Trilhas para Hiking e Trekking: 5 destinos brasileiros de tirar o fôlego

Chegamos ao fim da nossa série sobre caminhada no meio do mato. E agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, vamos te apresentar algumas trilhas para hiking e trekking de tirar o fôlego (literalmente). Para te dar um gostinho e, quem sabe, te dar um gás para estabelecer algumas metas no esporte.

APARADOS DA SERRA – SC/RS

Trilhas para Hiking e Trekking: Aparados da Serra
Imagem: Wikimedia Commons

Começando o post com um dos lugares mais belos para se fazer trekking do Brasil. Nos Aparados da Serra, você encontrará trilhas de até cinco dias, que exigirão do seu físico. O mais incrível é que você pode fazer os percursos tanto de cima dos cânions quanto entre eles. Há a presença de animais silvestres. Destaque para a Trilha do Rio Boi, entre a fenda do Cânion do Itaimbezinho. Ela tem 1 km de profundidade e 5 km de extensão.

CHAPADA DOS GUIMARÃES – MT

Trilhas para Hiking e Trekking: Chapada dos Guimarães
Imagem: Wikimedia Commons

Aqui você vai encontrar uma trilha para a famosa Cachoeira do Véu da Noiva. Por seus paredões, cavernas, grutas e paisagens de tirar o fôlego, com águas cristalinas, a Chapada dos Guimarães é um destino que não pode faltar na sua lista de desejos. Com opções para hiking e trekking, aqui suas aventuras podem durar em torno de três dias, dependendo do seu preparo físico e objetivo.

CHAPADA DOS VEADEIROS – GO

Trilhas para Hiking e Trekking: Cordilheiras nos arredores da Chapada dos Veadeiros
Imagem: Wikimedia Commons

Com opções diversas, de todo tipo de dificuldade e para todo tipo de aventureiro, a chapada é um dos patrimônios naturais do Brasil e um dos destinos mais procurados, com público nacional e internacional, durante o ano inteiro. A riqueza da fauna, flora e belezas naturais é de fazer cair o queixo. Destaque para o Vale da Lua, que parece verdadeiramente um lugar de outro mundo, e a Trilha das Sete Quedas, com 23 km, para aqueles que estão procurando uma experiência desafiadora.

MONTE RORAIMA – RR

Trilhas para Hiking e Trekking: Jacuzzis no Monte Roraima
Imagem: Wikimedia Commons

Bastante citado como um dos melhores destinos para trekking do Brasil, o Monte Roraima não é para quem quer brincadeira. Ele está a quase 3 mil metros de altitude e faz fronteira com a Venezuela e a Guiana Inglesa. Suas trilhas duram entre 6 e 8 dias. Apesar da dificuldade, a recompensa da paisagem montanhosa faz valer a pena, com destaque para paradas como o Rio Tek e o Lago Gladys. A imagem acima é das chamadas jacuzzis, verdadeiras piscinas naturais, que de banheira só têm a aparência, já que sua água é geladíssima. A melhor época para visitar o Monte é entre outubro e abril, com a temperatura mais amena.

VALE DO PATI – BA

Trilhas para Hiking e Trekking: Vale do Pati
Imagem: Wikimedia Commons

No âmago da Chapada Diamantina, o Vale do Pati combina o ápice da beleza natural com o desafio físico. Sua trilha mais difícil possui longos 80 km de muitas provações. É uma verdadeira combinação de paredões, subidas, descidas, rios e cachoeiras. Leve sua vontade de vislumbrar a natureza, mas também a força do seu espírito, caso queira conquistar as recompensas desse lugar. Destaque para o Cachoeirão, que conta com uma queda d’água de mais de 90 m de altura.

E aí, o que você achou? Queremos saber a sua opinião, quer você tenha gostado da nossa curadoria ou ache que faltou algum destino!


Confira nosso último post: “Botas para Hiking e Trekking: aprenda a escolher as suas”.