Como escolher um saco de dormir?

Encontrar o saco de dormir ideal para suas necessidades faz toda diferença, afinal de contas não existe um modelo específico para todas as pessoas. 

Esse equipamento é essencial e fundamental para que você possa descansar bem e retomar as atividades no dia seguinte com todas as energias recarregadas. Pensar em fatores como o clima, transporte e uso são pontos decisivos para escolher o melhor saco de dormir. 

Sendo assim, nós da Entre Trilhas separamos esse guia prático de coisas que você deve ter em mente na hora de adquirir esse acessório. Continue lendo! 

Que tipo de aventura você enfrentará? 

O melhor saco de dormir vai ser definido a partir do tipo de atividade que você pratica ao ar livre. Por exemplo, caminhar por longos períodos? Seu saco de dormir deve ser o mais leve possível, como também compacto.

Está viajando de caiaque? Aposte nos sacos sintéticos. São os mais variados modelos para atender suas necessidades, basta saber quais são e analisar com calma as características do saco de dormir. 

Temperatura do saco de dormir 

Certificar a temperatura que o saco de dormir pode proporcionar a você é fundamental, já que ela deve se adequar ao lugar que você vai. Sendo assim, evita que você passe frio e tenha uma má noite de sono, além de outros problemas de saúde. Qualidade de sono é essencial para as viagens. 

Climas mais frios precisam de atenção 

Para as temperaturas mais baixas, é de extrema importância se atentar a detalhes como tubos de isolamento térmicos, além do colar de aquecimento. Eles são fundamentais para evitar que o calor saia de dentro do saco de dormir. 

Peso do saco de dormir 

Priorizar acessórios para acampamento mais leves são um ponto crucial para os aventureiros, afinal de contas cada grama conta na hora de subir uma montanha com um peso nas costas, certo? Sendo assim, atente-se a esse detalhe principalmente se sua aventura é uma caminhada! 

Quando comprimido, qual o seu volume? 

Atividades como bikepacking, cicloturismo ou viagens de moto valorizam e muito o volume do saco de dormir quando comprimido. Dessa maneira, modelos mais leves e compactos são a escolha ideal. 

Formato do saco de dormir 

Seu formato deve apresentar duas características essenciais: conforto e não apertar excessivamente ao ponto de comprimir o enchimento. Seja um saco de dormir sintético ou de pluma, ele deve se adequar ao corpo quando usados. Quando ele fica muito apertado, alguns pontos frios podem surgir. 

Para que o enchimento funcione com qualidade é necessário que ele mantenha o ar quente nas fibras e bolsas de ar internas. Então, tenha essa informação em mente na hora de escolher o seu saco de dormir e o formato.

Plus

Características como a ventilação, bolso interno e zíper acoplado são outros itens que devem ser observados de acordo com as suas necessidades. Aqui na Entre Trilhas você pode conferir diversos modelos de sacos de dormir e barracas para camping! Adquira já produtos de escalada, produtos para camping e muito mais!


Also published on Medium.