Montanhismo, alpinismo, rapel e escalada: entenda as diferenças

Para os amantes de aventura, trouxemos este texto sobre as atividades verticais. Elas consistem em exercícios que envolvem altura, ou seja, são práticas em que o atleta sobe ou desce de algum desnível. Existem diversas modalidades de atividades verticais. E elas vêm ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo.

Muitos podem confundir esses tipos de práticas. Portanto, se você procura uma atividade vertical para se aventurar, acompanhe a leitura para entender a diferença entre as modalidades.

O que as atividades verticais têm em comum

Antes de mais nada, vamos falar sobre o que as atividades verticais têm em comum.

Primeiramente, gostaríamos de deixar claro que cada uma das atividades exige a utilização de equipamentos específicos. Qualquer esporte ou técnica radical precisa ser praticado com responsabilidade e com o auxílio de acessórios de segurança certificados.

Além disso, outro ponto que as atividades verticais possuem em comum, por serem esportes radicais, é a necessidade de se ter um bom preparo físico, às vezes, até mesmo, preparo psicológico e, é claro, um espírito aventureiro.

Por fim, outra semelhança que elas têm é o fato ajudarem os atletas a desenvolver força, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade, além de trabalharem diversos músculos do corpo. São atividades altamente indicadas para quem deseja uma vida saudável e cheia de desafios esportivos.

Quais são as peculiaridades de cada uma das atividades verticais

Agora, veja as principais informações e as peculiaridades sobre cada uma das modalidades.

Montanhismo

Popularmente, é conhecido como um conjunto de esportes que são definidos pelo objetivo de alcançar o topo de grandes elevações com altitudes superiores a 300 metros, ou seja, é uma escalada que acontece em montanhas, em um percurso de trilhas.

O montanhismo pode ser confundido com outros esportes verticais, praticados em diferentes cordilheiras: Alpinismo, que acontece nos Alpes (a 5.000m de altitude), o Andinismo (a 7.000m de altura), que é feito nos Andes e o Himalaísmo, no Himalaia (em montanhas com altitude acima de 8.000m de altura acima do nível do mar).

Entretanto, a prática do montanhismo é feita em caminhadas ou escaladas verticais em picos de até 2.500m de altitude, enquanto os outros esportes são praticados em picos com elevações superiores. Por isso, o atleta deve utilizar equipamentos como, por exemplo, corda, capacete, mosquetão e roupas específicas.

No caso de picos que ficam a mais de 8.000m de altitude, como os encontrados na Cordilheira do Himalaia, onde estão localizadas as montanhas mais altas da Terra, o atleta deve estar preparado para enfrentar a chamada “zona da morte”, com ar rarefeito, que exige técnicas e cuidados específicos para sobreviver às condições extremas.

Rapel

Homem praticando rapel em atividades verticais

Essa técnica consiste em uma descida vertical, com o auxílio de uma corda, entre outros equipamentos. Geralmente, se pratica ao ar livre, em cachoeiras, rochas, montanhas.

A prática do rapel não é exclusiva para esportistas, sejam eles profissionais ou amadores. Ela também pode ser usada por pesquisadores para descer em cavernas para estudá-las, ou, até mesmo, por bombeiros para resgatar e salvar vidas.

Os equipamentos de segurança e de apoio são indispensáveis na prática do rapel. Entre eles, estão:

  • Corda;
  • Baudrier (cadeirinha);
  • Freio oito;
  • Mosquetão;
  • Capacete;
  • Luvas;
  • Anel de fita.

Escalada

Pessoa pratica escalada: uma das atividades verticais

A escalada é um dos esportes mais conhecidos, em que se utilizam as técnicas do montanhismo, com o propósito de alcançar o topo de uma montanha ou de blocos artificiais.

Existem diversas modalidades do esporte, que são praticadas em ambientes: a outdoor (ao ar livre) e a indoor (em locais fechados). 

Esse esporte se pratica tanto individualmente quanto em grupo. As rotas definidas são chamadas de vias, podendo haver mais de uma via na mesma montanha. 

Somente a escalada indoor, ou seja, a praticada em paredes de escalada em ginásios ou academias, é competitiva. Ela se divide em três modalidades, a saber: boulder, de velocidade (speed) e de dificuldade (lead).

Já a escalada outdoor, isto é, feita em montanhas e rochas, possui caráter recreativo ou de desafio pessoal.

Agora que você já sabe quais são as atividades verticais mais populares e suas características, quando for se aventurar nas alturas, não se esqueça de utilizar os equipamentos de segurança.

As técnicas devem ser feitas da maneira correta, de acordo com a atividade praticada. Se você não tiver experiência, recomendamos a consulta de um profissional para que tudo ocorra com segurança, para garantir a sua segurança e tranquilidade em suas aventuras.

A propósito do tema de hoje, confira este outro artigo “Ancoragem: a medida de segurança essencial” e saiba mais sobre como se preparar para as práticas verticais.