Cada vez vemos mais bicicletas elétricas nas ruas da cidade. A bike elétrica, também chamada de e-bike, não é uma novidade: as primeiras patentes desse produto são do século XIX. Ogdem Bolton Jr., em 1895, e Hosea W. Libbey, em 1897, foram dois dos primeiros inventores a criar modelos de bicicletas elétricas. E a popularidade dessas bikes vem aumentando, já que elas são uma alternativa para se locomover nas cidades de maneira mais consciente, saudável e divertida. Estimativas apontam que, em 2009, havia 200 mil bicicletas elétricas circulando pelos Estados Unidos.
Ficou interessado em ter sua própria bike elétrica? Veja quais são as principais características desse tipo de bicicleta e conheça as vantagens e desvantagens de usar uma no dia a dia!
Características da bike elétrica
A característica marcante de uma bike elétrica, naturalmente, é o fato de que ela conta com um motor. Porém, existem dois tipos diferentes de bicicletas elétricas, conforme o funcionamento desse motor.
O primeiro tipo é conhecido como Pedelec. Bikes Pedelec têm um motor que só é ativado quando o ciclista pedala. Basicamente, elas dão um “gás motorizado” a mais para a sua pedalada. Se você parar, a bicicleta não continua sozinha.
O segundo tipo é das bikes elétricas com acelerador. Nesse caso, a bike pode, sim, rodar sozinha. O ciclista escolhe se quer usar o acelerador, pedalar, ou combinar um pouco dos dois.
É importante dizer que não dá para definir uma bike elétrica simplesmente como “um veículo de duas rodas com motor de tração elétrica”. Existem bikes elétricas para diferentes finalidades, incluindo o uso apenas para fins de transporte pessoal e o uso para prática de modalidades esportivas, e cada uma tem suas particularidades.
Além disso, as regras para quem utiliza esse tipo de bicicleta no trânsito urbano no Brasil são pouco claras. É preciso que exista uma regulamentação mais firme, para a segurança de todos, inclusive do próprio ciclista.
Vantagens da bike elétrica
Uma bike elétrica traz várias vantagens. Ela permite que você vá a qualquer lugar com rapidez, com um benefício adicional: o motor ajuda você a vencer com mais facilidade os obstáculos do percurso, como as ladeiras. Dessa maneira, não existe desculpa para não usá-la como seu principal meio de transporte. Dizer que “não quer chegar suado” não cola mais!
Você enfrenta menos estresse no dia a dia, porque não fica parado no trânsito ou lutando para encontrar um local para estacionar. Além disso, o fato de poder ir pedalando para o trabalho ou para a faculdade significa que você aproveita muito mais o trajeto, a paisagem, a beleza da cidade.
Outro ponto importante é que, embora a bike elétrica seja motorizada, você ainda pedala, o que permite integrar uma dose de exercício físico à sua vida. Ou seja, é uma alternativa de transporte que beneficia sua saúde.
E não se esqueça de que a bike é um meio de transporte que não emite poluentes, pois seu motor é elétrico, não movido a combustível. Portanto, é uma escolha que colabora para a preservação do meio ambiente. Sem falar que, ao optar por uma bike elétrica (ou uma bike comum), você ajuda a reduzir os problemas de excesso de carros nas grandes cidades.
Para completar, ela é bem mais acessível do que uma moto, por exemplo, especialmente considerando os custos com combustível, documentação e manutenção.
É claro que existem modelos de bike elétrica por R$15 mil ou mais, mas são opções para quem já conhece bem esse tipo de bicicleta, conhece suas vantagens, sabe o que quer e está disposto a investir alto. Para quem está começando a conhecer essa alternativa, é melhor comprar aquela que se encaixa no seu orçamento.
Desvantagens da bike elétrica
Naturalmente uma bike elétrica é mais pesada do que uma bike normal – afinal, ela tem componentes que uma bike normal não possui. Por isso, ela pode dar um pouco de trabalho, especialmente se não houver estacionamentos seguros para bicicleta na sua cidade, e se você morar ou trabalhar em prédios onde não seja possível subir com ela de elevador. Para carregar sua bicicleta elétrica no braço, será preciso realmente colocar os músculos para funcionar!
A bike elétrica é um exemplo claro de que existe uma bicicleta para todos os desejos e todas as necessidades, para todo perfil de ciclista. Basta saber escolher o modelo certo para você e, claro, comprar em uma loja de confiança!
Quer conferir outros artigos sobre bikes elétricas, Mountain Bike, Speed? Inscreva-se na newsletter da Entre Trilhas e receba conteúdos exclusivos!
Gabriela said, Maravilhosa!! Adorei a materia. Quero comprar uma pq muitas vezes ando demais e o onibus n é suficiente. N tenho carteira e una moto agora n daria no orçamento. Alem disso, amo bicicleta!!
entretrilhas said, Isso aí Gabriela! Venha nos fazer uma visita! 😉
Adair said, Queria comprar uma , mas tenho receio de comprar uma péssima escolha . Qual me sugeriam ?