de maneira a garantir a integridade dos envolvidos; ter grande resistência à ruptura; apertar à medida que o esforço sobre ele aumenta; e deixar livre um pedaço de corda – o chicote – grande o suficiente para ser arrematado.

NOMENCLATURA E CLASSIFICAÇÃO DOS NÓS E AMARRAÇÕES

Cada um dos tipos de nós e amarrações tem seu próprio fim, e suas nomenclaturas e classificações variam conforme a fonte. A que adotamos aqui não é necessariamente a melhor ou a oficial, é apenas a que decidimos empregar com o objetivo de explicar o assunto o mais didaticamente possível para você. Veja:

  • Nós de encordoamento

    São nós confeccionados diretamente no local de uso, para melhorar a empunhadura (o grip da mão com a corda) ou impedir que uma ponta passe através de um local indesejado, por exemplo. Pense bem antes de usá-los em mosquetões, pois isso dificulta sua soltura. Alguns exemplos são nó simples, nó em oito, nó de frade, nó direito e etc.

  • Nós de emenda, junção ou união

    São nós destinados a unir cordas, que, dependendo do nó, podem ser de tipos e diâmetros diferentes. Alguns exemplos são: azelha, nó de pescador e nó de escota.

  • Nós de ancoragem e alceados

    Os nós de ancoragem têm o fim de fixar uma corda em um ponto específico, e são normalmente empregados com um mosquetão no caso de terem uma alça. Alguns deles: nó de oito duplo, nó de alça simples e nó de lais de guia.

  • Nós autoblocantes

    São nós feitos com cabos auxiliares sobre a corda principal, com o efeito autoblocante: ou seja, quando tracionados, exercem pressão sobre si mesmos e estrangulam a corda principal, evitando o deslizamento indesejado. Entre eles estão o nó Prussik, Bachmann e Marchard.

  • Nós de arremate

    Os nós de arremate são utilizados para arrematar outros tipos de nós e são normalmente feitos no chicote/sobra de uma corda, com o objetivo de impedir que o nó arrematado corra. Exemplos: Nó de pescador simples ou nó de pescador duplo.

  • Nós especiais e de segurança

    São nós com fins específicos, muitas vezes de segurança, especialmente para quando quem detém a responsabilidade de garantir a segurança dos outros não está em boa posição. São nós como o UIAA, nó Lorenzi ou o nó fiel.

  • Outros tipos de nós

    Como citado, existe uma diversidade enorme de nós: decorativos, costuras, de amarra e etc.

OS 10 NÓS E AMARRAÇÕES BÁSICOS PARA ESCALADA

Pedro Partal, escalador de resgate desde 1989 e dono de um dos maiores canais de escalada no Youtube, escreveu um post e gravou um vídeo com os 10 nós e amarrações básicos para escalada. Ele também fez uma lista menor, o que quer dizer que você não precisa saber de todos esses nós. Mas eles, com certeza, são os mais usados nesse tipo de esporte. A gente também te aconselha a dominar o nó em 8 duplo, que é um dos mais usados.

Nós e amarrações: os 10 nós básicos para escalada
Imagem: Sal & Roca

Aprenda a executá-los:

  1. Nó em 8 duplo;
  2. Nó Ballestrinque;
  3. Nó borboleta;
  4. Nó em oito para junção;
  5. Nó de pescador;
  6. Nó de aselha simples;
  7. Nó Marchard;
  8. Nó Prussik;
  9. Nó Belonesi;
  10. Nó Taz (esse, inclusive, era inédito pra gente, então se você souber o nome em português, compartilhe conosco!);

Você está chegando ao fim desta série sobre escalada que tentamos transformar em um verdadeiro guia básico para você. Com o conhecimento que você adquiriu até aqui, já deu para construir uma boa base.

Isso não quer dizer que você deva sair por aí escalando ou praticando qualquer esporte do universo da verticalidade. Não. Mas você pode convidar um amigo que entenda do assunto ou contratar o serviço de um profissional capacitado e ir se aventurar, com a segurança de que você está pronto para a próxima aventura.

Gostou? O próximo post será o último da série e tratará sobre ancoragens, a medida de segurança mais importante tanto para assegurar um escalador quanto para lançar um rapel.

Aquele abraço!


Confira nosso último post: “Equipamentos de escalada: um guia básico”.


Also published on Medium.