Ajuste da suspensão: você sabe como fazer?

Ajuste da suspensão: ciclista sobre uma roda
Imagem: Pixabay

Como citamos anteriormente, não basta ser o melhor e o mais caro se o produto não servir para seu uso. Reforço também que não basta ter feito a escolha certa do equipamento se os ajustes para uso não forem feitos corretamente.

Por isso, neste tópico, abordaremos como calibrar sua suspa.

SISTEMA PNEUMO-HIDRÁULICO (AR + ÓLEO)

Falaremos do sistema mais complexo, que é o Pneumo-Hidráulico (AR + ÓLEO), pois é o que geralmente gera mais dúvidas, e também o que permite a maior quantidade de ajustes. Para iniciar a regulagem do sistema AR + ÓLEO, falaremos de uma sigla que é corriqueira para quem utiliza este tipo de sistema: o SAG (Suspension Adjustments Gap ou Intervalo de Ajuste de Suspensão).

O ajuste do SAG serve para compensar a “perda” de curso de amortecimento da suspa, devido ao peso do ciclista equipado sobre a bike. Pense em um carro com muitas pessoas dentro. Ele fica baixo e costuma pegar em baixo, certo? Se a suspensão do carro tivesse ajuste a AR, o condutor poderia medir o quanto o carro abaixou e colocaria ar suficiente para que o carro retornasse a uma altura aceitável do solo (e é basicamente isso mesmo!).

EXEMPLO

Agora um exemplo do mundo das bikes: se a suspensão tem 100mm de curso e compressão de 20mm (2cm) quando o ciclista sobe na bike, significa que o curso real de uso é de 80mm, com perda de 20% da capacidade de flexão.

Ah!!! Então, para ajustar, basta colocar ar dentro até voltar a ter 100mm? Não, não é isso!!! Pequenos intervalos de flexão são normais e, quanto mais ar, mais rígida fica a suspensão. O que vai determinar o intervalo (SAG) aceitável será a modalidade praticada, pois algumas modalidades exigem mais flexibilidade da suspensão (mais macia = menos ar = SAG maior).

PARA “FAZER” O SAG É PRECISO SEGUIR ALGUMAS ETAPAS

  1. Ler o manual da suspa! 90% das dúvidas serão sanadas em alguns minutos;
  2. Ter 1 bomba específica para calibrar suspensões (ATENÇÃO! NUNCA UTILIZE COMPRESSORES OU CALIBRADORES DE POSTOS DE GASOLINA. ISTO DANIFICA A SUA SUSPA!);
  3. Verificar a presença de um marcador móvel na haste da suspa. Geralmente é um O-RING. Caso não tenha, coloque uma fita ZIP-TIE (“enforca gato”) na haste;

    Ajuste da suspensão
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  4. Destravar a suspensão (caso ela possua trava);
  5. Colocar todos os equipamentos de pilotagem: vestuário completo, bolsa de hidratação, mochilas, alforges, caramanholas (cheias), ciclocomputador, câmeras, etc;
  6. Definir qual modalidade vai ser praticada, pois cada tipo possui um intervalo “ótimo” de ajuste, conforme tabela abaixo:Ajuste da suspensão: tabela

PRÓXIMO PASSO NO AJUSTE DA SUSPENSÃO

Após seguir as instruções do fabricante e os passos acima, desloque o O-RING (ou zip-tie) até a base do retentor. Suba na bike e apoie a mão na parede (ou peça para alguém te segurar). Fique na posição de pilotagem e procure não se mexer. Depois disso, desça da bike com o mínimo de movimento para não acionar a suspensão.

Ajuste da suspensão

Você perceberá que a suspensão retorna ao ponto inicial, e o O-RING marcará uma posição na haste da suspa. Algumas suspas vem com marcadores na haste, mostrando a faixa em porcentagem (ex. 15% — 20%). Caso a sua não venha com o marcador, meça com uma régua, trena ou paquímetro o intervalo entre o O-RING e a base do retentor.

Agora divida a medida aferida pelo curso da suspensão e multiplique por 100 para ter a porcentagem.

EXEMPLO

Veja um exemplo abaixo, em que usei uma suspa de curso de 100mm:

15mm (1,5cm) de intervalo / 100mm (10cm) curso da suspa = 0,15
Multiplicando por 100:
0,15 X 100% = 15% de SAG.

Ou seja, suspa regulada para XC — CROSS COUNTRY.

CONCLUSÃO

Se o intervalo fosse de 30%, seria necessário colocar ar para deixar mais dura. Se o resultado fosse 10%, a suspa estaria com muito ar, e isso seria resolvido retirando ar até chegar no intervalo desejado.

Para complementar a calibração, não se esqueça de regular o retorno, como explicamos no tópico Sistema de retorno de amortecimento — O que é e para que serve?

Cada fabricante possui suas especificações, por isso siga nosso conselho: leia a BULA!!! 😉


Se curtiu esse texto, confira nosso último post sobre “Elastômero, mola, óleo ou ar: você sabe qual sistema de amortecimento escolher?”.

Um abraço e até o próximo tópico!


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