Camping: como se preparar para passar a noite em meio à natureza

O camping é uma atividade muito agradável, que proporciona diversos benefícios. Mas pode desencorajar as pessoas que não entendem a dinâmica do acampamento. Afinal, o camping é um meio de hospedagem, porém está muito mais associado a um estilo de vida.

Mas, se você é apaixonado pela natureza e está disposto a passar a noite no meio do mato, existem itens importantes, além dos equipamentos essenciais, como barraca, roupas e alimentos, que podem tornar a sua noite no camping muito mais agradável.

Continue a leitura e confira as informações mais relevantes para se preparar e garantir uma noite mais confortável em meio à natureza.

Barraca

Ainda que haja mais peso para carregar, é muito importante escolher bem a barraca para o camping.

Por isso, pense antes em quantas pessoas irão dormir dentro dela. Existem barracas leves, que pesam entre 0,5 a 1,5 quilos e que comportam até duas pessoas. Se você levar uma barraca maior, você pode acabar carregando peso demais sem necessidade, pois as maiores, que acomodam mais de três pessoas, pesam de 3 a 10 quilos.

Além disso, você deve considerar o tipo de viagem e o clima no local de destino.

Se você estiver viajando para locais muito frios e montanhosos, como a Patagônia ou a Cordilheira dos Andes, existem barracas específicas, especialmente feitas para o camping em montanhas geladas.

Elas são mais impermeáveis e resistentes ao vento e, por isso, também são mais pesadas e caras.

Caso você vá praticar o camping em um local mais quente, o ideal é escolher barracas de verão. Elas são bem mais leves e ventiladas, e, portanto, propícias apenas para locais que já possuem estrutura para camping ou temperaturas amenas.

Saco de dormir

Mesmo com a barraca ideal, você ainda pode acabar sentindo frio durante a noite no camping, principalmente se você não tiver um saco de dormir, ou mesmo um equipamento que não seja adequado.

Em lugares mais frios, considere investir em sacos mais quentes, feitos de plumas de ganso. Procure o saco adequado para a temperatura do local do camping e, de preferência, leve um que tenha resistência de pelo menos 5ºC abaixo do esperado. Assim, você garante uma noite mais confortável e evita imprevistos com a previsão do tempo.

O saco de dormir é útil até mesmo em lugares mais quentes. Existem modelos ideais para o verão, e ele vai deixar a sua noite mais aconchegante.

O saco de dormir impede que você sinta frio durante a noite no camping

Isolante térmico

Um utensílio muito importante para evitar que você passe frio no seu camping é o isolante térmico. Eles são colocados entre o saco de dormir e o chão da barraca e, além de suavizar qualquer irregularidade do solo, ainda evitam que seu corpo perca calor para as rochas geladas.

Existem vários modelos de isolantes térmicos, com materiais, espessuras, pesos e volumes diferentes, inclusive os infláveis, que são os mais fáceis de levar, devido à praticidade e menor volume.  

Travesseiro

A maioria das pessoas simplesmente preferem não utilizar o travesseiro na hora de acampar. 

Mas, existem algumas marcas que produzem travesseiros pequenos e leves, especialmente para serem utilizados nessas ocasiões. Há também alguns modelos infláveis, que praticamente não ocupam espaço e pesam muito pouco.

Porém, se você não deseja investir nesse equipamento, use a sua criatividade. Você pode utilizar alguma roupa dobrada, ou enrolada em uma toalha, e ela se tornará um travesseiro. Vale a pena um esforço pela garantia desse conforto.

Algumas pessoas utilizam, inclusive, o travesseiro comum, mas ele pode ocupar muito espaço ou atrapalhar o seu camping se você precisar carregá-lo em suas caminhadas.

Colchonete de espuma

O colchonete de espuma pode aumentar o seu conforto no camping

As vantagens do uso do colchonete de espuma para aumentar o seu conforto são que ele possui baixo custo, pouco peso e uma grande praticidade, já que não é necessário enchê-lo.

Porém, uma desvantagem é o seu volume, pois ele será um utensílio a mais a ser carregado. E isso pode atrapalhar se você for acampar em diferentes locais durante a sua viagem.

Colchão de ar

Hoje em dia, basicamente, as pessoas não utilizam mais colchonetes de espuma, pois já existem tecnologias mais evoluídas, como a do colchão de ar.

Dentre as vantagens de investir em um colchão desse modelo, podemos citar que ele é muito mais confortável do que o colchonete comum. Além disso, ele dispensa o uso de um isolante térmico, já que não permite o contato direto do seu corpo com o chão.

Suas desvantagens incluem o peso, o que o impede de ser utilizado para trekking, um preço mais alto, quando comparado ao colchonete comum, a montagem mais demorada, pois precisa ser enchido, e a necessidade de um equipamento auxiliar para inflá-lo. 

Além disso, existe a possibilidade dele furar, o que acabaria com todo o seu conforto no camping.

Colchonete Autoinflável (e isolante)

Para solucionar o problema da falta de conforto e de praticidade em um camping, hoje em dia, já existe o colchonete autoinflável. Além de, também, dispensar o uso do isolante térmico, eles são produtos 2 em 1, que trazem toda a comodidade para o seu acampamento.

Normalmente, quando enrolados, possuem um tamanho semelhante ao de um isolante térmico, mas são mais pesados que os de EVA.

Eles são chamados de autoinfláveis porque possuem uma válvula que, quando acionada, ele começa a absorver o ar e se infla, sem necessidade de fole ou bomba. 

No entanto, a sua principal desvantagem é o preço, que acaba sendo bem mais alto do que o dos dois tipos de colchões e o isolante térmico.

Para garantir uma experiência ainda melhor no camping, saiba escolher um local ideal para montar a barraca. Ele deve ser longe de perigos, de pedras e, de preferência, um local seco, e sem risco de chuva.

Agora que você já viu as dicas para garantir um acampamento mais confortável, confira 5 benefícios que uma viagem para o meio do mato vai te proporcionar.