downhill

8 Dicas de Downhill para iniciantes

O MTB Downhill é conhecido como uma das modalidades mais radicais do esporte. Muitos amantes do mountain bike querem praticar, mas não sabem como começar; e quem se arrisca sem entender um pouco do assunto pode até se machucar. 

Você é um desses ciclistas que sonham em fazer MTB Downhill? Então, confira nossas dicas para ter um melhor desempenho com segurança desde o começo!

Afinal, o que é Downhill?

Se você nunca ouviu falar nessa modalidade, é hora de entender o conceito. Downhill consiste em realizar um percurso de descida, muitas vezes com obstáculos, em alta velocidade. Essa modalidade não é nova; ela surgiu na década de 1970, nos EUA – mais especificamente, na Califórnia.

downhill
Fonte da imagem: Site Oficial Redbull – www.redbull.com

 

Dicas para iniciantes

Essas dicas podem não ser novidade para quem já pratica Downhill, mesmo que como amador. Ainda assim, elas são fundamentais, tanto para quem nunca se arriscou nessa modalidade, como para quem está apenas começando a se aventurar no Downhill.

1. Fazer o reconhecimento da trilha antes

Nunca caia de cabeça em uma trilha desconhecida. Antes de enfrentar a trilha de Downhill pra valer, faça um single track, para realizar o reconhecimento do trajeto. Assim, além de identificar os pontos mais arriscados, você também consegue planejar a melhor estratégia para fazer a descida no menor tempo.

2. Usar as proteções adequadas

Em uma modalidade radical como o Downhill, você precisa ser ainda mais atento ao uso dos equipamentos de proteção. Isso inclui:

  • Capacete fechado com queixeira, também chamado de fullface, que protege o rosto de maneira mais completa;
  • Proteção para o pescoço, conhecida como leatt brace;
  • Luvas;
  • Joelheiras e cotoveleiras.

Compre equipamentos de qualidade, que aguentem o atrito e diminuam o impacto nas quedas. É assim que você se previne contra os riscos do Downhill.

3. Treinar para o fortalecimento

Para baixo, todo santo ajuda? Pode até ser verdade, mas isso não significa que o ciclista de Downhill não precise fazer força. Pelo contrário, o esforço para controlar a bike em uma descida agressiva é grande.

A boa notícia é que existem treinos com exercícios simples que podem ser feitos até sem equipamentos. Além disso, praticar outras modalidades de ciclismo, como MTB Enduro e Speed, também ajuda na preparação para encarar as trilhas de Downhill.

downhill
Fonte da imagem: Site Visit Norway – www.visitnorway.com

 

4. Manter a atenção 100% do tempo

Se você pensa no ciclismo como uma atividade que pode ser praticada apreciando as paisagens, cuidado: pelo menos no caso do Downhill, sua atenção deve estar 100% focada na trilha, todo o tempo. Uma distração, uma irregularidade no caminho que você não notou, é o suficiente para provocar uma queda feia.

É uma boa ideia fixar sua visão em cerca de 10 metros adiante. Quanto antes você ver os obstáculos, mais tempo terá para reagir.

5. Praticar com companhia

Essa dica tem dois pontos positivos. O primeiro é a segurança: caso aconteça algum acidente, é importante ter alguém por perto para ajudá-lo.

O segundo, por sua vez, é desenvolvimento. Se a pessoa que estiver acompanhando você na prática do Downhill tiver mais experiência nessa modalidade, ela pode observar seu desempenho e apontar sugestões de melhoria.

6. Fazer revisão na bike

Em qualquer situação, fazer revisões na bike é indispensável. No caso do Downhill,  é particularmente importante cuidar dos freios. Eles devem estar bem regulados e responder rapidamente quando acionados.

7. Evitar Downhill na chuva

Pedalar na chuva é possível, mas no Downhill o risco é grande, devido à perda de aderência com o solo, que dificulta os saltos e o uso do freio. Para iniciantes, não é aconselhável encarar um desafio desse nível.

8. Posicionar-se na bike

Sua posição em cima da bike precisa acompanhar o trajeto. Em alguns momentos, você deve se inclinar para a frente e, em outros, para trás. Essa mudança ajuda a controlar a velocidade, ganhar impulso e manter o equilíbrio. Por isso é importante reconhecer quando é o momento de adotar cada posição.

Sentir um pouco de medo do Downhill é normal; isso só faz com que a sensação de realização ao terminar uma descida com sucesso seja ainda maior. Ao mesmo tempo, saiba reconhecer e respeitar os seus limites, e lembre-se de que você não vai ser um iniciante para sempre. Então, leve o esporte com um passo de cada vez.

Downhill não é a sua praia? Fique tranquilo, porque o MTB é um esporte democrático, e existe uma opção para todos os gostos. Descubra outras alternativas no nosso post sobre modalidades de mountain bike!