Escalada: uma introdução ao universo vertical

AVISO DE SEGURANÇA:

Atenção! Quaisquer modalidades de escalada e esportes verticais são práticas que envolvem risco de vida. Nós, da Entre Trilhas, sugerimos que os praticantes desses esportes nunca contrariem as normas de segurança ou façam mau uso dos equipamentos de escalada, nós e amarrações e ancoragem. Por isso, se você não tem experiência, procure um serviço especializado antes de praticar esse tipo de esporte. Seja esse profissional um instrutor, supervisor ou cursos na área.

Escalada e esportes verticais: admirando as montanhas
Imagem: Pexels

VOCÊ AMA ESCALADA? SEGURANÇA É A PALAVRA!

Você gosta de desafios? Gosta de sentir os calafrios percorrendo a espinha? Daquela sensação de adrenalina? Que ótimo! A gente também. Somos viciados em enfrentar nossos medos, correr riscos e praticar os esportes que amamos, e que os não praticantes dirão que são coisas de louco. Mas como bons amantes da escalada e do universo da verticalidade, carregamos conosco uma máxima: segurança.

A gente não gosta do risco pelo risco: gostamos do risco calculado, do risco pela superação de desafios. Na hora de praticar uma das modalidades de escalada, não é diferente: segurança em primeiro lugar! Até mesmo o famoso Alex Honnold só faz o que faz porque sabe muito bem o que está fazendo, e tem total controle sobre seu medo. É por essas e outras que estamos aqui no primeiro post dessa série sobre o universo da verticalidade. Vai vendo!

O QUE É ESCALADA

Quando falamos de escalada e esportes verticais, queremos dizer toda e qualquer modalidade esportiva que seja praticada em nível acima do solo, sobre uma superfície vertical ou íngreme, normalmente com o auxílio de uma corda e outros equipamentos.

Essa definição vai servir apenas para contextualizar, já que ela não é oficial e pode divergir, dependendo da fonte. Existem também algumas modalidades que são praticadas sem o auxílio de cordas, como o boulder, cujos adeptos escalam pequenas subidas, com o objetivo de aperfeiçoar habilidades específicas.

BREVE HISTÓRIA DA ESCALADA

A história da escalada começa com o alpinismo moderno – também conhecido como montanhismo, aqui no Brasil. Ela remonta há mais de dois séculos (documentados, é claro, quem sabe não começou de um jeito diferente em algum outro lugar?).

Tudo começou quando alpinistas franceses venceram os quase 5 mil metros do Mont Blanc, na fronteira entre França e Itália. Essa aventura surgiu do desejo de um pesquisador, que, com fé nos ideais iluministas, acreditava que chegar ao cume dessa montanha lhe garantiria várias descobertas científicas.

Escalada e esportes verticais: Mont Blanc
Imagem: Wikimedia Commons

Escalar alturas, assim como nessa história, está intrinsecamente ligado a descoberta e superação de si mesmo. Em uma metáfora simples, imagine as montanhas como os desafios da vida. É preciso muito jogo de cintura (literalmente) para lidar com elas.

ALGUNS TIPOS DE ESCALADA

Desde então, o alpinismo desmembrou-se em muitos outros tipos de práticas, que ficam cada vez mais diversas e com ramificações mais complexas conforme o tempo passa. Veja alguns exemplos:

Alpinismo

É a escalada de alta montanha (geralmente acima de 2500 m), e normalmente exige um guia de alta montanha capacitado, técnicas de progressão, equipamentos específicos, e um preparo físico acima do comum.

Escalada e esportes verticais: alpinismo
Imagem: Pixabay

Montanhismo

É um termo genérico, que não deve ser confundido com o anterior, e descreve a atividade praticada em região de média montanha, até 500 metros. Não necessariamente tem a ver com escalada, cordas e etc. Por isso, nem sempre tem a ver com o universo da verticalidade, mas com todo tipo de prática montanhosa no ambiente descrito. Ou seja, o turismo ecológico e até o trekking podem se encaixar muito bem aqui.

Escalada e esportes verticais: montanhismo/trekking
Imagem: Pexels

Rapel

Termo que, do francês, significa chamar ou recuperar, e determina as técnicas específicas empregadas com equipamento adequado, com a finalidade de descer uma determinada altura. Seu emprego aumentou enormemente a segurança e a praticidade ao descer montanhas. Antigamente, os alpinistas tinham que subir e descer com as técnicas e equipamentos disponíveis – que ainda eram bem precários!

Escalada e esportes verticais: Rapel
Imagem: Pixabay

Espeleologia

É o estudo e exploração de cavernas e formações rochosas afins, além do meio ambiente em que se encontram e dos animais que habitam em tais lugares.

Escalada e esportes verticais: Espeleologia
Imagem: Pixabay

OUTROS TIPOS

Existe ainda uma variedade enorme de escalada ou esportes verticais, como arvorismo, canyoning, cascading, escalada livre, tirolesa e até mesmo técnicas de resgate em altura ou alpinismo industrial. Estes últimos não são esportes, mas dependem de todo conhecimento disponível sobre essas práticas, que foi construído ao longo da história.

Escalada e esportes verticais: resgate
Imagem: Pixabay

Se você se interessou, acompanhe a série, porque vem muito mais por aí!


Confira nosso último post “O que é importante saber antes de usar uma bomba de CO2”.


Also published on Medium.