Bomba de CO2 para bicicletas

O que é importante para usar uma bomba de CO2

Bomba de CO2 para bicicletas
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Pneus furados são um problema comum entre os mountain bikers. Aliás, muitos atletas abandonam uma competição por não saberem como resolvê-lo — se você vem acompanhando o blog, aprendeu que reparos básicos são uma habilidade essencial no MTB. O problema é que cada segundo enchendo um pneu conta, especialmente quando se trata de uma competição. Por isso, esse post vai te esclarecer algumas coisas sobre bombas de CO2.

Principal benefício da bomba de co2: praticidade

O principal benefício desse recurso é a praticidade. Então não faria sentido algum se ele exigisse um adaptador para diferentes tipos de válvula de câmaras de ar, como no caso das bombas tradicionais. Por isso, não se preocupe: os infladores modernos se adaptam tanto ao bico fino (Presta), quanto ao grosso (Schrader).

Bomba de CO2: tipos de bico
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Aliás, falando em praticidade, o uso dessa belezinha permite encher um pneu em até 3 segundos.

Diferentes tipos de bomba

A bomba de CO2 possui duas partes: o cartucho de CO2 e um inflador:

Bomba de CO2: Partes
Inflador/Cartucho de CO2

O inflador, por sua vez, possui dois tipos: com controle de fluxo de ar ou sem. A vantagem, no caso do primeiro tipo, é que você pode fragmentar o uso do seu cartucho, caso seu pneu fure diversas vezes. Essa regulagem pode ser através do próprio rosqueamento do inflador, de uma mola etc.

O outro tipo de inflador, entretanto, não permite que você faça esse controle. Isso talvez o torne mais barato se o assunto for custo, mas mais oneroso em se tratando de eficiência. É possível parar o fluxo removendo bruscamente a bomba da válvula da câmara de ar, mas isso não garante a economia de gás carbônico.

O maior benefício, do inflador sem controle de fluxo de ar, é sua robustez. Mas, se você parar pra pensar e comparar a bomba de CO2 com uma tradicional, o que ela ganha em praticidade, perde em reaproveitamento, já que você tem que jogar cada cartucho fora depois de esgotá-lo. Por isso, invista um pouco mais e compre um inflador com controle do fluxo.

Vale ressaltar, também, que tanto o cartucho quanto o inflador vêm em modelos com ou sem rosca. Assim, compre modelos compatíveis.

Vários tamanhos

Uma das coisas que você precisa saber é que um cartucho de CO2 pode vir em vários tamanhos diferentes:

  • 16g, para inflar as câmaras de ar da maioria dos pneus de aro 26 ou 27,5, em até 50 psi;
  • 20g e 25g, perfeitos para inflar pneus clincher (de estrada) e de MTB aro 29, em até 120 psi;
  • 40g, recomendados para situações atípicas, em que você pretende ter mais de um backup para pneus furados, como ultramaratonas de XCM ou percursos de Endurance. Esses últimos, devem ser usados com um inflador com controle de fluxo de ar, que será explicado a seguir.

Cuidado para não congelar a mão

O CO2 congela o cartucho. Se você assistir ao vídeo sobre como usar a bomba de CO2 com atenção, vai perceber que até a válvula da câmara de ar chega a congelar. Você não quer sofrer uma queimadura quando precisar de um cartucho! Senão, terá dois problemas: um pneu furado e uma mão machucada.

Para lidar com isso, no mesmo vídeo, você aprende a usar um pedaço de câmara de ar furada para cobrir o cartucho. Outra opção é manuseá-lo com suas próprias luvas de MTB. Ou, ainda, investir um pouco mais em um modelo de bomba que venha com um invólucro para revesti-lo — o que pode ser um problema, pois nem todos os cartuchos são compatíveis com essa alternativa.

Seja cauteloso

O objetivo da bomba de CO2 é ser uma segunda opção prática e ágil no caso de um pneu furado! E não a primeira escolha para encher seus pneus. Por isso, três pontos importantes:

  • Retomando o papo de Tubeless, verifique primeiro se o selante é compatível com cartuchos de CO2, uma vez que o contato entre eles pode comprometer a eficiência do líquido;
  • Fez um pedal com sua MTB e teve que usar um cartucho? Esvazie o pneu e infle com ar comprimido comum — o CO2 fará com que ele perca a pressão rápido nos próximos dias;
  • Tenha sempre mais de um cartucho. Seu uso é pontual e limitado, por isso, garanta o seu pedal levando unidades sobressalentes.

Como usar

Por último e provavelmente mais importante: como usar a bomba de CO2? É mais simples do que você imagina:

  1. Encaixe completamente o inflador no cartucho, rompendo seu lacre;
  2. Coloque o bico do inflador na válvula da câmara de ar;
  3. Inicie o fluxo, usando a regulagem ou simplesmente executando o passo 2, no caso de uma bomba sem controle de fluxo.

Gostou? Fácil, né? Agora você está pronto para nunca mais perder mais do que três segundos enchendo um pneu quando estiver fazendo o seu pedal.


Confira nosso último post “Montando sua bike: o que é cada peça?”.