Mountain Bike: dicas de iniciantes para iniciantes

Você é iniciante na prática de Mountain Bike? Aqui na Entre Trilhas, nós também temos alguns iniciantes em nossa equipe. Então, pedimos a esse pessoal para compartilhar as recomendações que receberam e os aprendizados que tiveram com a experiência. O resultado é esse artigo, com as dicas de iniciantes para iniciantes em MTB. Confira!

Atenção aos limites

A primeira dica é não ultrapassar seus limites sem o preparo físico adequado. A gente lê muitas frases motivacionais sobre superação; mas, sem preparo, tentar fazer mais do que você realmente pode só gera frustração. Você se sente impotente, sem “talento”, e pode até acabar desistindo do esporte.

iniciantes em MTB

A melhor maneira de realmente ultrapassar limites é aumentando seu preparo devagar, ganhando condicionamento e confiança, aumentando o nível de intensidade e dificuldade das trilhas aos poucos. E não se esqueça de apostar em exercícios de resistência e fortalecimento, para encarar o MTB sem sofrer com dores e lesões!

Conhecer a bike

Pode parecer óbvio, mas é indispensável saber como funciona a bike. Essa dica se divide em duas partes.

A primeira é conhecer as partes da bike. Por exemplo, você sabe o que é um pedivela ou um cassete? Os nomes são estranhos no começo, mas entender o que é cada uma delas permite que você escolha melhor a bike que vai comprar, analisando seus componentes. Depois de comprar, conhecer as peças também ajuda a identificar quando alguma delas está com problemas e precisa de troca ou manutenção.

A segunda parte dessa dica é entender como usar os recursos da bike. Por exemplo, você precisa saber como e quando fazer a troca de marchas, ou utilizar corretamente os freios traseiro e dianteiro. Além de ser importante para ter um desempenho melhor no esporte, isso também ajuda a evitar acidentes. Para completar, usar a sua bike adequadamente é uma maneira de conservá-la – o que é ótimo, porque consertos e peças novas custam caro!

iniciantes em MTB

Utilizar os equipamentos básicos

Os iniciantes da Entre Trilhas já aprenderam a importância dos equipamentos básicos, e recomendam que você faça o mesmo. Não se esqueça de usar capacete e luvas, que são itens básicos de proteção em caso de batidas e quedas. Tem mais: sempre que possível, também uma calça ou bermuda de ciclismo – porque o selim da bike pode machucar se você não estiver com a roupa apropriada.

Além disso, nossos iniciantes em MTB também aconselham que você sempre leve uma bomba e câmara de ar, e aprenda a trocar o pneu. Se o pneu da bike furar no meio da trilha e você não souber como fazer isso, pode acabar em uma situação complicada!

Dominar técnicas simples

Subidas, descidas, curvas e terrenos irregulares: tudo isso é normal para quem pratica Mountain Bike. Se você é iniciante em MTB, é bom já aprender algumas técnicas simples para essas situações, especialmente em relação à posição ideal na bike e como manter o equilíbrio. Em outras palavras, aprender a melhor maneira de usar seu próprio corpo para ganhar desempenho e segurança em cima da bicicleta!

Pedalar com companhia

A última dica de iniciante para iniciante em MTB é, se possível, sempre pedalar com companhia. E existem dois bons motivos para isso.

iniciantes em MTB

Um deles é que, se acontecer um acidente, você terá alguém por perto para prestar socorro ou chamar por ajuda. Acredite, se você sofrer uma queda mais feia, isso pode fazer toda a diferença.

Outro motivo é que ciclistas pedalando sozinhos chamam a atenção de criminosos. Então, ter alguém junto com você diminui a probabilidade de sofrer um assalto.

Essas são as dicas de iniciantes para iniciantes em MTB que a equipe da Entre Trilhas tem para você. Além de tudo que nossos colaboradores disseram, tem mais uma coisa que todo praticante de mountain bike tem que aprender desde o começo: como cuidar da bicicleta! E nós temos um post sobre o assunto, com o passo a passo completo para limpar sua bike.

E aí, quer mais dicas sobre bikes, ciclismo, MTB e outros esportes outdoor? Não esqueça de se inscrever na newsletter da Entre Trilhas para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos exclusivos!