Mochila para trekking: o que você precisa saber para comprar a sua

Para os praticantes de trilhas é muito importante contar com os equipamentos certos, tanto em trilhas consideradas fáceis, que são para iniciantes, quanto nas mais avançadas, que são indicadas apenas para atletas mais experientes. Nos dois casos, ter uma boa mochila para trekking é fundamental para garantir maior conforto durante a prática da atividade e evitar dores na região da coluna.

O trekking é uma atividade muito versátil, que permite diversas experiências, sejam elas de um dia de atividade ou, até mesmo, em uma caminhada de vários dias em meio à natureza.

Mas, independentemente do tipo de prática que você escolher, é essencial levar alguns itens que te ajudarão durante a caminhada. Para isso, é essencial contar com uma mochila para trekking. 

Se você pretende praticar essa atividade, mas não sabe ainda sobre o tipo e as especificações da mochila para trekking ideal para você, continue a leitura e veja as principais informações que você precisa saber antes de comprar a sua.

O que considerar na hora de comprar uma mochila para trekking

Primeiramente, gostaríamos de lembrar que, como mulheres têm anatomias corporais e capacidades de carga diferentes dos homens, o seu tipo de mochila também precisa ser diferente. Por isso, é necessário levar em conta as dimensões da mochila cargueira feminina.

Tamanho

Para descobrir qual o tamanho da mochila para trekking ideal para você, talvez seja necessário que você saiba as medidas das suas costas.

Existem, no mercado, mochilas que são ajustáveis e outras que são fabricadas com tamanhos determinados. 

Escolha uma mochila de acordo com suas medidas e veja se ela se adéqua ao seu corpo. É preciso que o encosto da mochila esteja de acordo com o tamanho do seu tronco, para que você fique confortável. 

Capacidade/litragem

A mochila para trekking ideal precisa ter a capacidade de acordo com o número de dias da sua caminhada

Saber a capacidade necessária da mochila para trekking depende do seu objetivo na trilha. 

Sua litragem deve ser escolhida conforme a duração da sua caminhada e da quantidade de coisas que precisam ser levadas.

O ideal é que todo o equipamento caiba dentro da mochila, para evitar que você tenha que carregar algo na mão, o que pode te atrapalhar a atividade. Além disso, objetos pendurados podem ficar agarrando nos galhos e batendo nas suas pernas.

Por isso, confira a litragem ideal para a quantidade de dias que você pretende praticar o trekking:

  • Trilha de 1 dia sem acampamento: 20 a 30 litros;
  • Trekking de 2 a 3 dias com acampamento: 40 a 50 litros;
  • Trekking de 4 a 5 dias com acampamento: 50 a 60 litros;
  • Trekking de 6 a 7 dias com acampamento: 60 a 75 litros;
  • Longas expedições com acampamento: acima de 75 litros.

Resistência

É essencial que a sua mochila para trekking seja impermeável. Além disso, dê preferência para aquelas que ofereçam sistema Dry System nas partes que ficam em contato com o corpo, para que o suor seja absorvido.

Se atente aos detalhes, como costura e zíper, para saber se são resistentes e firmes, e se estão posicionados de forma a te favorecer.

Uma outra vantagem é o modelo de mochila para trekking que possui uma sacola protetora para casos de chuva durante a caminhada. Quando for comprar a sua, procure investir em uma mochila com essa característica, para não passar dificuldades caso ocorra uma tempestade no caminho.

Suspensão/conforto

Para um maior conforto durante a sua trilha, confira alguns detalhes importantes em uma mochila para trekking. O primeiro deles é se as alças são acolchoadas e confortáveis. 

Depois, veja se ela possui apoio para as costas e, então, verifique se ela tem um sistema de ajuste do torso, ou seja, uma alça barrigueira que você prende na altura da cintura e outra do peito. Esse sistema ajuda a dividir o peso da mochila.

Reguladores

É muito importante escolher um modelo que tenha reguladores de altura, de largura e nas alças. Isso porque uma mochila para trekking sem essas características não pode ser considerada confortável.

A mochila precisa se adaptar perfeitamente ao corpo de qualquer pessoa. Isso fará toda a diferença no seu trajeto.

Bolsos

Esse item também é muito importante. Em viagens mais longas, por exemplo, você vai precisar carregar muitas coisas e, por isso, quanto mais bolsos a mochila tiver, melhor. 

Fique atento aos bolsos laterais. Neles, você pode levar coisas como celular, canivete, garrafa de água ou outro item que você queira deixar sempre à mão em caso de emergências.

Verifique se a sua mochila para trekking possui bolsos laterais

Se o seu trekking for mais longo e duradouro, você pode precisar montar um acampamento e passar a noite no meio do mato. Em casos como esse, é importante contar com uma barraca. Para saber mais sobre esse equipamento, confira 4 dicas para escolher uma barraca de camping.