Entre Trilhas: saiba a diferença entre escalada e alpinismo

O contato com a natureza é um dos principais motivos para algumas pessoas começarem a praticar esportes, pois ajuda a manter a mente mais sadia, fazendo com que o desportista se sinta mais aliviado com o estresse do dia a dia. 

Os esportes que precisam chegar ao cume de uma rocha ou montanha acabam sendo confundidos, pois parecem ter a mesma função, mas isso é um grande equívoco das pessoas.  

Todos os esportes que envolvem montanhismo possuem suas singularidades e instrumentos de trabalhos que se diferenciam entre si. Cada um desses esportes possuem técnicas e até métodos diferenciados, como a escalada e o alpinismo. 

O alpinismo e a escalada são uns dos esportes mais confundidos entre as pessoas, pois muitos acreditam que se trata da mesma modalidade. 

Pensando nisso, a Entre Trilhas resolveu separar para você algumas das diferenças entre alpinismo e escalada!

Escalada 

A escalada é um esporte que utiliza as técnicas do montanhismo, onde a grande intenção é chegar ao topo da montanha, rochas ou blocos artificiais. 

Um dos grandes diferenciais da escalada é que você pode praticar dentro de ginásios fechados ou ao ar livre, nas próprias montanhas. 

A escalada pode ser feita em grupo ou individualmente. As vias são rotas feitas para definir o caminho até o cume. Mas é importante lembrar que pode haver mais de uma via em uma montanha. 

Alpinismo 

O alpinismo é uma atividade esportiva que busca desbravar a altura de montanhas, picos, rochas, entre outros, acima dos 2,500 metros. Os produtos para alpinismo são mais que essenciais para quem quer começar a praticar a modalidade. Entre os mais populares estão: cordas, luvas e roupas que aqueçam. 

Em alguns casos, no alpinismo é necessário um guia de alta montanha para informar os desportistas sobre as condições do cume do local, além das condições climáticas.

A diferença entre escalada e alpinismo 

Uma das principais diferenças entre os esportes está no fato do alpinismo precisar de 2,500 metros de altura para ser caracterizado como a modalidade. Já a escalada não é necessário uma altura definida, afinal pode ser feita em ginásios e academias. 

A escalada é considerada um derivado do alpinismo e muitas das vezes é utilizada como treino para alpinistas. Diferente do alpinismo, necessita de técnicas de execução mais elaboradas, pois a quantidade de equipamentos é menor. 

A escalada pode ser feita em grupo ou sozinho. Já o alpinismo, como precisa subir em uma altura muito elevada, é recomendado o trajeto em equipes, mas isso não é uma regra. Conseguiu distinguir a diferença entre escalada e alpinismo? Apesar de serem bem parecidas em alguns aspectos, ambas possuem sua própria singularidade e precisam ser respeitadas para que haja uma subida e descida em segurança.

Na Entre Trilhas você encontra acessórios de escalada e produtos para alpinismo, tudo com a melhor qualidade para você ter uma ótima experiência durante seu trajeto. Acesse nosso site e confira!