Bushido no ciclismo: competição Paracambike

Bushido — sobre camaradagem, lealdade e amizade no ciclismo

Bushido no ciclismo: competição Paracambike
Imagem: Entre Trilhas (Paracambike 2017)

Neste post vamos sair um pouco do mundo técnico. Também da análise/regulagem de produtos para ciclismo ou práticas de esportes outdoor. Resolvi escrever sobre a camaradagem, a lealdade e a amizade que existem nesse esporte fantástico que é o ciclismo!

Temos como enredo a participação da equipe Entre Trilhas no evento Paracambike realizado no último domingo (16/07/2017). Falarei sobre os acontecimentos que culminaram na minha decisão de torná-lo um post para o blog da Entre Trilhas.

O QUE É BUSHIDO?

Transitarei sobre os temas:

  • Amizade;
  • Honestidade;
  • Lealdade;
  • E justiça.

Todos estão bem presentes no código BUSHIDO (leia bushidô), oriundo dos Samurais.

Por que fui tão longe ao retratar o Bushido para embasar o post? Porque como um ex-atleta de Judô, o Bushido foi parte de minha formação como ser humano. Isso dos meus 7 aos meus 21 anos (hoje tenho 36), e vejo como uma das partes fundamentais de minha educação.

Também porque pude presenciar, neste fim de semana, os pontos do código Bushido em quase tudo o que aconteceu. Na véspera — e durante — o evento Paracambike, na cidade de Paracambi/RJ.

OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA

Os mencionados neste post serão o “Tio Rafa” (casado com minha “irmã” Mari), Arion (amigo de longa data do Tio Rafa) e seus pais (Dona Emiko e o Sr. Paulinho), Caio de Paula e Hebert Luiz (atletas do MTB apoiados pela Entre Trilhas).

A HISTÓRIA: O QUE O BUSHIDO TEM A VER COM BIKE

A saga começou com nossa chegada ao “hotel” no sábado à noite, dia anterior à prova. O combinado não foi cumprido, e o hotel não tinha as condições mínimas para atender nem a mochileiros, imagine a atletas que competiriam logo cedo no dia seguinte.

Estava pronto para retornar a Niterói quando o Tio Rafa, que agora é parte da família, se deslocou de São João Del Rey/MG para o Rio de Janeiro apenas para nos ajudar. Pediu alguns minutos para ligar para um amigo, o Árion, que possui um imóvel em uma cidade vizinha próxima.

Resolvido! Conseguimos abrigo em uma chácara muito confortável, e pudemos ficar mais tranquilos para a prova que aconteceria no dia seguinte.

DURANTE A COMPETIÇÃO

Bushido no ciclismo
Equipe Entre Trilhas: Caio (à esquerda) e Hebert.

Na manhã seguinte, já em Paracambi, montamos o stand da Entre Trilhas e os atletas se prepararam para a competição. Hebert (à direita na foto) na modalidade Marathon (42km), e Caio, na modalidade Sport (25km).

Passadas duas horas e alguns minutos, Caio estava de volta um pouco chateado por um acontecimento com o companheiro de equipe. A categoria do Hebert larga com alguns minutos de antecedência e, com quase 2 horas de prova, Caio se depara com Hebert na beira da trilha, desanimado, e com a roda traseira desmontada.

Sem titubear — e demostrando o Bushido — Caio parou para ajudar. Mesmo sabendo que em uma prova curta, qualquer tempo perdido seria praticamente impossível recuperar. Tentaram resolver o problema por alguns minutos (quase 10 minutos, segundo registro na câmera da bike do Caio) sem sucesso.

O HERÓI

E quando Hebert estava a ponto de desistir, o espírito do ciclismo (que também tem muito do Bushido), que preza pela solidariedade quando outro ciclista está “encrencado”, se materializou no atleta Samuel Neno. Sem pensar duas vezes, Samuel disponibilizou uma câmara de ar reserva e resolveu o problema de Hebert.

VITÓRIA PELA HONRA

Prejudicado, Caio terminou na 48ª posição em sua categoria, e Hebert, na 10ª posição!

Obrigado aos Samurais (Tio Rafa prefere o Batman!) que representaram a Entre Trilhas da maneira como deve ser: com BUSHIDO!!! E que venha a próxima!


Se curtiu esse texto, confira nosso último post sobre “Ajuste da suspensão: você sabe como fazer?”.

Um abraço e até o próximo tópico!


Also published on Medium.